Os responsáveis pela competição divulgaram atualizações no Livro de Regras da NASCAR na sexta-feira, incluindo uma medida que cria uma nova vaga de largada provisória que aumentaria o grid de largada da Cup Series para um máximo de 41 carros para corridas selecionadas.
Segundo Zack Albert, a regra “Open Exemption Provisional” foi uma das poucas mudanças emitidas em um boletim de regras para a indústria da NASCAR na sexta-feira. Outras atualizações foram feitas na Política de Veículos Danificados da Cup Series, no processo de concessão de isenções para elegibilidade aos playoffs e nas penalidades por violações de regras por fabricantes.
Os oficiais da competição compararam a nova vaga provisória à “escolha provisória do promotor” que é usada em algumas formas de corrida de pista curta para garantir uma vaga inicial para um participante especial ou convidado. A regra Open Exemption Provisional (OEP) só se tornaria um fator se a lista de inscritos excedesse o atual máximo de 40 carros do campo inicial da Cup Series, e os pilotos qualificados precisariam de pré-aprovação da NASCAR caso a caso – com experiência em corrida e elogios tendo peso significativo.
Uma inscrição no OEP seria elegível para vencer a corrida, ganhar o troféu e participar da Corrida All-Star, mas não seria elegível para pontos de campeonato daquele evento, prêmio em dinheiro ou participação nos playoffs.História relacionada
A Isenção Aberta Provisória ganha foco adicional para a Daytona 500 desta temporada (16 de fevereiro, 14h30 horário do leste dos EUA, FOX, MRN Radio, SiriusXM NASCAR Radio), com várias inscrições “abertas” não fretadas já planejadas para a “Great American Race”, e mais devem ser anunciadas em breve.
Entre outras atualizações no boletim de regras de sexta-feira:
– Os oficiais da NASCAR atualizaram a Política de Veículos Danificados (DVP) para a Cup Series a partir desta temporada, ajustando a regra de que carros danificados que forem dirigidos ou rebocados para a garagem ficarão fora da corrida. A partir de 2025, os carros poderão continuar na corrida após reparos na garagem.
Os oficiais continuarão a manter um limite de tempo de sete minutos (oito minutos para eventos do Atlanta Motor Speedway) para reparos feitos na pista de boxes. Quaisquer reparos que excedam o limite de sete minutos devem ser feitos na garagem da Cup Series, onde nenhum relógio será mantido em trabalho de reparo. As equipes serão penalizadas se um carro deixar seu box para retornar à corrida e o relógio DVP expirar antes de chegar à saída dos boxes.
Qualquer veículo que não puder ser conduzido até o pit road devido a danos causados por acidentes ou pneus furados será rebocado para a garagem.
– Se os oficiais da competição concederem uma dispensa para elegibilidade aos playoffs, em algumas circunstâncias esse piloto perderá quaisquer pontos de playoff acumulados na temporada regular. Esse piloto começaria os playoffs com uma base máxima de 2.000 pontos na classificação redefinida.
Os pontos de playoff seriam perdidos se uma dispensa fosse concedida após uma suspensão ou se um piloto decidisse pular uma corrida. Os pontos de playoff não seriam perdidos em caso de ausência médica, perda de uma corrida por nascimento de um filho ou emergência familiar, ou se restrições de idade impedissem um piloto de correr uma temporada completa.
– Os oficiais da NASCAR esclareceram a estrutura de penalidades para violações de regras feitas por OEMs (Original Equipment Manufacturers). Tais infrações podem resultar na perda de pontos dos fabricantes e/ou uma redução no tempo de teste em túnel de vento ou em testes de dinâmica de fluidos computacional (CFD). Penalidades serão avaliadas por violar políticas em vigor para testes de veículos, limites de túnel de vento, protocolos de lista de eventos e código de conduta.
– Os oficiais da competição ajustaram a redação da “regra dos 100%” das obrigações de desempenho, mudando o foco em competidores que “alteram artificialmente as posições de chegada” para competidores que “manipulam o resultado” do evento.
– Os oficiais da NASCAR também adicionaram formalmente mudanças nos procedimentos de prática e qualificação, que foram introduzidas em dezembro .