Por Kelly Crandall
A semana do campeonato da NASCAR chegou.
É a semana e o fim de semana mais movimentados e emocionantes da temporada, mas este ano há muito mais acontecendo no esporte do que coroar um campeão. Todas as três séries estavam na pista no último fim de semana, e todas as três séries deixaram o Martinsville Speedway tendo passado por algum tipo de drama ou frustração do piloto com relação a como as corridas de eliminação aconteceram.
À medida que a semana avança, aqui estão as manchetes a seguir.
Repercussão de Martinsville
Até o momento em que este artigo foi escrito, a NASCAR não abordou mais nada da noite de domingo no Martinsville Speedway. Não se espera que o Championship 4 mude. No entanto, a NASCAR precisa analisar as comunicações de rádio das equipes nº 1, 3 e 23 para entender como as voltas finais foram feitas pelos companheiros de equipe do fabricante em torno de William Byron e Christopher Bell.
A última vez que a NASCAR descobriu que alguém havia ajudado um companheiro de equipe foi na corrida de eliminação de Charlotte Roval em 2022. A Stewart-Haas Racing foi penalizada com pontos, dinheiro e suspensões porque a equipe de Cole Custer foi determinada como tendo parado para Chase Briscoe.
A comunicação de rádio indica que havia algum “plano” em andamento, que provavelmente seria não mexer com um colega piloto da Chevrolet. A ótica de Byron ter bloqueadores precisa ser abordada. A NASCAR também desmontou o carro de Wallace para ver se algo acontecia com ele quando ele diminuía a velocidade na volta final, em um momento em que Bell precisava daquela posição.
Independentemente do que a NASCAR decidir, será um tópico de conversa durante o último fim de semana do ano. Você pode contar com pilotos enfrentando perguntas ou usando mídias sociais para expressar suas opiniões sobre quem teria sido penalizado, se a NASCAR acertou ou errou, e se Bell intencionalmente pisou no muro.
Decisão liminar
Claro, uma decisão na disputa antitruste parece provável que aconteça bem no meio da semana do campeonato, e com uma dessas equipes que disputam o campeonato também sendo uma das partes processando a NASCAR. A 23XI Racing e a Front Row Motorsports querem correr como equipes charter na próxima temporada, enquanto a cláusula de liberação sobre processar a NASCAR é removida do acordo. Seja qual for a decisão, ela terá grandes implicações na temporada de 2025 e ficará pendurada no fim de semana do campeonato.
Estado do esporte
Espera-se que a NASCAR fale com a mídia em seu estado tradicional de discurso em algum momento durante o fim de semana. É preciso imaginar que a edição deste ano estará entre as mais temidas para a NASCAR.
Considere as perguntas usuais sobre o produto de corrida e arbitragem, e adicione o processo em andamento e que uma decisão é esperada esta semana sobre a liminar. Ah, e um dos pilotos competindo pelo campeonato – Tyler Reddick – é empregado por uma dessas equipes que estão processando a NASCAR.
Último passeio de Martin Truex Jr.
É a última corrida como piloto em tempo integral, pelo menos. Truex tem planos de correr a Daytona 500 na próxima temporada, e quem sabe se ou quando ele pode aparecer depois disso.
A carreira do nativo de Nova Jersey está lá em cima com as melhores. Truex foi descoberto por causa de seu talento e recebeu uma oportunidade de se tornar um piloto da NASCAR em um momento em que ele admite que não estava trabalhando para isso. Isso rapidamente resultou em dois campeonatos da Xfinity Series dirigindo para Dale Earnhardt Jr., e então uma carreira rochosa na Cup Series entre 2007 e 2013.
Houve anos de lutas em equipamentos inferiores, mudanças de equipes e, então, um escândalo de trapaça, não de sua autoria, que o tirou dos playoffs. Mas quando Truex desembarcou na Furniture Row Motorsports, tudo mudou. Não instantaneamente, mas depois de uma temporada terrível em 2014, o trabalho começou e, em 2017, ele era um campeão.
Desde 2015, Truex venceu 32 corridas. Ele fez isso com classe e paixão, e se tornou uma figura sobre a qual outros na garagem teriam dificuldade em encontrar algo ruim para dizer. Assim que for elegível, Truex será um membro do Hall da Fama da NASCAR de primeira votação.
Stewart-Haas Corrida
A areia na ampulheta acaba na noite de domingo para a Stewart-Haas Racing. A organização pode sair como campeã na Xfinity Series se Cole Custer defender seu título de 2023, mas na Cup Series, a única coisa em jogo é mais uma bandeira quadriculada para perseguir. As expectativas não são altas para uma vitória, dadas as dificuldades da empresa nas últimas temporadas, juntamente com o fato de que as probabilidades estão a favor do triunfo do candidato ao campeonato. Mas ninguém vai desistir vestindo uma camisa Stewart-Haas.
Também será um dia emocionante. A Stewart-Haas se orgulhava de ser um lugar onde corredores hardcore e motoristas durões iam trabalhar. Embora termine com um gemido em vez do estrondo que poderia fazer antes, a organização merece o respeito de ser lembrada pelo que fez em seu apogeu e não por seu fim.
Stewart-Haas terá corrido 1.986 corridas da série nacional quando o fim de semana chegar ao fim. Com um fim de semana restante para adicionar mais algumas, 70 vitórias foram conquistadas na Cup Series e 28 na Xfinity Series.
Ryan Blaney repete
Não houve um campeão repetido desde que Jimmie Johnson ganhou cinco títulos consecutivos da Cup Series de 2006 a 2010. E nunca houve um campeão consecutivo no formato da era de eliminação. Blaney tem a chance de redefinir ambas as estatísticas neste fim de semana. Ele está bem ciente de que nenhum piloto repetiu ainda neste formato, e ele sabe que alguém tem que ser o primeiro.
Blaney surpreendeu com sua corrida pelo campeonato no ano passado, e apoiá-la com outra corrida pelo campeonato solidifica sua posição como um dos principais concorrentes na série. Não é mais um piloto e uma equipe que seriam comentados como tendo potencial, mas sempre ficando aquém no final do ano.
Joey Logano procurando por três
Há dois pilotos ativos na Cup Series com mais de um campeonato neste currículo. Isso pode mudar no domingo se Blaney adicionar um segundo, mas por enquanto são Logano e Kyle Busch com dois títulos. Um terceiro para Logano daria a ele o maior número de campeonatos para um piloto ativo em tempo integral.
Logano e sua equipe receberam duas semanas para se preparar. Paul Wolfe tendo duas semanas para garantir que eles sejam melhores em Phoenix Raceway do que eram na primavera não deve ser ignorado. E se Logano é difícil de vencer para uma vitória de corrida, é um nível diferente quando ele está competindo pelo campeonato. Então, deixando de lado como ele chegou aqui – a desqualificação de Alex Bowman e Logano não estar forte na temporada regular – ele está aqui, e ele vai ser um fator no domingo.
Justin Allgaier tenta novamente
O veterano da NASCAR tem outra chance em seu primeiro campeonato, e ele novamente terá muitos em seu canto, esperando que isso aconteça. Allgaier tem sido um marco na Xfinity Series desde que se juntou à JR Motorsports em 2016, e ele fez de tudo, menos ganhar o grande prêmio. Não foi por falta de esforço, mas a sorte não brilhou para Allgaier quando mais importa.
Em 296 largadas com JRM, Allgaier venceu 22 corridas. Ele não terminou pior do que o sétimo na classificação com seis participações anteriores no Championship 4. E ele foi o vice-campeão do campeonato para Cole Custer no ano passado.
É apropriado que ele tenha chegado ao Championship 4 porque foi mais uma temporada e pós-temporada em que as coisas não foram fáceis. Talvez, dado tudo o que aconteceu com Allgaier e seu time nº 7, pegar o caminho difícil resultará na maior recompensa.
Fonte: Racer.com