Newgarden lidera primeiro teste da Indy encurtado pela chuva

por Indycar

Por Paulo Kelly

Josef Newgarden deve gostar da vista de cima no Indianapolis Motor Speedway, já que foi o mais rápido na quarta-feira no primeiro dia das 500 Milhas de Indianápolis, encurtado pela chuva, apresentado pelo Gainbridge Open Test.

O atual vencedor do “500”, Newgarden, fez a volta mais rápida durante a sessão matinal no oval de 2,5 milhas, 228,811 mph, no número 2 da equipe PPG Penske Chevrolet. Newgarden, bicampeão da NTT INDYCAR SERIES, também liderou o Indy 500 Open Test em 2022 e no ano passado, quando retornou em maio para conquistar sua primeira vitória no “The Greatest Spectacle in Racing” após um duelo cintilante na última volta com o vencedor de 2022 Marcus Ericsson.

“Não estamos tentando fazer isso porque eu não tinha ideia”, disse Newgarden sobre liderar o Teste Aberto pelo terceiro ano consecutivo. “Eu não sabia que eram três anos seguidos. Queremos verificar coisas em nossa lista. Obviamente, esteve bem na frente, o que é um bom sinal.”

O primeiro dia de testes, que contou com sessões separadas para veteranos, Programa de Orientação para Novatos e testes de atualização, foi interrompido inúmeras vezes pela passagem de gotas de chuva, incluindo um atraso de 67 minutos ao meio-dia. Aguaceiros mais fortes chegaram pouco depois das 14h00 horário do leste dos EUA para encerrar a atividade na pista.

Os testes estão programados para serem retomados das 10h às 16h ET de quinta-feira, com cobertura ao vivo nos Estados Unidos no Peacock e cobertura internacional ao vivo no INDYCAR LIVE.

Embora não tenha sido nenhuma surpresa ver o mestre oval da NTT INDYCAR SERIES Newgarden no topo da tabela de velocidade, o segundo piloto mais rápido levantou sobrancelhas e expectativa em igual medida. O campeão da NASCAR Cup Series de 2021, Kyle Larson, ficou em segundo lugar com 226.384 no No. 17 Hendrickcars.com Arrow McLaren Chevrolet enquanto se prepara para sua primeira largada em “The Greatest Spectacle in Racing” enquanto também tenta a dobradinha “Hendrick 1100” de corrida em Indy e na corrida Coca-Cola 600 NASCAR em Charlotte Motor Speedway no domingo, 26 de maio.

“Entrando no trânsito e sentindo o ar turbulento”, disse Larson. “A primeira vez que entrei no trânsito, acho que meus pneus ainda tinham boa aderência, então fiquei surpreso. Não parecia tão diferente no trânsito. Então, da última vez, eu estava aumentando a subviragem, e Newgarden passou por mim e eu estava super apertado atrás dele.

“Estou apenas tentando aprender tudo isso e processar tudo isso e saber o que posso fazer no carro para lidar com isso. Estou apenas tentando descobrir alguma coisa sobre corrida hoje, o que sei que é difícil. Basta fazer anotações na minha cabeça e tudo mais.

O vencedor da Indy 500 de 2008 e seis vezes campeão da série, Scott Dixon, ficou em terceiro com 226,346 no número 9 do PNC Bank Chip Ganassi Racing Honda, seguido pelo atual campeão da série e companheiro de equipe Alex Palou com 226,201 no número 10 da DHL Chip Ganassi Racing Honda.

Colton Herta completou os cinco primeiros com 225.907 na 26ª Gainbridge Honda. Herta foi o único piloto entre os cinco primeiros a fazer a sua melhor volta na breve sessão da tarde antes do final dos testes.

Todos os três veteranos que necessitaram de testes de atualização – Marco Andretti, Pietro Fittipaldi e Katherine Legge – completaram esse programa. Christian Rasmussen, Kyffin Simpson e Nolan Siegel terminaram cada um o Programa de Orientação para Novatos de três fases.

O 108º Indianápolis 500 apresentado por Gainbridge está agendado para domingo, 26 de maio. Os treinos começam terça-feira, 14 de maio, com PPG apresenta qualificação das Forças Armadas no sábado, 18 de maio e domingo, 19 de maio.

You may also like