Por Kelly Crandall
A NASCAR concentrou sua análise da chegada do Martinsville Speedway em Christopher Bell para determinar quem estaria no Campeonato 4 pelo título da Cup Series.
Bell foi penalizado por andar no muro na volta final nas curvas finais, o que o eliminou da posição. A vaga de transferência final foi para William Byron.
Na chegada inicial, Bell avançou por meio de um desempate sobre Byron, mas levou 27 minutos para a NASCAR revisar o vídeo e confirmar a chegada e quem avançou.
“Quando você olha para isso hoje, ele claramente subiu contra a cerca nas [curvas] 3 e 4 e andou na cerca até a [curva] 4 lá”, disse o vice-presidente sênior de competição da NASCAR, Elton Sawyer. “Isso é estritamente para proteger nossos pilotos e nossos fãs. Essa é bem direta.”
A penalidade foi uma violação de segurança. O wall ride se enquadra na violação de segurança no Livro de Regras da NASCAR, o que ficou claro em 2022 depois que Ross Chastain fez o movimento de videogame para avançar na pós-temporada. Chastain abriu caminho na Curva 3 e montou no muro até o final.
Os executivos da Joe Gibbs Racing foram até o transportador da NASCAR para falar sobre a decisão. Foi uma conversa de aproximadamente 15 minutos na qual lhes foi dito que uma violação durante a corrida não é passível de apelação.
Bell negou ter passado pelo muro intencionalmente. Ele disse que cometeu um erro ao entrar na Curva 3 e o carro deslizou para dentro do muro. No entanto, Bell reconheceu que sabia que precisava das posições e tentou chegar à linha de chegada o mais rápido possível.
“Cometi um erro e deslizei para o muro”, disse Bell. “Infelizmente, eles consideraram isso uma violação de segurança. Não sei o que dizer. Não avancei minha posição para o muro. Perdi tempo na pista de corrida, mas não era para ser.
“Está tudo bem.”
A única posição que Bell poderia ter tomado era do companheiro de equipe da Toyota, Bubba Wallace. Bell estava no processo de ultrapassar Wallace indo para a Curva 3 antes de seu carro deslizar para o muro.
“Não vou especular sobre o que Christopher fez ou o que ele pretendia fazer”, disse Sawyer. “Não seria justo tentar tomar esse tipo de decisão com base nisso. Analisamos os dados e o vídeo, e fomos muito claros com base em nossas conversas com nossa indústria e com base naquela mudança de dois anos atrás, que isso não será tolerado.”
No entanto, a NASCAR tem mais a analisar de domingo. A jogada de Bell foi a questão imediata que a NASCAR abordou.
Wallace diminuiu a velocidade na reta final na volta final antes de Bell alcançá-lo para a posição. Ele negou que fosse para ajudar seu companheiro de equipe e disse que algo aconteceu com seu carro e que ele estava tentando não causar uma advertência.
A Chevrolet também tinha três pilotos atrás de Byron que não tentaram ultrapassá-lo. É um ponto por posição, e Byron não podia se dar ao luxo de perder nenhum, pois estava apenas um ponto à frente de Bell quando a corrida terminou.
O rádio do carro nº 3 de Austin Dillon mostrou que sua equipe estava ciente da situação de Byron e discutiu isso com menos de 25 voltas para o fim. Dillon foi informado mais tarde que se ele passasse Byron, isso moveria o piloto da Hendrick Motorsports para fora dos playoffs.
Dillon acabou atrás de Byron nas voltas finais. Ross Chastain, outro piloto da Chevrolet, estava do lado de fora de Dillon. Carson Hocevar correu atrás de Dillon e Chastain lado a lado.
“O chefe da equipe [nº] 1 sabe do acordo?”, pergunta uma voz no rádio de Dillon.
“Sim, ele deveria”, diz outra voz.
Todas essas cadeias de eventos serão analisadas esta semana pela NASCAR.
“Pegaremos todos os dados, vídeos, ouviremos áudio e vídeo no carro”, disse Sawyer. “Faremos tudo isso, como faríamos em qualquer evento.”
Fonte: Racer.com