A espera agonizante e as perguntas incômodas finalmente acabaram para Josef Newgarden.
O bicampeão da NTT INDYCAR SERIES, Newgarden, ultrapassou o atual vencedor das 500 Milhas de Indianápolis pelo vencedor de Gainbridge, Marcus Ericsson, na última volta, conquistando sua primeira vitória na carreira no “O Maior Espetáculo das Corridas” no domingo, em um lotado Indianapolis Motor Speedway. Newgarden, de Nashville, Tennessee, ganhou seu lugar no Troféu Borg-Warner e na imortalidade da corrida em sua 12ª largada “500” na carreira, estendendo o recorde do Team Penske para 19 vitórias na corrida.
Newgarden, que largou em 17º, ultrapassou Ericsson nas costas imediatamente com um movimento externo pouco antes da curva 3 e serpenteou pela frente imediatamente para a vitória no nº 2 Shell Powering Progress Team Penske Chevrolet. Ericsson, pilotando o 8º Huski Ice Spritz Honda da Chip Ganassi Racing, caiu apenas 0,0974 de segundo antes de se tornar o primeiro vencedor repetido desde Helio Castroneves em 2002. Foi o quarto resultado mais próximo na história das 500 Milhas de Indianápolis.
“Todo mundo ficava me perguntando por que não venci esta corrida”, disse Newgarden. “Eles olharam para você como se você fosse um fracasso se não vencesse. Eu queria tanto ganhar. Eu sabia que podíamos. Eu sabia que éramos capazes. É um grande esforço de equipe, como todos sabem. Estou tão feliz por estar aqui.”Após sua volta de resfriamento, Newgarden foi para as arquibancadas lotadas para comemorar com os fãs. Ele desapareceu em uma multidão alegre da humanidade antes de ressurgir para receber os parabéns de sua família e da equipe da equipe Penske na linha de largada e chegada da Yard of Bricks.
Santino Ferrucci terminou em terceiro lugar no Chevrolet nº 14 em casas para nossas tropas. Foi o melhor resultado “500” para a AJ Foyt Racing desde que Eliseo Salazar também terminou em terceiro em 2000.
O pole position Alex Palou se recuperou de ser imobilizado contra a parede dos boxes por Rinus VeeKay no início da corrida e cair profundamente no campo de 33 carros para terminar em quarto no No. 10 The American Legion Honda disputado por Chip Ganassi Racing. Palou manteve a liderança do campeonato NTT INDYCAR SERIES, com uma vantagem de 219-199 sobre Ericsson.
O vencedor do “500” de 2016, Alexander Rossi, completou os cinco primeiros no No. 7 Arrow McLaren Chevrolet. Seu companheiro de equipe e vencedor do “500” de 2013, Tony Kanaan, terminou em 16º em sua 22ª e última largada na Indy 500 no No. 66 Arrow McLaren Chevrolet, também a largada final da INDYCAR SERIES para o popular brasileiro.
Benjamin Pedersen foi o melhor finalizador entre os quatro novatos “500” em campo, 21º no No. 55 AJ Foyt Racing/Sexton Properties Chevrolet depois de ser eliminado da corrida em um acidente com vários carros. Esse incidente desencadeou a última das três bandeiras vermelhas relacionadas à competição, recorde do evento, todas nas últimas 15 voltas da corrida.
O final brilhante veio em um confronto de uma volta para a vitória após a terceira bandeira vermelha. Pedersen, o nº 33 Bitnile.com Chevrolet de Ed Carpenter e o nº 24 DRR Cusick CareKeepers Chevrolet de Graham Rahal foram recolhidos em uma colisão em cadeia no reinício da volta 196 após a segunda bandeira vermelha.
Após a limpeza desse incidente, os carros restantes voltaram para a pista do pit lane na volta 199, atrás do conversível Chevrolet Corvette Z06 Pace Car, que saiu da pista no final daquela volta para criar a corrida da última volta para glória.
Ericsson deu um grande salto no reinício com as bandeiras verde e branca no ar no topo da arquibancada e liderou nas curvas 1 e 2 no oval de 2,5 milhas. Mas Newgarden ganhou terreno na curva 2 e disparou para fora na reta final com a multidão de mais de 300.000 pessoas em pé em êxtase.
Newgarden ultrapassou Ericsson e conseguiu ultrapassar seu rival pouco antes de entrar na curva 3. Parecia que Ericsson queria retribuir o favor na reta frontal, mas Newgarden usou a mesma manobra de direção sinuosa para segurar Ericsson que o sueco usou no ano passado para desviar Pato O’Ward e ganhe sua primeira vitória “500”. Hoje foi apenas a terceira vez na história da Indy 500 que um piloto usou um passe na última volta para vencer.
“Eu estava apenas tentando ficar trancado”, disse Newgarden. “Fiquei emocionado nas últimas 10 voltas porque sabia que estávamos em posição de lutar por esta vitória no final. Eu sabia que não ia ser fácil. Eu sabia que chegaria a uma disputa na última volta, como sempre acontece hoje em dia, o que é emocionante, mas estressante para nós.
Newgarden liderou apenas cinco voltas, conquistando o primeiro lugar pela primeira vez em uma volta durante os ciclos de pit stop na volta 157. Ele assumiu a liderança pela segunda vez, com todos os pit stops concluídos, na volta 193, quando uma queda entre o No .5 Arrow McLaren Chevrolet de Pato O’Ward, o No. 60 AutoNation/SiriusXM Honda do vencedor “500” de 2019 Simon Pagenaud e o No.
Ericsson assumiu a liderança de Newgarden em um reinício de três largas de tirar o fôlego, também envolvendo Ferrucci na volta 196, que foi truncado rapidamente pelo incidente envolvendo Carpenter, Pedersen e Rahal, estabelecendo o confronto final.
O piloto sueco Ericsson expressou consternação com a bandeira vermelha no final e o confronto de uma volta, esperando que a corrida terminasse com cautela com ele na frente.
“Acho que fizemos tudo certo hoje”, disse Ericsson. “Estou orgulhoso da tripulação nº 8 e de todos na Chip Ganassi Racing. Acho que fiz tudo bem atrás do volante. Eu fiz uma última reinicialização incrível. Acho que peguei Josef completamente desprevenido, abri a brecha e mantive a liderança na curva 1.
“Eu simplesmente não conseguia segurá-lo nas costas. eu era plana. Eu simplesmente não conseguia segurar.
O’Ward liderou 39 voltas, o recorde da corrida, um dos 14 pilotos diferentes a liderar hoje. Houve 52 mudanças de liderança, o terceiro maior total na história das 500 milhas de Indianápolis.
Newgarden dividirá $ 20.000 com a Team Penske e suas instituições de caridade escolhidas, SeriousFun Children’s Network e Wags and Walks Nashville, por sua vitória como parte do PeopleReady Force For Good Challenge.
A próxima corrida da NTT INDYCAR SERIES é o Chevrolet Grand Prix de Detroit, apresentado por Lear no domingo, 4 de junho, em um novo circuito nas ruas de Detroit. A cobertura ao vivo começa às 15h ET na NBC, Peacock e INDYCAR Radio Network.
Por Paul Kelly | Publicado: 28 de maio de 2023