NASCAR emite amplas atualizações de regras antes da temporada de 2025

por Racer
Foto: Nigel Kinrade

A NASCAR divulgou um longo boletim de regras na sexta-feira que inclui mudanças nos procedimentos de corrida, penalidades adicionais e a adição de um 41º carro ao grid da Cup Series.

Este último é um dos maiores itens do boletim. Ele começa com a adição de uma Open Exemption Provisional que garantirá uma posição inicial para um piloto de classe mundial de outra série que entrar em uma corrida. A NASCAR adicionará uma 41ª posição inicial se uma equipe for aprovada para utilizar uma Open Exemption Provisional.

Segundo Kelly Crandall, da revista Racer, uma equipe deve fazer a solicitação 90 dias antes de um evento. O piloto e o proprietário do carro que utilizar o provisório não são elegíveis para pontos, pontos de playoff ou prêmios em dinheiro. Se a equipe vencesse uma corrida, seria uma vitória oficial e entraria na elegibilidade para a All-Star Race, mas não contaria para a elegibilidade para a pós-temporada.

No caso deste último, o segundo colocado receberia os primeiros pontos do playoff, mas não os pontos do playoff nem a elegibilidade para o playoff.

A mudança mais notável no procedimento de corrida diz respeito à Política de Veículos Danificados (DVP) na Cup Series, que não tirará mais uma equipe da corrida. Um piloto poderá dirigir ou ser rebocado para a garagem enquanto estiver sob a DVP e retornar à corrida. Não haverá relógio DVP para uma equipe que fizer reparos na garagem.

A opção também continua sendo trabalhar no veículo no pit stall. No entanto, os reparos na pista de pit ainda serão mantidos no relógio de sete minutos (ou oito minutos no Atlanta Motor Speedway). Quando o relógio expirar, a equipe deve ir para a garagem para continuar os reparos. Haverá uma penalidade se o piloto deixar seu box para retornar à corrida e o relógio DVP expirar antes que ele chegue à saída da pista de pit. Uma velocidade mínima ainda será necessária para ser cumprida quando um piloto retornar à corrida.

Como esperado após a controvérsia em torno do final da corrida Martinsville Speedway de outono, a NASCAR adicionou penalidades para violações do fabricante. Isso incluirá deduções de pontos do fabricante e/ou a perda de horas de túnel de vento e/ou a perda de corridas de dinâmica de fluidos computacional (CFD).

A NASCAR adicionou formalmente as mudanças aos procedimentos de prática e qualificação que foram anunciadas em dezembro. Além disso, a redação em torno da regra de 100% foi alterada para focar em “manipular” o resultado de uma corrida.

A elegibilidade para dispensa de playoff também mudou. Se um piloto perder uma corrida e receber uma dispensa de playoff, ele perderá todos os pontos de playoff atuais e futuros que forem ganhos antes do início da pós-temporada. O piloto começará a pós-temporada com um máximo de 2.000 pontos.

No entanto, há exceções para perder pontos se for dada uma dispensa de playoff. Essas precisarão ser por razões médicas, como o motorista ter uma razão médica, nascimento de um filho, emergência familiar e mais. A restrição de idade para motoristas que não são elegíveis para competir em pistas de corrida de uma milha ou mais também é uma exceção.

A decisão da NASCAR de conceder ou negar uma isenção de playoff não pode ser apelada.

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