Por Kelly Crandall
O presidente da NASCAR, Steve Phelps, disse à 23XI Racing que “a NASCAR fez várias concessões e compromissos” durante a negociação do Contrato de Fretamento de 2025, em uma carta assinada por Phelps à organização no mês passado.
A carta fazia parte das provas divulgadas na quarta-feira, quando uma liminar foi apresentada pela 23XI Racing e pela Front Row Motorsports. A 23XI e a FRM estão tentando correr como equipes charter em 2025, enquanto o processo legal se desenrola, mas sem desistir de suas reivindicações antitruste.
Phelps escreveu que:
– A NASCAR concordou em se reunir bem antes do cronograma delineado no acordo de fretamento existente para iniciar as obrigações de renovação de boa-fé
– A NASCAR concordou em estender o prazo além do acordo atual de direitos de mídia
– A NASCAR concordou com as proteções de direitos de renovação
– A NASCAR criou um comitê consultivo de equipe para solicitar informações adicionais das equipes sobre as principais decisões estratégicas para a indústria
– A NASCAR absorveu todos os custos de hospedagem e manutenção do site da equipe na plataforma da NASCAR
– A NASCAR reduziu a taxa de transferência da proposta inicial
– A NASCAR dispensou os limites de dívida, aumentou o valor da participação de capital privado e trabalhou com as equipes em torno da linguagem de transferência
– A NASCAR concordou em aumentar a posição financeira das equipes, tornando-as as maiores beneficiárias das receitas de mídia em detrimento financeiro de outras partes interessadas da indústria.
A correspondência é a única visão sobre a abordagem da NASCAR ao assunto, já que eles não emitiram uma declaração pública sobre o processo. 23XI e Front Row são representados por Jeffrey Kessler da Winston & Strawn, enquanto a NASCAR é representada por Chris Yates da Latham & Yates.
Phelps continuou a abordar a alegação da 23XI Racing de que a NASCAR não negociou de boa fé com o comitê de negociação de equipes (TNC). Ele disse que a NASCAR, por meio de comentários de proprietários de equipes, “ficou preocupada” que todas as equipes não estavam sendo informadas com precisão pelo TNC e, portanto, começou a negociar com as equipes individualmente. A NASCAR e o TNC estavam negociando há dois anos um novo acordo de fretamento .
“Sentimos que essa abordagem produziu um documento mais equilibrado, refletindo as preocupações e posições de todos os proprietários de barcos”, escreveu Phelps.
Phelps então passou a abordar preocupações específicas levantadas pela 23XI Racing. A organização enviou à NASCAR uma carta datada de 6 de setembro, assinada pelos coproprietários Denny Hamlin e Michael Jordan, sobre suas preocupações com o novo acordo de fretamento. Entre elas estava que “não forneceremos direitos de PI de equipe para a NASCAR a menos que haja uma negociação que resulte em uma parcela significativa da receita gerada por esses direitos de PI”.
Phelps respondeu que a NASCAR não usará direitos de PI da equipe fora dos direitos tradicionalmente concedidos para participação no evento (por exemplo, direitos ao vivo e de retransmissão e licenciamento de trabalhos, etc.). Se a NASCAR quisesse usá-los além desses direitos, eles trabalhariam por meio do novo processo de negócios.
No entanto, Phelps disse que os dois lados não conseguem concordar com o fato de a 23XI querer “direitos de proteção razoáveis em relação a decisões unilaterais da NASCAR que aumentam as taxas e os custos para competir na Cup Series em uma quantia substancial de dinheiro”.
Disse Phelps: “A NASCAR criou o comitê consultivo de equipes para que as equipes possam fornecer informações à NASCAR sobre custos e outras mudanças; no entanto, a NASCAR precisa ter a capacidade de governar o esporte.”
23XI deu à NASCAR oito pontos que queria mudar no acordo de fretamento. Phelps acredita que sete deles podem ter sido resolvidos e “nós apreciamos seu reconhecimento de que não concordar em todos os pontos não é uma falha em negociar de boa fé.”
Para finalizar a carta, Phelps escreveu longamente: “Michael e Denny, esperamos sinceramente que vocês renovem seu Contrato de Fretamento, pois sentimos que é um bem valioso para sua(s) Equipe(s). A NASCAR precisa finalizar a proporção da estrutura de propriedade da equipe de Fretamento e Aberta para fins de planejamento para a NASCAR e outras partes interessadas da indústria para as temporadas de 2025, pois essas informações são necessárias para que a NASCAR prepare sua documentação…
“Como você deve ter ouvido, as outras equipes Charter já estão no processo de planejamento com a NASCAR sobre como seguiremos em frente e cresceremos juntos em 2025. Portanto, precisaremos ter um Contrato de Charter executado até o fechamento do expediente (17h ET) na sexta-feira, 20 de setembro de 2024. Obviamente, se você optar por não executar seu Contrato de Charter, você é bem-vindo para correr na NASCAR Cup Series de 2025 como uma equipe aberta e ficaremos felizes em encaminhar essa documentação a você. Quer você renove ou não, a NASCAR espera trabalhar com você em 2025 e além.”
A 23XI Racing não assinou um Charter Agreement. O processo antitruste foi aberto em 2 de outubro na Carolina do Norte.
Fonte: Racer.com