NASCAR nega pedido de suspensão parcial de liminar

por Racer
Foto: Nigel Kinrade

A NASCAR teve seu pedido de suspensão parcial da liminar emitida à 23XI Racing e à Front Row Motorsports negado.

Ao negar a moção, o Juiz Distrital dos EUA Kenneth D. Bell modificou a liminar para ordenar que a NASCAR aprovasse imediatamente a venda de fretamento da Stewart-Haas Racing para a Front Row Motorsports. No entanto, ela se aplica apenas à Front Row Motorsports.

O mesmo não está em jogo para a 23XI Racing, pois sua transferência não estava no processo original. A equipe precisará fazer sua própria solicitação, pois se refere à venda de um fretamento que será considerado por si só pelo Tribunal.

Segundo Kelly Crandall, para a revista Racer, o juiz Bell concedeu a liminar em 18 de dezembro. A NASCAR então entrou com um pedido de emergência para uma suspensão parcial da apelação . Em seu pedido, a NASCAR argumentou que seria prejudicada pela liminar, enquanto as equipes não.

No entanto, em sua decisão de segunda-feira, o Juiz Bell escreveu que a NASCAR não demonstrou que terá sucesso nos méritos. Além disso, ele sentiu que todos os argumentos sobre danos irreparáveis ​​já haviam sido apresentados ao Tribunal.

Ao contrário da NASCAR alegando que a liminar não era consistente com o precedente do Quarto Circuito, o Juiz Bell escreveu que o Tribunal tem “ampla discrição para criar uma liminar com base nas circunstâncias únicas deste caso”. Além disso, ao tornar a liminar específica para a temporada de 2025, a NASCAR não está entrando em um acordo de longo prazo com a 23XI Racing e a Front Row Motorsports.

Se a NASCAR obtiver sucesso no caso, “o Tribunal tem o poder equitativo de exigir a venda ou tomar outras medidas com relação aos charters transferidos pela SHR como parte da reparação final apresentada após o julgamento”.

A Front Row Motorsports enviou o documento para a transferência do estatuto Stewart-Haas em 14 de novembro de 2024. Foi depois de ser informado pelo presidente da NASCAR, Steve Phelps, em 11 de setembro, que a venda foi aprovada e a equipe precisava enviar os documentos. O mesmo sentimento reiterado por Phelps em 12 de setembro.

A NASCAR informou à Front Row em 5 de dezembro que a transferência não seria aprovada. O Tribunal observou que o único evento entre esses eventos foi o processo sendo aberto (2 de outubro) e a NASCAR dizendo à Front Row que “teria que desistir do processo e liberar seus direitos antitruste antes que a NASCAR aprovasse a transferência”.

Além disso, “o Tribunal reafirma sua constatação factual de que o registro mostra que os motivos pelos quais os réus declararam que não aprovariam a transferência para a Front Row foram todos baseados na relutância da Front Row em desistir deste processo e liberar suas reivindicações antitruste. A liberação provavelmente será considerada ilegal, conforme descrito acima. Além disso, recusar-se a proibir a NASCAR de se recusar a aprovar a compra da licença SHR pela Front Row causará à Front Row dano irreparável imediato na perda de uma rara oportunidade de adquirir uma vaga de corrida de licença.”

Por outro lado, o Tribunal concluiu que a NASCAR não sofreria danos irreparáveis ​​se corresse sob o acordo de fretamento de 2025. São os mesmos termos que a NASCAR firmou com outras equipes e que a NASCAR disse ao Tribunal que eram justos e benéficos para todos.

Um julgamento sobre o processo antitruste – se não for resolvido entre as partes nesse meio tempo – será realizado em dezembro de 2025.

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