Por Kelly Crandall
A NASCAR solicitou que o pedido de descoberta acelerada apresentado pela 23XI Racing e pela Front Row Motorsports fosse negado.
A resposta de 22 páginas à moção foi protocolada pela NASCAR na quarta-feira. Ao pedir que a moção seja negada, a NASCAR alega que é uma solicitação unilateral e não recíproca de alívio, mais parecida com uma moção para obrigar.
A NASCAR, em sua resposta à moção dos demandantes, começa dizendo: “Os demandantes entraram com uma ação sem mérito contra a NASCAR alegando alegações antitruste infundadas para obter acordos comerciais que eles rejeitaram anteriormente e tentar extorquir termos contratuais mais favoráveis”. Os acordos comerciais seriam o Charter Agreement de 2025 que as duas organizações não assinaram, que a NASCAR continua dizendo que não está mais disponível.
Ele também diz: “O prazo para os Autores assinarem os Contratos de Charter de 2025 expirou semanas atrás, e a NASCAR tomou medidas, consistentes com suas obrigações contratuais com outras Equipes de Charter, para planejar uma temporada com apenas 32 Charters. Os Autores não precisam desses Contratos de Charter para correr, e de fato declararam publicamente que correrão na NASCAR de qualquer maneira.”
A 23XI Racing e a Front Row Motorsports têm planos de colocar três inscrições fretadas em tempo integral na próxima temporada. Seria uma expansão para ambas as organizações, que estão colocando dois carros. A fretamento adicional para cada uma viria da Stewart-Haas Racing, que está fechando.
As duas organizações entraram com uma moção para descoberta acelerada com seu pedido de liminar em 9 de outubro. À medida que o processo antitruste contra a NASCAR prossegue, a 23XI Racing e a Front Row Motorsports querem correr como equipes charter em 2025.
Na moção para descoberta acelerada, as organizações solicitaram acesso imediato aos documentos e arquivos que discutem a disposição de liberação obrigatória no Contrato de Fretamento de 2025; documentos que discutem a decisão da NASCAR de encerrar as negociações com o Comitê de Negociação de Equipes e negociar apenas com equipes de corrida individuais para o Contrato de Fretamento de 2025; e documentos que discutem a decisão da NASCAR de apresentar às equipes uma proposta final do tipo “aceitar ou não” para o Contrato de Fretamento de 2025.
“Os pedidos exagerados dos demandantes desmentem seu verdadeiro objetivo: usar o processo de descoberta antitruste como uma arma”, alega o processo da NASCAR. Por sua vez, a NASCAR apresentou quatro argumentos: os demandantes não conseguem demonstrar uma probabilidade de dano irreparável; os pedidos expansivos dos demandantes não são estritamente adaptados à liminar; os demandantes não identificam nenhuma informação que esteja em risco de destruição; a postura processual e o momento da moção dos demandantes não dão suporte à descoberta acelerada.
Entretanto, se o tribunal decidir a favor da moção de descoberta acelerada, a NASCAR solicitou que a descoberta seja recíproca e limitada a documentos não privilegiados que estejam diretamente relacionados à questão levantada no pedido de liminar.
Fonte: Racer.com