Nenhuma mudança nas regras de reboque da NASCAR – por enquanto

por Nascar

Por Kelly Crandall

A NASCAR não tem planos de mudar sua regra sobre veículos rebocados para a garagem antes do final da temporada, mas admitiu que ela será revisada durante a offseason.

Josh Berry, da Stewart-Haas Racing, foi o mais recente piloto a ficar frustrado com a regra depois de ter sido descartado da corrida de domingo no Kansas Speedway. Berry se envolveu no acidente da primeira volta na reta oposta e sentiu que tudo o que precisava era de um reboque para a pista dos boxes para pneus novos. No entanto, a NASCAR determina que se um carro não puder ser conduzido de volta após se envolver em um acidente, ele está fora da corrida.

“O impacto foi forte o suficiente no [nº] 4 para levantar o carro do chão e jogá-lo no chão”, disse o diretor administrativo da NASCAR Cup Series, Brad Moran, à SiriusXM NASCAR Radio. “Basicamente, uma vez que você se envolve em um acidente DVP (ED: Política de Veículo Danificado) – e, a propósito, o gravador IDR disparou, então foi um incidente significativo em que o nº 4 estava – se ele não conseguia dirigir aquele carro, ele estava fora devido ao DVP. Nós não o inspecionamos, obviamente, na lateral da pista, não temos essa habilidade, mas o indicador é, você dirige de volta, você está bem.

“Se, no entanto, ele tivesse apenas girado e tivesse quatro pneus furados, ele teria sido rebocado para a pista de boxes sob o programa de recuperação de pneus furados. Mas está realmente claro em nosso programa de recuperação e DVP que se você se envolveu em um incidente, você tem que ser capaz de levar seu veículo de volta para a pista de boxes.”

É a mesma regra que foi aplicada há duas semanas com Ryan Blaney em Watkins Glen. Blaney se envolveu em um incidente na primeira volta que resultou em uma falha mecânica, o que o deixou incapaz de dirigir até a garagem. Blaney ficou chateado depois por ter sido descartado da corrida sem que a equipe tivesse a chance de diagnosticar o carro. No entanto, ao aprender a regra, ele admitiu na semana seguinte que a NASCAR fez seu trabalho.

Se o piloto tiver um incidente com um único carro que resulte em quatro pneus furados, a NASCAR rebocará o carro para o pit road. Essa tem sido uma medida necessária devido a problemas com o veículo Next Gen ficando preso na pista. A NASCAR permite que as equipes tenham um sistema de elevação no carro para ajudar quando um pneu furado ocorre, mas a equipe de Berry não tinha isso em seu Ford no Kansas.

O incidente no Kansas envolveu Berry, Harrison Burton, Jimmie Johnson e Ty Dillon. Berry foi atingido na traseira direita e rodou na curva 2 quando Burton e Dillon se encontraram.

“Foi uma experiência como nenhuma outra”, disse Berry no domingo. “Obviamente, fomos cortados e girados e tivemos quatro pneus furados. Presumi que eles iriam rebocar o carro para os boxes, que é o que eu estava pedindo, e então eles baixaram minha rede de janela e me disseram para sair. Rodney (Childers) estava me dizendo para ficar porque tudo o que precisávamos eram pneus. Eles estavam me dizendo para sair. Então eles me rebocaram para o acampamento, então eu estava lá relaxando com os fãs.

“Naquele momento, eles disseram que precisavam fazer um rollback e finalmente me fizeram sair. Rodney estava tentando falar com alguém e não conseguia falar com ninguém no telefone. Não sei o que estou perdendo. Já vi muitos carros sendo rebocados para os boxes e recebendo pneus, então não sei se estou perdendo alguma coisa ou se houve algo diferente do normal, mas foi uma experiência, com certeza.”

Childers, chefe da equipe de Berry, foi às redes sociais quase imediatamente para expressar sua frustração. Moran disse que ele e Childers falarão sobre o incidente na terça-feira.

Entre as preocupações está que a regra poderia potencialmente afetar a corrida do campeonato em Phoenix Raceway no mês que vem. Moran admitiu que seria uma “situação realmente ruim” porque a NASCAR não vai mudar a regra antes disso.

“Quando o gravador de incidentes dispara, isso é um golpe muito grande e o motorista precisa ir para o centro de atendimento. Todos esses outros itens precisam acontecer por segurança”, disse ele. “Certamente não gostaríamos que isso acontecesse, mas a regra não mudou (desde 2017). É só naquele incidente em particular (com Berry), não pareceu certo ou certo, mas foi feito corretamente.

“É algo que revisaremos durante o inverno e pode mudar.”

Fonte: Racer.com

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