Novas funcionalidades dos híbridos liberadas no pit lane

por Racer
Foto: Joe Skibinski

A NTT IndyCar Series permitirá que seus pilotos usem a funcionalidade de partida automática oferecida por seus motores híbridos pela primeira vez no pit lane quando a nova temporada começar em 28 de fevereiro em São Petersburgo.

A mudança ocorre depois que a IndyCar introduziu seus sistemas de recuperação de energia específicos no verão passado em Mid-Ohio, e como parte dos novos regulamentos híbridos, a partida automática só era permitida na pista em caso de parada em circuitos de rua e de estrada. Várias paradas foram corrigidas pelos pilotos, poupando assim a necessidade de períodos de cautela para permitir que a Equipe de Segurança da AMR cuidasse dos carros e pausasse as atividades de treino, qualificação ou corrida em movimento.

Segundo Marshall Pruett, da revista Racer, a partida automática no pit lane foi proibida porque a série queria dar às equipes uma chance de se acostumarem a usar e interagir com as máquinas híbridas durante a segunda metade da temporada, antes de considerar a possibilidade de permitir que os pilotos usassem as unidades de motor gerador (MGU) para acionar seus motores de combustão interna e sair dos boxes.

Como resultado, as equipes usaram o processo familiar de ter um membro dedicado da equipe conectando um starter externo alimentado por bateria através de um eixo estriado conectado à parte traseira das caixas de câmbio Xtrac e acendendo os motores V6 biturbo de 2,2 litros feitos pela Chevrolet e Honda. Sob a nova opção permitida pela série, as equipes podem continuar a dar partida manualmente em seus motores ou instruir seus pilotos a fazê-lo a partir do cockpit.

Uma única penalidade foi aplicada na temporada passada por partida ilegal no pit lane, que ocorreu quando Colton Herta, da Andretti Global, parou seu Honda nº 26 e usou o MGU para sair por vontade própria antes que sua equipe pudesse conectar e executar seu dever. O movimento de economia de tempo foi neutralizado quando a IndyCar ordenou que Herta “cedesse 1 posição de pista” para pagar pela infração.

Uma função de largada não permitida foi mantida a partir de 2024. Devido ao perigo aumentado de um piloto parado tentando retornar à ação em um oval, a IndyCar enviará a Equipe de Segurança da AMR para gerenciar o processo de reinicialização em cada oval.

You may also like