NASCAR esclarece política de reboque para equipes antes das últimas cinco corridas

por Racer

Por Kelly Crandall 

Foto: Gavin Baker

A NASCAR comunicou às equipes da Cup Series esta semana um esclarecimento sobre como lidará com a política de reboque e o relógio DVP pelo restante da temporada, após um dia emocionalmente carregado no Talladega Superspeedway.

Para as cinco corridas finais:

  • A NASCAR rebocará carros de volta para a pista de boxes que tenham um ou mais pneus furados e danos reparáveis ​​após se envolverem em um incidente. (Foi o que foi visto em Talladega quando Chase Elliott e Chase Briscoe foram rebocados de volta para a pista de boxes após estarem no Big One.)
  • Se um piloto se envolver em um acidente e tiver danos significativos, como um radiador quebrado ou vazamento de outros fluidos, ele será rebocado para a garagem e ficará fora da corrida.
  • Se um piloto tiver quatro pneus inflados, mas não puder dirigir de volta para o pit road, ele será declarado fora da corrida. Esta última é a mesma regra que foi aplicada durante toda a temporada e foi vista mais recentemente em Watkins Glen com o piloto da Team Penske, Ryan Blaney.

A comunicação entre a NASCAR e os chefes de equipe ocorreu após um acidente de 27 carros no último fim de semana, resultando em confusão e raiva sobre como a NASCAR lidou com a cautela. A NASCAR explicou nas semanas anteriores que os carros que não pudessem voltar para a pista dos boxes seriam declarados fora da corrida, com Josh Berry vivenciando isso uma semana antes de Talladega, no Kansas Speedway, depois que seu carro nº 4 se envolveu em um incidente na primeira volta e não conseguiu voltar com pneus furados.

“Agradeci a comunicação desta semana e a iniciativa de melhorar as coisas”, postou o chefe da equipe de Berry, Rodney Childers, nas redes sociais sobre a atualização da política. “Kansas não foi bom para nenhum de nós. Estou ansioso por mais comunicação durante a offseason para melhorar tudo para todos os envolvidos.”

A NASCAR planeja aprofundar os detalhes da política antes da temporada de 2025.

“Esse tem sido um grande tópico de discussão, especialmente depois da semana passada e da semana anterior com o Kansas e o carro [nº] 4”, disse Blaney. “Tivemos nossa coisa em Watkins Glen. Não sei – por um lado, é bom que eles tenham sentado todo mundo e feito essa regra de, ‘OK, é isso que vai ser agora.’ Eu gostaria que eles tivessem feito isso antes, como antes dos playoffs? Sim. Eu gostaria que eles tivessem deixado do mesmo jeito e é isso que é e vamos falar sobre isso na offseason? Sim, também.

“Eu faço o que eles me dizem. Não tenho influência nesse lado. Sei que houve alguma confusão na semana passada sobre o porquê [esses caras estão] sendo empurrados para trás quando estão claramente danificados, e na decisão, quando eles não podem dirigir de volta, eles não devem ser empurrados para trás. Acho que essa foi a maior coisa. … É um momento estranho e infeliz, especialmente para o time [nº] 4. Sinto pena desses caras no Kansas com a forma como está agora, mas é o que é. Pelo menos eles deixaram claro como vão tratar isso daqui para frente.”

Denny Hamlin não viu isso como uma mudança de regra, mas mais como uma interpretação da regra. O piloto da Joe Gibbs Racing continua a esperar consistência da NASCAR em questões de arbitragem.

“Nós certamente jogamos pela letra da lei por um longo tempo, e então mudamos disso, então, embora tenha havido uma mudança desde a semana passada, pelo menos se o que eles disseram for verdade, eles vão jogar da mesma forma daqui para frente e não mudar”, disse Hamlin. “Eu certamente preferiria que mudasse no final do ano, como eles falaram, mas aqui estamos e espero que tenhamos alguma consistência nos últimos cinco.”

Briscoe não olhou para o que foi dito. Foi uma semana movimentada para o piloto da Stewart-Haas Racing, cuja esposa Marissa deu à luz gêmeos. Como tal, Briscoe não estava no telefone nem prestou muita atenção a nada que não fosse relacionado à família.

William Byron, da Hendrick Motorsports, o único piloto bloqueado na Rodada de 8, está esperançoso de que não haverá muitos problemas surgindo que colocariam a política de reboque em prática. Além do domingo no Charlotte Roval, Byron não vê as próximas corridas como curingas como o que foi visto anteriormente na pós-temporada.

“Sinto que passamos por todas aquelas corridas [onde] o DVP vai ser mais um problema”, disse ele. “Na Rodada de 8, se você estiver batendo, provavelmente não vai conseguir passar de qualquer maneira. Essas corridas provavelmente ficaram para trás, espero. Não sei; acho que o Roval pode ser assim, talvez, mas estamos indo meio devagar por aqui. No infield, sinto que você pode se recuperar sem pneus furados. Os pneus furados são criados apenas pela velocidade, travando os freios e outras coisas.

“Eu realmente não presto muita atenção nisso. Isso é trabalho de outras pessoas.”

Fonte: Racer.com

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