Nova chicane Roval deixa motoristas com sintomas semelhantes aos de concussão

por Racer

Por Kelly Crandall

Foto: Matt Thacker

A coisa mais notável sobre as mudanças de percurso para o Charlotte Roval não foi como atacar as curvas. Eram as tartarugas.

“Parece que você sofre uma concussão a cada volta, basicamente, se você os atinge”, disse Martin Truex Jr. “Não é muito divertido.”

Kyle Busch ficou “feliz que alguém tenha dito isso. Dói.”

Busch disse que Truex, seu antigo companheiro de equipe na Joe Gibbs Racing, não estava exagerando ao usar a palavra concussão. Embora ele não esperasse ver os dados do impacto de bater nas tartarugas até depois do fim de semana da corrida, Busch admitiu que sua cabeça já estava doendo.

“Tartarugas” é o apelido dado ao meio-fio elevado de plástico rígido usado nas chicanes. Na reta frontal do Charlotte Roval, que foi reconfigurado para ser um ângulo mais fechado, as tartarugas estavam lançando carros da Cup Series durante os treinos e a qualificação. Foi um impacto forte para os pilotos quando o carro bateu no fundo ao pousar.

“A chicane da reta frontal me lembra Watkins Glen antes de eles a refazerem”, disse Brad Keselowski, da RFK Racing. “Você realmente esmaga o meio-fio, mas é onde a velocidade está, então você meio que tem que fazer isso.

“Não é uma sensação boa, não. Mas não sei se é para ser.”

Busch, no entanto, estava confuso sobre o motivo pelo qual a chicane foi alterada para começar. O Charlotte Motor Speedway queria criar outra área de ultrapassagem em potencial, e a mudança foi feita antes de sua sétima corrida anual (assim como a nova parte interna onde uma reta mais longa foi criada).

“Não entendo o raciocínio por trás de torná-lo mais apertado; apenas para nos tornar mais lentos ali para não entrarmos na Curva 1 tão rápido?”, disse o piloto da Richard Childress Racing. “Eu realmente não sei. Mas as tartarugas ali, a curva mais fechada, se você não as rampear, você perde a saída, você perde o segundo conjunto delas. Você tem que rampear para ter uma chance de conseguir perder as de saída.”

As mudanças em Watkins Glen ocorreram depois que a NASCAR examinou os dados dos porta-vozes dos pilotos que mostraram o impacto de passar por cima do meio-fio. Uma transição mais suave do meio-fio foi colocada sobre o meio-fio elevado que fica no ponto de ônibus. Não houve mais preocupações ou reclamações sobre os impactos depois que a mudança foi feita para o evento desta temporada.

O tempo dirá se o Charlotte Roval receberá o mesmo tratamento. Busch, no entanto, não espera mudanças antes do evento de domingo.

Chris Buescher não se incomodou com as mudanças no percurso. Ele sentiu que a chicane da reta frontal não era diferente do que já havia no passado.

“Você tem que usar o máximo de meio-fio onde eu senti que antes você poderia escapar desviando um pouco mais”, ele disse. “Mas é muito estreito agora, então temos que colocar tudo o que pudermos naquele.”

Fonte: Racer.com

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