Por Russell Atkins
Junto com André Lotterer, Estre e Vanthoor estão à beira da glória do título na principal categoria Hypercar do WEC este ano, mantendo uma vantagem de 35 pontos no topo da classificação dos pilotos com apenas 39 restantes em jogo no Bahrein no mês que vem, o que significa que apenas um oitavo lugar na final da temporada fechará o negócio. A Porsche também lidera a perseguição pela coroa dos fabricantes.
O anúncio de hoje confirma que Estre e Vanthoor continuarão a competir pela equipe de fábrica da fabricante alemã de carros esportivos pela terceira temporada consecutiva, e eles serão parceiros em corridas selecionadas — incluindo as 24 Horas de Le Mans — de Matt Campbell, com o australiano se mudando da entrada #5 que ele pilotou em 2024. Em seu lugar, vem o ex-piloto ‘Junior’ da Porsche Andlauer, que se juntará ao dinamarquês Michael Christensen — a dupla deve ser apoiada ocasionalmente por Mathieu Jaminet.
O tricampeão de Le Mans, Lotterer, e o francês Frédéric Makowiecki deixarão a equipe no final da temporada atual.
“Gostaria de agradecer a André e Frédéric pelo trabalho incrível nos últimos anos”, comentou o vice-presidente da Porsche Motorsport, Thomas Laudenbach. “Eles desempenharam um papel significativo para que pudéssemos celebrar grandes sucessos com o Porsche 963, em apenas seu segundo ano de competição.
“Continuamos dedicados à nossa iniciativa de muito sucesso, apoiando outro ex-Porsche ‘Junior’ a subir ao topo da carreira. Nas últimas temporadas, Julien Andlauer nos impressionou ao volante de todos os carros de corrida Porsche de Weissach. Ele merece absolutamente esta promoção para a escalação de pilotos de fábrica.”
De fato, seguindo os passos de Christensen, Jaminet e Campbell, Andlauer, de 25 anos, se tornará o quarto Porsche ‘Junior’ a correr pela Porsche Penske Motorsport. Campeão na Porsche Carrera Cup France em 2017, ele fez sua estreia nas 24 Horas de Le Mans no ano seguinte em um Porsche 911 RSR administrado pela Dempsey-Proton Racing – e prontamente venceu sua classe na primeira vez que foi perguntado.
O francês continuou a chamar a atenção desde então com suas façanhas para as equipes clientes da Porsche GT, subindo para o nível Hypercar em 2024 com a Proton Competition e deixando uma impressão duradoura nas 6 Horas de Spa-Francorchamps, em particular, ao registrar a volta mais rápida e realizar algumas manobras de ultrapassagem espirituosas.
“Pensamos muito em nosso esquadrão para a campanha de corrida internacional da próxima temporada”, argumentou Urs Kuratle, diretor do programa LMDh de automobilismo de fábrica da Porsche. “Com a nova formação, acredito que montamos uma combinação vencedora. Teremos dois pilotos muito experientes, além de dois pilotos no carro irmão que subiram nas fileiras do programa ‘Junior’ da Porsche e nos conquistaram completamente como jovens talentosos.
“Gostaria também de agradecer a André Lotterer e Frédéric Makowiecki, que contribuíram para levar a Porsche Penske Motorsport onde ela está agora nas corridas de resistência globais – no topo.”
“A Porsche Penske Motorsport teve uma campanha bem-sucedida no WEC em 2024, e nosso sucesso se deve em grande parte às fortes performances de nossas duplas de pilotos”, acrescentou o diretor administrativo da Porsche Penske Motorsport, Jonathan Diuguid. “Para 2024, confiamos na consistência e continuidade e fizemos apenas alguns ajustes direcionados ao time. Essa decisão provou ser correta e, estimulados por esses sucessos, adotaremos uma abordagem semelhante em 2025.”
Fonte: WEC News