A infraestrutura de carregamento de veículos elétricos públicos dos EUA acompanhou o crescimento das vendas de veículos elétricos em 2024 e até melhorou em confiabilidade, de acordo com um estudo divulgado no início de dezembro pela Paren, que fornece serviços de dados para carregamento de veículos elétricos.
Segundo Stephen Edelstein, da Green Car Reports, o estudo analisou a experiência do usuário final em sessões de carregamento rápido durante a semana de viagens de Ação de Graças, descrita como o “Super Bowl do carregamento rápido”.
O estudo descobriu que o número de sessões de carregamento aumentou quase 50% durante a semana de Ação de Graças de 2024, em comparação com o mesmo período em 2023. Mas o número de conectores de carregamento também aumentou quase na mesma quantidade.
A semana de Ação de Graças serviu como “teste de pressão” de 2024 para o setor de recarga, pois é quando os motoristas saem para as rodovias ao mesmo tempo, de uma forma que não tem paralelo em nenhum outro período de feriados — nem mesmo na semana do Natal e do Ano Novo, quando as viagens tendem a ser divididas em vários dias.
Comparação das sessões de carregamento de veículos elétricos e taxas de utilização na semana de Ação de Graças (via Paren)
Como resultado, a taxa média de utilização — definida aqui como uma medida do total de minutos de sessão de carregamento por conector como uma porcentagem de horas abertas (tipicamente em um período de 24 horas) — caiu ligeiramente de 24% para 22%, ano a ano. Isso mostra que a infraestrutura está acompanhando o aumento do número de EVs nas estradas dos EUA.
E o número de EVs nos EUA realmente aumentou de forma constante ao longo de 2024, com vendas aumentando em mais de 10% ano a ano nos últimos meses do ano, e a participação de mercado de EVs se aproximando de 10% do mercado geral de veículos leves dos EUA. Mas 2024 definitivamente foi um ano em que a infraestrutura saiu na frente do crescimento das vendas de EVs — certamente uma coisa boa para preparar o cenário para o mercado. A falta de carregadores públicos foi um obstáculo para quase metade dos compradores em uma pesquisa da JD Power de 2023.
O progresso se deve em parte ao grande número de estações de carregamento rápido para viagens rodoviárias em todo o país, permitindo muito mais do que as poucas rotas cross-country que existiam há apenas alguns anos. A Electrify America também testou a ideia de limitar as cargas rápidas a 85% em estações movimentadas, e as redes parecem estar ficando mais inteligentes sobre quando precisam de mais carregadores . Por exemplo, a Tesla está adicionando Superchargers temporários para facilitar um dos momentos mais movimentados.
Carregamento de EV Love’s Travel Stop
A Paren também viu uma confiabilidade aumentada , com base no próprio índice da empresa que enfatiza a frequência com que os motoristas conseguem iniciar e concluir com sucesso as sessões de carregamento. Isso viu um aumento de 3,4 pontos percentuais em comparação ao ano passado, atingindo 85,5%. Mas não está claro quanto progresso adicional será feito na construção de uma infraestrutura de carregamento público confiável nos próximos anos.
Um estudo do Departamento de Energia de 2023 sugeriu que podemos precisar de até 182.000 portas de carregamento rápido DC acessíveis ao público até 2030, para dar suporte a algo entre 30 e 42 milhões de EVs nas estradas até lá. Mas, dado o resultado da eleição, isso pode dar à infraestrutura outra chance de trabalhar no futuro.