
Um novíssimo Porsche 911 GT3 R com especificações evo fará sua estreia competitiva neste fim de semana em uma corrida de 12 horas no Circuito Spa-Francorchamps, na Bélgica.
O carro GT3 revisado da marca alemã participará da 12H Spa-Francorchamps da 24H Series pela equipe cliente de longa data Herberth Motorsport, com o atual campeão IMSA GTD Pro Laurin Heinrich definido para dividir o volante com Ralf Bohn e Alfred Renauer.
Segundo Stephen Kilbey, da revista Racer, a corrida, organizada pela Creventic, tem um grid de GT3, GT4, 992 Cup e carros de turismo e é dividida em duas partes. A primeira parte da corrida tem cinco horas de corrida no sábado, antes de uma pausa durante a noite e mais sete horas no domingo.
Esta primeira encomenda do carro acontece em meio ao seu programa de desenvolvimento. O lançamento completo está previsto para o final deste verão, antes do lançamento para clientes em todo o mundo, previsto para 2026.
O evo pretende se basear no atual 911 GT3 R 992 da Porsche, que estreou em 2023. Desde sua estreia como carro GT principal da Porsche, ele conquistou vários prêmios, incluindo títulos na classe LMGT3 do FIA WEC, DTM, IGTC e IMSA GTD Pro, bem como vitórias nas 24 Horas de Le Mans e nas 12 Horas de Sebring.

A Porsche afirma que seus engenheiros deram grande ênfase à “melhoria da dirigibilidade” com o evo. As modificações nos componentes aerodinâmicos visam reduzir a sensibilidade ao passo, melhorando o comportamento da dianteira em frenagens e acelerações.
Atualizações importantes de software também foram implementadas, e o sistema de direção foi refinado pela equipe de engenharia em Weissach.
“A Creventic Series oferece o ambiente ideal para um teste tão importante. A competição conta com inúmeras equipes privadas correndo em alto nível, há bastante tempo de pista e o circuito de Spa-Francorchamps representa um desafio formidável tanto para pilotos quanto para máquinas”, disse Sebastian Golz, gerente de projeto do Porsche 911 GT3 R.
Como cliente de longa data da Porsche, a Herberth Motorsport pode fornecer feedback valioso sobre a dirigibilidade, a facilidade de manutenção, a ergonomia e as funções operacionais do veículo. Também estamos ansiosos para ouvir as impressões dos pilotos.
Mais detalhes técnicos sobre a evolução do Porsche 911 GT3 R serão divulgados posteriormente.