Por Kelly Crandall
O primeiro passo no processo antitruste que a 23XI Racing e a Front Row Motorsports moveram contra a NASCAR ocorreu na segunda-feira, enquanto os advogados discutiam sobre a liminar que as equipes querem para a temporada de 2025.
“Foi um argumento vigoroso”, disse Jeffrey Kessler da Winston & Strawn, o advogado principal das equipes, depois. “Acho que fizemos todos os pontos que tínhamos que fazer, e vamos esperar por sexta-feira e, esperançosamente, obter nossa liminar.”
A audiência ocorreu no tribunal federal do Distrito Ocidental da Carolina do Norte perante o Juiz Distrital dos Estados Unidos Frank D. Whitney. Whitney disse ao tribunal que ambos os lados deram argumentos extraordinários para serem levados em consideração, e a esperança é ter uma decisão até sexta-feira.
A NASCAR coroará seus campeões de 2024 neste fim de semana no Phoenix Raceway.
A maioria dos procedimentos de segunda-feira revisitou moções e respostas previamente arquivadas. No entanto, Kessler argumentou perante o tribunal que a 23XI Racing e a Front Row Motorsports correndo como uma equipe aberta colocam sua posição na indústria em risco. Além do prêmio em dinheiro que é menor do que o que uma equipe charter ganha, ele disse que os pilotos e patrocinadores podem deixar a organização.
“Acho que deixamos bem claro qual é o nosso pedido”, disse Kessler. “Acho que o outro lado trabalhou muito duro em seus documentos e em sua apresentação para apresentar um caso que não existe, e acho que, no final da audiência, ficou bem claro o que estamos pedindo e por que temos direito a esse alívio.”
Todas as partes envolvidas nas equipes de corrida compareceram à audiência. Michael Jordan, Denny Hamlin, Bob Jenkins e Curtis Polk sentaram-se juntos atrás de sua representação.
O presidente e CEO da NASCAR, Jim France, estava presente, assim como o consultor sênior Mike Helton.
A liminar é para que a 23XI Racing e a Front Row Motorsports compitam como equipes charter em 2025. Como parte de seu argumento, as equipes estão pedindo que a cláusula de liberação antitruste no acordo de charter seja dispensada durante o processo legal.
A cláusula de liberação foi um grande tópico de foco. Ela diz que, uma vez que uma equipe tenha assinado o acordo de carta – ou aberto –, ela não pode processar a NASCAR.
A representação da NASCAR, que foi liderada por Chris Yates da Latham & Watkins, tinha um deck de slides para acompanhar seu argumento. A cláusula de liberação, disse Yates, é a mesma que todas as equipes de corrida concordaram anteriormente e tem sido a mesma desde o acordo de fretamento original que foi introduzido em 2016.
Yates também discordou do argumento de que o acordo de 2025 foi imposto às equipes de corrida, dado que houve mais de dois anos de negociações. Além disso, ele disse que as equipes foram aconselhadas nas negociações por um conselho proficiente.
Ao continuar a expor o acordo da NASCAR, Yates apresentou citações de proprietários que assinaram o acordo e como elas diferiam dos sentimentos da 23XI Racing e da Front Row. Em um ponto, Yates disse que os méritos do caso do autor eram “artificiais” e “francamente inventados”.
“Sobre o que eles estão brigando aqui?”, disse Kessler. “Eles estão brigando para tentar obter uma liberação de reivindicações, que eles acham que vão perder. Se eles não achavam que iriam perder, por que eles se importariam com isso? Por que eles não diriam: ‘Tudo bem, não temos uma liberação. Vamos vencer.’ Não é onde eles estão.”
O atual acordo de fretamento termina em 31 de dezembro. É por isso que há urgência em uma decisão sobre o pedido de liminar.
“Estou otimista de que estamos certos”, disse Kessler. “Espero que o juiz veja da maneira certa e que eventualmente venceremos neste caso. Este é o primeiro passo. Estou litigando há muito tempo e não faço previsões sobre os resultados dos casos. Mas me senti muito bem, que é tudo o que posso fazer, que fizemos nosso caso, que estávamos certos sobre os fatos, estávamos certos sobre a lei. Espero que o juiz concorde.”
A NASCAR e seus representantes não falaram depois de deixar o tribunal.
Fonte: Racer.com