Por Staff Report
Os playoffs da NASCAR Cup Series de 2025 devem trazer uma nova programação de pistas, com uma pós-temporada de 10 corridas que apresenta uma mistura de locais clássicos e novas adições que criam um caminho diversificado e desafiador para o campeonato.
Primeiro: As novas pistas. World Wide Technology Raceway em Gateway e New Hampshire Motor Speedway estão na pós-temporada de 2025, na Rodada de 16 e Rodada de 12, respectivamente.
WWTR se junta ao cronograma de playoffs em 7 de setembro. Este oval de 1,25 milhas perto de St. Louis testará os pilotos com seu layout variado, apresentando diferentes graus de inclinação nas curvas 1-2 e 3-4. O evento WWTR segue o início dos playoffs em Darlington Raceway, que retorna para sediar a corrida de abertura para a joia da coroa anual Southern 500 na “Pista muito difícil de domar”. A corrida do fim de semana do Dia do Trabalho marca o retorno de Darlington aos playoffs após um período de um ano como a final da temporada regular, preparando o cenário para uma batalha extenuante em seu oval exclusivo em forma de ovo para preparar a pós-temporada.
A Rodada de 16 conclui em 13 de setembro com a corrida noturna do Bristol Motor Speedway. O “Thunder Valley” de meia milha e inclinação alta sempre produz ação intensa em pista curta sob as luzes, tornando-se um clímax adequado para a Rodada de 16 para eliminar os quatro primeiros pilotos.
A antiga pista de playoffs New Hampshire também retorna, abrindo a Rodada de 12 em 21 de setembro. “The Magic Mile” apresenta um desafio extenuante onde a posição na pista é rei, com suas curvas planas e longas retas que recompensam uma direção precisa e chamadas estratégicas para os boxes.
O Kansas Speedway sedia a segunda corrida da Rodada de 12 em 28 de setembro, seguida pelo Charlotte Motor Speedway Roval em 5 de outubro como a corrida de eliminação da Rodada de 12. Este híbrido de circuito de estrada/oval combina curvas técnicas com inclinação de alta velocidade, criando um ar de caos que determinará quem avança para a Rodada de 8.
O Las Vegas Motor Speedway dá início à Rodada de 8 em 12 de outubro. A ampla superfície de corrida e a inclinação progressiva da pista desértica geralmente produzem corridas emocionantes com vários sulcos, enquanto os pilotos lutam por uma vaga na corrida do campeonato.
O Talladega Superspeedway avança para a penúltima rodada, sediando sua marca registrada de corrida de superspeedway em 19 de outubro. O tri-oval de 2,66 milhas é conhecido por suas altas velocidades, grandes grupos e chegadas imprevisíveis, tornando-se uma corrida crucial nos playoffs que pode produzir um candidato surpresa ao Campeonato 4.
“Acho que para Talladega em particular, é um dos nossos maiores eventos”, disse Ben Kennedy, vice-presidente executivo da NASCAR, diretor de inovação em locais e corridas. “Se você olhar para nossas classificações e números de audiência, muito alto. Se você olhar para os números de público, é um dos mais altos que temos em toda a temporada. Então é um grande evento para nós. E acho que, quando você olha para a Rodada de 8, tendo um mercado enorme como Las Vegas, indo para Talladega Superspeedway e pelo feedback que recebemos dos fãs da indústria, ter Martinsville como aquela corrida de corte antes de termos a corrida do campeonato em Phoenix foi positivo para nós.”
Martinsville Speedway, a pista mais antiga em atividade na NASCAR, permanece em seu lugar para servir como corrida de eliminação da Rodada de 8 em 26 de outubro. A pista curta e estreita, em formato de clipe de papel, geralmente produz batalhas intensas e momentos dramáticos enquanto os pilotos disputam uma vaga no Campeonato 4.
A temporada culmina novamente no Phoenix Raceway em 2 de novembro, onde o Championship 4 lutará pelo título mais uma vez. O tri-oval de 1 milha, com sua configuração dogleg única, provou ser um excelente palco para coroar um campeão desde que se tornou a final em 2020.
Fonte: Nascar