Por John Crane
Os Playoffs da NASCAR Cup Series de 2024 funcionam como uma avenida para 16 pilotos da Cup Series mirarem na coroa do campeonato e conquistarem a Bill France Cup. Mas com o campo reduzido a 12, apenas um — Ryan Blaney — tem a oportunidade de fazer história não vista na principal série da NASCAR em mais de uma década.
Como atual campeão da Cup Series, a oportunidade de Blaney traz um nível adicional de fome. Se Blaney levantar a Bill France Cup pelo segundo ano consecutivo, o piloto de 30 anos seria apenas o segundo piloto neste milênio a ganhar títulos consecutivos e o primeiro a fazê-lo desde Jimmie Johnson (2006-10).
Embora Blaney não queira se precipitar com a segunda corrida da Rodada de 12 se aproximando no Talladega Superspeedway, o desejo de fazer história na NASCAR é ainda mais tentador.
“Estou confiante com nosso grupo, e isso não é de um ponto de vista convencido ou arrogante”, disse Blaney no sábado. “É como se eu tivesse fé em nosso grupo de que podemos fazer isso e somos bons o suficiente para podermos fazer isso de novo. Eu simplesmente tenho muita fé em nossa equipe e em nossos rapazes. Então, sim, quero dizer, eu gostaria, obviamente. Acho que estamos em uma boa posição. Só temos que continuar fazendo o que podemos e continuar com fome.
“É engraçado, acho que estamos todos ainda mais famintos por uma segunda dose do que pela primeira. … É quase como se você tivesse provado o fruto proibido e quisesse outra mordida. Você quer essa sensação de novo. Você quer compartilhar esse momento com todos os seus amigos que trabalham duro com você semana após semana e ao longo dos anos. Então, sim, espero que possamos quebrar essa tendência. Veremos.”
E uma avenida para talvez garantir uma vaga na Rodada de 8 e dar um passo mais perto da possibilidade de títulos consecutivos se tornarem realidade? Vencer em Talladega, é claro. Felizmente para Blaney, ele teve sucesso em mais de uma maneira na 2,66 milhas.
Os triunfos de Blaney em Talladega quase poderiam falar por si. Blaney não tem uma, mas três vitórias na carreira na Cup lá, e todas as três têm a honra de serem três dos resultados mais próximos na história da Cup Series . Após sua vitória no outono de 2023 em Talladega, Blaney concluiu os playoffs da Cup Series com quatro resultados entre os 10 primeiros e uma vitória adicional ( Martinsville Speedway na Rodada de 8) nas cinco corridas finais a caminho de ser coroado campeão da Cup Series de 2023.
Para Blaney, a equipe nº 12 está ainda mais forte do que estava nesta conjuntura em 2023. Seu Ford está mais rápido. A química da equipe está mais nítida. E embora Talladega possa ser uma pista onde uma vitória pode ser uma possibilidade distinta, a mentalidade do acampamento nº 12 é simples, independentemente da pista: executar .
“Eu não vou a um determinado lugar ansioso por isso mais do que outros”, disse Blaney. “Eu espero ansiosamente por cada fim de semana e apenas tento ver o que podemos trazer para a pista e como podemos utilizar nossos esforços e habilidades da melhor forma possível, e isso é realmente tudo o que eu peço. Uma coisa importante em nossa equipe é fazer seu trabalho da melhor forma possível, e se você fizer o melhor que puder, você pode pelo menos manter sua cabeça erguida, e o que acontecer, acontece. Se você vencer, ótimo. Se não, você fez o melhor trabalho que pôde, e eu acho que isso é apenas algo em que pensamos ao longo do último ano e meio, dois anos, e acho que todos estão apenas meio que aceitando isso de uma maneira boa — como se eu quisesse dar tudo de mim neste fim de semana e neste dia e ver o que acontece com isso.”
Recém-saído de um quarto lugar no Kansas Speedway, Blaney entra no YellaWood 500 de domingo (14h00 horário do leste dos EUA, NBC, MRN Radio, SiriusXM NASCAR Radio, NBC Sports App) com uma sólida posição de 28 pontos acima da linha de eliminação, empatado em segundo com Christopher Bell para o segundo lugar e seis pontos atrás do líder do playoff William Byron. E fora de um último lugar no Watkins Glen International, Blaney terminou em sexto ou melhor em todas as corridas do playoff de 2024 até o momento.
“Nossa velocidade tem sido ótima. Olho para as outras corridas de Atlanta, Bristol e Kansas e estamos entre os cinco primeiros todas as semanas, então acho que nossa velocidade é ótima”, disse Blaney. “Tivemos alguns problemas de execução no pit road na semana passada, mas você espera limpar tudo isso, e eles trabalham duro para tentar melhorar, mas me sinto ótimo sobre onde nosso grupo está. É apenas uma questão de ficar longe de problemas e apenas controlar as coisas que podemos controlar, mas eu amo onde estamos agora em termos de ritmo. Acho que correr tão bem quanto corremos no Kansas na semana passada realmente mostrou, esse é um lugar onde lutamos como empresa desde esse novo carro e para corrermos tão bem quanto corremos, eu mesmo fui rápido. Joey [Logano] e Austin [Cindric] foram ótimos antes de terem seus problemas também, e felizmente, conseguimos ter um bom final. Sinto-me bem com isso, e vamos tentar continuar. Vamos ver.”
Uma quinta posição na largada no domingo prepara o cenário para Blaney defender sua vitória de outono em Talladega. E embora ainda haja muita corrida pela frente antes que uma luta pelo título de Phoenix possa ser considerada, o aroma de otimismo em torno de Blaney e da equipe nº 12 está mais forte do que nunca. E talvez, no devido tempo, a história da NASCAR seja feita como resultado.
O sabor nunca seria mais doce.
Fonte: Nascar