Por Dominik Wilde
A Jaguar e a Nissan foram atingidas com multas e restrições de testes por violar os regulamentos de teto de custo da Fórmula E durante a temporada 2022-23, após o processo de Administração de Teto de Custo da FIA. Elas são as primeiras violações dos regulamentos de teto de custo da Fórmula E.
A Fórmula E introduziu um teto de custo de € 13 milhões por temporada a partir da temporada 2022-23 – a nona temporada da série totalmente elétrica e a primeira em que o carro GEN3 correu. Além disso, e separadamente das equipes, os fabricantes de trem de força só podem gastar € 25 milhões ao longo de duas temporadas consecutivas a partir da Temporada 9.
A Jaguar Racing e a equipe Nissan Nissan de Fórmula E – as equipes, não os fabricantes – foram consideradas culpadas por terem cometido violações processuais e de gastos excessivos menores durante a 9ª temporada, com a violação da Nissan sendo de 2% do limite de custo de € 13 milhões, e a violação da Jaguar sendo de 0,6%.
A infração da Nissan foi de € 269.252, por custos incorretamente excluídos e/ou ajustados relacionados a custos de simulador e viagem, custos de componentes do carro, custos de contribuição social, compensação de subsídio de aprendiz e outras recargas, e custos de serviços recebidos por seu parceiro fabricante (Nissan).
A violação da Jaguar, por sua vez, foi de £ 73.849 e estava relacionada a custos não registrados de taxas de paddock, custos de aluguel de caminhões, custos de desenvolvimento de simuladores, um exagero de atividades de marketing e “custos relacionados a atividades não relacionadas à Fórmula E”.
A FIA disse que ambas as equipes “agiram cooperativamente durante todo o processo de revisão e buscaram fornecer informações e evidências adicionais quando solicitadas em tempo hábil, que este é o primeiro ano de aplicação completa do Regulamento Financeiro e que não há acusação ou evidência de fatores agravantes ou que eles tentaram em qualquer momento agir de má-fé, desonestamente ou de forma fraudulenta, e nem ocultaram intencionalmente qualquer informação da Administração do Limite de Custos”.
Por sua violação, a Nissan pagará uma multa de € 300.000 e perderá meio dia (três horas) de corrida no primeiro dia de testes de pré-temporada para a próxima temporada. A Jaguar, enquanto isso, recebe uma multa de € 100.000 e uma perda de meio dia de corrida no primeiro dia de testes de pré-temporada. Todas as punições vêm como parte de um Acordo de Violação Aceito alcançado por ambas as equipes com a FIA. Ambas as decisões são finais e não podem ser apeladas.
Em resposta à decisão, a Nissan, em uma declaração enviada à RACER, disse: “Após a revisão da Documentação de Relatórios para o Campeonato Mundial de Fórmula E ABB FIA 2022-2023 pela Administração do Limite de Custos da FIA, a Equipe de Fórmula E da Nissan reconhece ter incorrido involuntariamente e involuntariamente em uma violação processual menor e de gastos excessivos de menos de dois por cento do Limite de Custos.
“A equipe, portanto, assinou um Accepted Breach of Agreement (ABA) conforme oferecido pela FIA Cost Cap Administration para resolver esse assunto. Após um processo de revisão muito cooperativo com a Cost Cap Administration e uma auditoria interna exaustiva, a Nissan Formula E Team determinou que essas pequenas violações estão relacionadas exclusivamente ao processo de interpretação e adaptação dos novos Regulamentos Financeiros em um momento em que a equipe também estava enfrentando desafios específicos ligados à sua mudança de propriedade, reestruturação completa e realocação.
“A Nissan Formula E Team já colocou em prática todas as precauções necessárias para evitar esses tipos de erros de cálculo e descuidos no futuro.”
A Jaguar, em uma declaração própria, aceitou a decisão e disse que, se tivesse feito o registro corretamente, estaria em conformidade.
“Como todas as equipes de Fórmula E, acolhemos com satisfação a introdução do Regulamento Financeiro da Fórmula E da FIA e trabalhamos de forma transparente e cooperativa com a Administração do Limite de Custos durante este primeiro período de relatório completo que abrange a Temporada 9”, disse a equipe.
“É um processo extremamente complexo e, embora em todos os momentos a JRL tenha agido de boa-fé, com honestidade, integridade e espírito de transparência e cooperação, reconhecemos que erros de arquivamento processual levaram à pequena violação de gastos excessivos de 0,6%, GBP £ 73.849.
“Após consulta com a FIA, acreditamos que se tivéssemos feito o registro corretamente, estaríamos em total conformidade com o Limite de Custo das Equipes e a pequena violação de gastos excessivos não teria ocorrido. Infelizmente, entendemos que um novo registro não é permitido pelos Regulamentos atuais e, portanto, devido a esses erros processuais não intencionais, estamos em uma posição de gastos excessivos muito pequena. Em nenhum momento buscamos ou ganhamos uma vantagem técnica ou esportiva, como pode ser visto e confirmado pelas descobertas da Administração do Limite de Custos e pela natureza da ABA.
“Continuaremos a trabalhar em estreita colaboração com a FIA no desenvolvimento e na aplicação do limite de custos e no melhor interesse da Fórmula E – o auge das corridas elétricas.”
A Jaguar terminou em segundo na temporada 2022-23, com quatro vitórias (todas cortesia de Mitch Evans), enquanto a Nissan terminou em sétimo, tendo como melhor resultado um segundo lugar na segunda corrida do E-Prix de Roma, de Norman Nato, que foi recentemente recontratado pela equipe para a próxima temporada, após um ano com a Andretti.
Fonte: Racer.com