O carro de corrida totalmente elétrico de rodas abertas foi projetado desde o início com os regulamentos para a terceira geração atualizada de carros de Fórmula E, chamada GEN3 Evo , em mente – e aqui está tudo o que você precisa saber sobre a máquina de corrida elétrica líder mundial da Fórmula E.
O 99X Electric conta com desenvolvimentos internos aprimorados da Porsche e fez sua estreia on-line em 24 de outubro, em um filme com Bruno Correia, piloto do safety car da Fórmula E e piloto de desenvolvimento do GEN3 Evo.
Principais inovações:
- Ativação da tração integral, com acionamento no eixo dianteiro
- Pneus de maior aderência Pneus Hankook iON – aumento de 10-15% em termos de desempenho mensurável
- Uma asa dianteira modificada e um pacote aerodinâmico para eficiência e durabilidade em disputas de corrida de rua
- Tempo mais rápido de 0-60 mph (0-100 km/h) em 1,83 s de qualquer monoposto da FIA
Enquanto isso, o atual campeão mundial Pascal Wehrlein e Antonio Felix da Costa , o piloto com mais vitórias na temporada passada, mantêm suas posições como pilotos da equipe de Fórmula E da TAG Heuer Porsche .
Os dois carros de clientes da Andretti Fórmula E terão o ex-campeão mundial Jake Dennis e o novo piloto de fábrica da Porsche, Nico Mueller, ao volante.
Desenvolvimentos internos refinados da Porsche
O modelo Evolution herda o carro esportivo de fórmula mais bem-sucedido da Porsche até hoje: em sua versão GEN3, o Porsche 99X Electric venceu o Campeonato Mundial de Pilotos dois anos consecutivos – com Dennis em 2022/2023 e com Wehrlein em 2023/2024.
O conceito continua o mesmo: de acordo com os regulamentos, a energia disponível é restrita. Isso força as equipes e seus pilotos a otimizar a eficiência dos carros em todas as áreas. Os componentes desenvolvidos pelo fabricante puderam ser alterados para o GEN3 Evo.
O departamento de desenvolvimento da Porsche em Weissach aproveitou a oportunidade para explorar o potencial de otimização identificado nas últimas duas temporadas – particularmente em termos de direção. A homologação dos componentes do fabricante é válida por duas temporadas mais uma vez. A quarta geração do carro, GEN4, está programada para ser introduzida na Temporada 13 (2026/2027).
Novos recursos e regulamentações definidos para a era GEN3 Evo
De agora em diante, a tração dianteira pode ser acionada nos Quali Duels, nas largadas das corridas e durante o MODO ATAQUE. Isso dá aos carros tração integral temporária – outra novidade para um monoposto contemporâneo do Campeonato Mundial da FIA. Tornar o acionamento da tração dianteira o mais eficiente possível representa outro desafio técnico, com as lições aprendidas também beneficiando os carros de rua da Porsche.
Pneus Hankook iON de alto desempenho ajudam os carros de Fórmula E a atingir velocidades ainda maiores na nova temporada. Para reduzir a pegada, cada carro ainda terá apenas dois conjuntos de pneus disponíveis por fim de semana de corrida (três conjuntos para rodadas duplas). O perfil do pneu torna os pneus adequados para condições secas e molhadas.
Nova pintura da Porsche: Representando a nova geração de seus carros esportivos elétricos na pista
As cores Purple Sky Metallic e Shade Green Metallic adornam o 99X Electric e são as cores que a Porsche usou para apresentar a nova ponta de lança de seus carros esportivos elétricos para as ruas no início do ano: o Taycan Turbo GT, o carro de produção mais potente que a marca já construiu.
Os tons de roxo e verde substituem a combinação tradicional de preto, branco e vermelho. Eles simbolizam a transferência de tecnologia do automobilismo para a produção. A mudança de cor também representa a eletrificação e o espírito pioneiro da Porsche: o objetivo é também expressar visualmente a força inovadora da empresa na progressiva Fórmula E.
Todas as citações principais
Thomas Laudenbach, vice-presidente da Porsche Motorsport, disse: : “Nós construímos carros esportivos do futuro, então também queremos que nossa aparência seja progressiva. A jovem e inovadora Fórmula E é uma excelente plataforma para promover nossos carros esportivos elétricos de produção.
“A preparação para a temporada até agora me enche de confiança de que não apenas estamos bem, mas também podemos construir sobre os sucessos da temporada passada. A fasquia foi colocada alta: com Pascal como o campeão mundial, estamos no auge da história das corridas de fórmula da Porsche até o momento.”
Florian Modlinger, Diretor de Fábrica de Automobilismo da Fórmula E disse:: “A maior tarefa de desenvolvimento foi e é a implementação da tração integral temporária. Como o hardware já estava disponível para GEN3, uma enorme quantidade de trabalho foi investida no alinhamento do software.
“Por um lado, queremos maximizar a aceleração e as velocidades de curva com a tração integral. Por outro lado, o objetivo é não consumir muita energia e manter o equilíbrio do carro ao gosto dos motoristas. Uma tarefa que também é relevante para nossos carros esportivos para a estrada.”
Pascal Wehrlein disse : “O novo Porsche 99X Electric é um carro muito legal. Eu amo tanto as cores que projetei meu capacete da mesma forma. Também não preciso dizer que estou orgulhoso de agora ter o número 1 no nariz do meu carro. Quero defender meu título e os preparativos para a nova temporada estão indo conforme o planejado.”
Antonio Felix da Costa disse: “Estamos animados para ver onde estamos. A tração nas quatro rodas, os novos pneus e a revisão abrangente de nossos próprios componentes podem agitar um pouco as coisas, mesmo que não haja grandes mudanças nos regulamentos. Estou otimista e satisfeito por estarmos alinhados em São Paulo novamente no início de dezembro. Espero que os fãs amem nossas novas cores.”
Fonte: Formula-E News