Por Holly Cain
Com mais uma emocionante corrida de playoff oficialmente concluída, a NASCAR celebrará seus campeões da série de 2024 esta semana em um lugar novo, mas familiar.
A sempre aguardada Semana dos Campeões da NASCAR se muda para o centro da NASCAR, Charlotte, Carolina do Norte, pela primeira vez — com uma semana de comemoração encerrada com a cerimônia de premiação da NASCAR na sexta-feira à noite no Grand Ballroom do Charlotte Convention Center; o banquete e as festividades serão televisionados no domingo (15h, horário do leste dos EUA, The CW).
O campeão da NASCAR Cup Series deste ano, Joey Logano, da Team Penske, tem a honra de ser homenageado em três locais de campeonato diferentes por seu trio de títulos — Las Vegas (2018), Nashville (2022) e agora Charlotte.
Desta vez, Logano superou um Championship 4 que incluía seu companheiro de equipe Penske e campeão da Cup Series de 2023 Ryan Blaney, que foi seu vice-campeão na corrida final da temporada de Phoenix em 10 de novembro. William Byron, da Hendrick Motorsports, e Tyler Reddick, da 23XI Racing, completam os quatro candidatos elegíveis ao título.
“Eu amo os playoffs”, disse Logano durante a celebração do troféu no Phoenix Raceway. “Que corrida e que batalha do Team Penske lá no final.
“Temos três deles [campeonatos]”, ele acrescentou com um sorriso. “Isso é realmente especial.”
O título de Logano é realmente uma marca histórica para o esporte. Não é apenas o terceiro campeonato consecutivo da Cup Series para a Team Penske, mas a conquista de Logano o torna o primeiro piloto a ganhar três títulos para a Ford e apenas o 10º piloto na história da NASCAR a ganhar três campeonatos da Cup Series. Sua coleção de troféus agora é a maior entre os pilotos ativos em tempo integral.
Os fãs não só poderão comemorar o triunfo histórico de Logano, mas a Championship Week é uma verdadeira celebração para o esporte como um todo — desde o reconhecimento do prêmio de Piloto Mais Popular da National Motorsports Press Association (NMPA), que Chase Elliott, da Hendrick Motorsports, ganhou nas últimas seis temporadas consecutivas , até a divulgação de membros da equipe e da série NASCAR, que nem sempre estão sob os holofotes.
Todo o campo de 16 do NASCAR Cup Series Playoff — incluindo os campeões anteriores da série Eliott (2020), Kyle Larson (2021), Brad Keselowski (2012) e o campeão aposentado Martin Truex Jr. (2017) — estará presente esta semana. Justin Allgaier da JR Motorsports na Xfinity Series e Ty Majeski da ThorSport Racing na Craftsman Truck Series — ambos coroados campeões pela primeira vez — também estarão presentes.
O prêmio Comcast Community Champion of the Year será anunciado com a lista dos finalistas deste ano, incluindo o piloto Erik Jones, o funcionário da NASCAR Scott Crowell e a funcionária do Charlotte Motor Speedway Susan McKee.
O tão aguardado Betty Jane France Humanitarian Award, que homenageia aqueles que “fazem a diferença na vida das crianças por meio de organizações locais de crianças”, será anunciado. Os finalistas deste ano são Tammy Raulerson (College Station, Texas), Judy Simmons (Axton, Virginia), Carlos Washington (Florence, Carolina do Sul) e Julie Wooldridge (Mooresville, Carolina do Norte).
O cobiçado Prêmio Bill France de Excelência, que reconhece indivíduos que causaram um impacto substancial na NASCAR, será concedido a cada ano — o que é notável porque, nos últimos cinco anos, ele foi concedido a apenas duas pessoas — o CEO da Goodyear, Rich Cramer, em 2023, e o heptacampeão da NASCAR Cup Series, Jimmie Johnson, em 2020.
Além disso, entre as premiações significativas está o Prêmio NMPA Myers Brothers, que reconhece indivíduos ou grupos que fizeram contribuições extraordinárias às corridas de stock car.
Os indicados deste ano são o diretor aposentado da Xfinity Series, Wayne Auton, Greg Biffle, a Fundação Erik Jones, Larson, o ex-presidente de Talladega, Grant Lynch, o diretor executivo do Hall da Fama da NASCAR, Winston Kelley, o locutor play-by-play da PRN, Doug Rice, e o presidente aposentado da Toyota Racing Development, David Wilson.
A parte formal da Championship Week começa na quinta-feira com uma celebração das séries regionais e internacionais da NASCAR, incluindo a NASCAR Advance Auto Parts Weekly Series, a NASCAR Whelen Modified Tour, a ARCA Menards Series, a ARCA Menards Series East, a ARCA Menards Series West e todas as quatro populares séries internacionais da NASCAR — a NASCAR Brasil Series, a NASCAR Canada Series, a NASCAR Mexico Series e a NASCAR Whelen Euro Series.
O Red Carpet na quinta-feira será às 16h30 (horário do leste dos EUA) no Grand Ballroom do Charlotte Convention Center, seguido pela cerimônia de premiação e comemoração às 18h (horário do leste dos EUA).
Este ano, a Champion’s Week apresenta uma “Insider Experience” especial para fãs no NASCAR Hall of Fame. O evento com ingressos esgotados, que acontece na sexta-feira, inclui oportunidades exclusivas para fãs conhecerem pilotos e obterem autógrafos no NASCAR Hall of Fame, com acesso ao tapete vermelho na cerimônia de premiação da NASCAR e uma “Watch Party” especial no High Octane Theater do Hall of Fame.
Fonte: Nascar