A NASCAR teve seu pedido de suspensão parcial da liminar emitida à 23XI Racing e à Front Row Motorsports negado.
Ao negar a moção, o Juiz Distrital dos EUA Kenneth D. Bell modificou a liminar para ordenar que a NASCAR aprovasse imediatamente a venda de fretamento da Stewart-Haas Racing para a Front Row Motorsports. No entanto, ela se aplica apenas à Front Row Motorsports.
O mesmo não está em jogo para a 23XI Racing, pois sua transferência não estava no processo original. A equipe precisará fazer sua própria solicitação, pois se refere à venda de um fretamento que será considerado por si só pelo Tribunal.
Segundo Kelly Crandall, para a revista Racer, o juiz Bell concedeu a liminar em 18 de dezembro. A NASCAR então entrou com um pedido de emergência para uma suspensão parcial da apelação . Em seu pedido, a NASCAR argumentou que seria prejudicada pela liminar, enquanto as equipes não.
No entanto, em sua decisão de segunda-feira, o Juiz Bell escreveu que a NASCAR não demonstrou que terá sucesso nos méritos. Além disso, ele sentiu que todos os argumentos sobre danos irreparáveis já haviam sido apresentados ao Tribunal.
Ao contrário da NASCAR alegando que a liminar não era consistente com o precedente do Quarto Circuito, o Juiz Bell escreveu que o Tribunal tem “ampla discrição para criar uma liminar com base nas circunstâncias únicas deste caso”. Além disso, ao tornar a liminar específica para a temporada de 2025, a NASCAR não está entrando em um acordo de longo prazo com a 23XI Racing e a Front Row Motorsports.
Se a NASCAR obtiver sucesso no caso, “o Tribunal tem o poder equitativo de exigir a venda ou tomar outras medidas com relação aos charters transferidos pela SHR como parte da reparação final apresentada após o julgamento”.
A Front Row Motorsports enviou o documento para a transferência do estatuto Stewart-Haas em 14 de novembro de 2024. Foi depois de ser informado pelo presidente da NASCAR, Steve Phelps, em 11 de setembro, que a venda foi aprovada e a equipe precisava enviar os documentos. O mesmo sentimento reiterado por Phelps em 12 de setembro.
A NASCAR informou à Front Row em 5 de dezembro que a transferência não seria aprovada. O Tribunal observou que o único evento entre esses eventos foi o processo sendo aberto (2 de outubro) e a NASCAR dizendo à Front Row que “teria que desistir do processo e liberar seus direitos antitruste antes que a NASCAR aprovasse a transferência”.
Além disso, “o Tribunal reafirma sua constatação factual de que o registro mostra que os motivos pelos quais os réus declararam que não aprovariam a transferência para a Front Row foram todos baseados na relutância da Front Row em desistir deste processo e liberar suas reivindicações antitruste. A liberação provavelmente será considerada ilegal, conforme descrito acima. Além disso, recusar-se a proibir a NASCAR de se recusar a aprovar a compra da licença SHR pela Front Row causará à Front Row dano irreparável imediato na perda de uma rara oportunidade de adquirir uma vaga de corrida de licença.”
Por outro lado, o Tribunal concluiu que a NASCAR não sofreria danos irreparáveis se corresse sob o acordo de fretamento de 2025. São os mesmos termos que a NASCAR firmou com outras equipes e que a NASCAR disse ao Tribunal que eram justos e benéficos para todos.
Um julgamento sobre o processo antitruste – se não for resolvido entre as partes nesse meio tempo – será realizado em dezembro de 2025.