Por Eric Smith

Josef Newgarden se tornou o primeiro piloto desde Helio Castroneves em 2001-02 a vencer corridas consecutivas da Indianápolis 500. Newgarden passou Pato O’Ward na volta final da corrida de 26 de maio para ganhar uma vitória repetida.
Conquistando a 20ª vitória da equipe Penske na Indianápolis 500 em uma corrida na qual a organização conquistou a primeira fila pela primeira vez desde 1988, como Newgarden vê a temporada geral, quando a equipe coletiva venceu oito das 17 corridas, mas Scott McLaughlin foi o maior pontuador da Penske, em terceiro?
“Acho que você tem que dividir a temporada”, disse Newgarden. “Quando se trata da Indy 500, é um ano super bem-sucedido. Não poderia ser mais bem-sucedido para toda a equipe. Para esse mesmo ponto, é muito, muito gratificante. Acho que, de muitas maneiras, o que mais buscamos foi consertar o mês de maio, e consertamos todos os aspectos dele este ano.”
A equipe Penske entrou na temporada 2020 da NTT INDYCAR SERIES com duas vitórias consecutivas de “500” de Will Power em 2018 e Simon Pagenaud em 2019. Newgarden também foi o atual campeão da série.
No entanto, os pilotos da Penske se classificaram em 13º, 22º, 25º e 28º em 2020 em Indy e terminaram em quinto, 11º, 14º e 18º. Isso foi um precursor de quatro anos frustrantes na maior corrida da temporada, onde a largada em 11º lugar da Power em 2022 foi a primeira posição do grid “500” da Team Penske entre 2020-23.
A equipe liderou 25 voltas combinadas das 800 voltas da corrida durante esse período de quatro anos.
É por isso que a vitória de Newgarden em 2023, quando Newgarden subiu da 17ª posição no início, poderia ter mascarado o déficit. A equipe liderou seis voltas naquele dia, com as outras posições de chegada sendo 14ª e 23ª.
Para o ponto de Newgarden, a Team Penske continuou a buscar melhorias e liderou 92 das 200 voltas da corrida em maio passado, além de varrer a primeira fila na qualificação. Mas Newgarden caiu em outras áreas durante o restante da temporada. Sua única outra vitória veio na World Wide Technology Raceway depois que ele obteve quatro vitórias em 2023.
Newgarden terminou em oitavo em pontos, seu pior resultado no campeonato desde 2014. Desde que se juntou à Team Penske em 2017, Newgarden terminou em primeiro, quinto, primeiro, segundo, segundo, segundo e quinto, respectivamente.
“Pessoalmente, para os 2 carros, de uma perspectiva de campeonato, foi um ano realmente desastroso”, disse ele. “Não sei como dizer de outra forma que não seja desastroso. Acho que o que eu diria é que às vezes não é o seu ano ou às vezes não é o seu dia, ambos foram verdade várias vezes nesta temporada, e é assim que acontece.”
Um exemplo foi a qualificação na primeira fila para ambas as corridas da Milwaukee Mile em 31 de agosto e 1º de setembro, mas foram pegos em acidentes nos dois dias. Newgarden e Marcus Ericsson tiveram um incidente de corrida na volta 146 da primeira volta de 250 voltas, e um dia depois, Newgarden foi chutado por trás em uma largada cancelada para a corrida.
Newgarden também terminou em quarto em 21 de abril em Long Beach, mas um contato no final da corrida enquanto lutava pela liderança com Colton Herta na curva final lhe custou um possível resultado entre os dois primeiros. Detroit foi um desastre, terminando em 26º após se classificar em terceiro. No WeatherTech Raceway Laguna Seca, Newgarden foi o quinto em uma relargada no final da corrida, mas seus pneus saíram da pista e caiu para 19º. Em Toronto, problemas no pit road o derrubaram de um pódio para 11º.
Entre azar, erros custosos e as penalidades do Push to Pass que anularam uma vitória na abertura da temporada em St. Petersburg, Newgarden está feliz por uma redefinição em 2025. Ele tentará se tornar um tricampeão em 2025 e o primeiro piloto a vencer três corridas consecutivas da Indianápolis 500.
“Sou muito perfeccionista”, disse ele. “Eu meio que sigo os números, e os números são o que importa. Mas, na realidade, há muito mais fora do nosso controle como equipe que nem sempre se refletem nos números. A coisa boa que sempre traz conforto, e que talvez eu sempre tenha tido conforto pessoalmente, é que as pessoas que sabem, as pessoas que estão dentro da equipe, sabem o que estamos fazendo bem e sabem o que estamos alcançando ao longo do ano, independentemente dos resultados.
“Volto ao que me mantém motivado: o potencial do carro nº 2. O potencial do carro nº 2 é muito maior do que as pessoas estão vendo. Não quero soar como um disco riscado e continuar a usar essa frase, mas é verdade: ainda não atingimos nosso teto. Isso me mantém animado. Vamos redefinir para o ano que vem e tentar ser melhores. É tudo o que você pode fazer.”
Fonte: Indycar