O banco dianteiro, que já foi quase extinto, está de volta

por Road and Track
Foto: H. Armstrong Roberts

Por muito tempo, os abundantes, mas péssimos exemplos de caminhonetes Ford Ranger e Chevrolet S10 da década de 1990 me atraíram muito, e não era porque eu precisava de uma caminhonete. Não, o desejo de comprar uma dessas caminhonetes minúsculas era relacionado a um relacionamento: a principal reclamação da minha namorada sobre carros modernos é que eu sento muito longe. Um banco corrido poderia consertar tudo isso, ela proclamou.

Mas, graças ao pessoal da Chevrolet, Land Rover e talvez até da Hyundai, não preciso abrir mão de opções de recursos modernos como airbags e bancos aquecidos para sentar lado a lado com meu amor — porque o banco da primeira fila está voltando em seus SUVs. A Chevrolet adicionou uma opção de banco para o Tahoe e Suburban 2025 ; a Land Rover oferece um banco de salto na primeira fila no Discovery; e a Hyundai até exibiu uma opção de banco para o recém-redesenhado Palisade na Coreia do Sul.

Emmet Branco, querendo saber por que os designs automotivos estão aproveitando o momento atual, entrou em contato com as montadoras para saber mais.

vista interna de um veículo com foco nos bancos dianteiros e no painelLand Rover

A Land Rover, por sua vez, oferece o jump seat (o inglês britânico não permite o uso de “bench seat”) como uma homenagem aos modelos originais, voltados para a agricultura. A linha e o mercado da Land Rover mudaram significativamente, com um modelo básico Defender começando em US$ 58.525 em 2025. Mas isso não significa que a série Defender perdeu suas habilidades off-road ou seu charme.

vista interna de um veículo moderno mostrando o painel e os bancosLand Rover

“Os assentos dianteiros de três lugares disponíveis no Defender foram inspirados no layout dos Land Rovers Series originais e estão disponíveis desde o lançamento. Embora tenha sido inspirado em modelos clássicos, o assento ‘jump’ foi concebido para os clientes de hoje e oferece enorme flexibilidade — seja fornecendo um assento extra ou, quando não estiver em uso, um prático console central dobrável com porta-copos integrados”, disse um representante da equipe de produtos do Reino Unido da Land Rover à Road & Track .

“O Defender é um 4×4 altamente capaz que é usado para uma variedade de propósitos — operando como um veículo comercial de trabalho, um SUV familiar para aventuras de fim de semana ou um 4×4 de longa distância para expedições terrestres — então a opção de um assento ‘jump’ oferece uma versatilidade bem-vinda para seus clientes.”

Para a Chevy, é praticamente a mesma coisa — um retorno às suas raízes. Hoje em dia, a linha de carroceria sobre chassi do Tahoe e do Suburban se tornou sinônimo de transporte para Pessoas Muito Importantes. Mas os SUVs robustos nem sempre foram projetados para transportar políticos, estrelas de cinema e influenciadores. Por décadas, o Suburban cumpriu seu papel como um excelente meio de transporte de pessoas, oferecendo um assento dianteiro de três larguras; a adição de um banco nos modelos mais novos é uma homenagem aos seus ancestrais, tanto quanto uma forma de aumentar a capacidade.

Quanto à Hyundai, o banco corrido em seu modelo Palisade 2026 é apenas um conceito, pelo menos por enquanto. Estreando como parte do lançamento no mercado coreano, o Palisade redesenhado é focado em maior espaço e uma espécie de linguagem de design neo-retro, homenageando a era passada do design de caixa dos anos 1980 — e assentos de três lados. Assim como o Defender, o banco do meio de tamanho limitado sai do console central do Palisade para criar a configuração do banco corrido. Infelizmente, por mais legal que isso seja, um porta-voz da Hyundai disse à Emmet Branco, da revista Road & Track que o modelo Palisade antecipado é significativamente diferente da unidade destinada aos EUA.

Hyundai Palisade 2026HyundaiO console central do Hyundai Palisade 2026 pode ser dobrado para formar um terceiro assento.

O retorno do banco pode não significar muito para as gerações mais velhas de motoristas que cresceram espremidos entre os pais. Para a geração Y e a geração Z, no entanto, o banco estava praticamente fora de serviço quando eles chegaram, tendo apenas um vislumbre da intimidade de três na abertura de That ’70s Show. Como resultado, ele tem um brilho caloroso e nostálgico para o público abaixo dos 40 anos; as mídias sociais hoje em dia estão cheias de vídeos de amigos, casais jovens e donos de animais de estimação aproveitando a proximidade de um banco pela primeira vez, na maioria das vezes dentro de uma pequena caminhonete envelhecida.

Então, para onde foram todos os bancos se eles são aparentemente tão populares? A saída dos bancos não pode ser atribuída a um momento singular, mas nosso próprio editor sênior John Pearley Huffman acredita que grande parte de sua queda foi o prestígio. Os bancos eram o padrão por décadas de fabricação automotiva americana, mas então os europeus sofisticados apareceram. Em seu artigo do New York Times de 2012 “Three’s a Crowd: The Bench Seat is Benched”, Huffman explicou que a entrada de modelos esportivos do pós-guerra da Europa e seus bancos individuais se espalharam rapidamente para a linguagem de design dos modelos nacionais. Os bancos tipo concha se tornaram uma opção premium dentro dos níveis de acabamento Super Sport da Chevrolet, até mesmo.

um caminhão antigo e um campo de girassóis criam um cenário bucólicoO Washington Post // Getty Images

Talvez mais importante tenha sido uma ênfase crescente na tecnologia de segurança. A demanda por airbags e o foco na segurança do motorista, passageiro e ocupantes do banco traseiro significaram que os carros modernos foram divididos em zonas. Os passageiros do banco da frente tiveram a sorte de ter um airbag para si na virada do século, e a introdução de airbags de cortina diminuiu significativamente os ferimentos no rosto. Sentar bem no meio do banco da frente, no entanto, apresenta muito plástico duro e metal para uma cabeça bater — ou, atualmente, um grande sistema de infoentretenimento de vidro bem onde um rosto iria bater.

“Acredito que a segurança certamente desempenhou um papel no abandono dos bancos dianteiros, já que restrições mais sofisticadas e outros requisitos de segurança provavelmente tornaram menos prático tentar encaixar uma terceira posição de assento lá em cima”, disse Joe Young, diretor de relações com a mídia do Insurance Institute for Highway Safety, à Road & Track .

Engenheiros da Land Rover disseram à Road & Track que a segurança continua sendo uma prioridade para esses passageiros do assento do meio, com cintos de segurança adequados e testes de colisão feitos para garantir que todos os ocupantes permaneçam dentro das tolerâncias aceitáveis. Esse tipo de detalhe é sem dúvida importante, especialmente para a família que tenta espremer outra criança em seu Suburban.

Mas o apelo do banco não tem nada a ver com classificações de testes de colisão. Dirigir por aí em um Ford Ranger 1994 também não é exatamente o mais seguro, mas isso não me impede de continuar pensando nisso. Afinal, como qualquer romântico lhe dirá… algumas coisas valem o risco.

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