Por Kelly Crandall
A NASCAR realizou seu primeiro teste de pneus em piso molhado em uma pista intermediária na segunda-feira, e os primeiros relatórios foram positivos.
O teste foi realizado no Homestead-Miami Speedway um dia após a corrida Round of 8. Alex Bowman (Chevrolet), John Hunter Nemechek (Toyota) e Ryan Preece (Ford) foram os pilotos que participaram. Havia cinco conjuntos de pneus, com quatro deles sendo diferentes opções de tempo chuvoso para trabalhar.
“Eles molharam a pista na noite anterior, então estava úmida, e eles a molharam antes do início do teste”, disse o diretor administrativo da NASCAR Cup Series, Brad Moran, à SiriusXM NASCAR Radio. “Pelos meus relatórios – e vamos passar por isso detalhadamente mais tarde hoje em nossa reunião de competição – os pneus aguentaram muito bem. Eles fizeram um ótimo trabalho.
“Eles estavam correndo contra a parede e meio que por toda a pista de corrida no molhado. Havia um pouco de spray, o que esperávamos. As velocidades são obviamente muito maiores quando chegamos a milhas e meia, então provavelmente temos um pouco de trabalho a fazer lá. Mas, no geral, foi um teste muito bom. Todos os três pilotos concordaram sobre o pneu que todos gostaram; todos concordaram que era o melhor pneu. Ganhamos muito.”
Moran prevê ver mais pneus para chuva sendo usados na próxima temporada. A NASCAR usou pneus para chuva em um oval pela primeira vez em North Wilkesboro na temporada passada no evento sem pontuação All-Star Race.
A primeira vez que eles foram usados em um oval em um evento de pagamento de pontos foi no Richmond Raceway em abril. A série então teve a chance de usá-los para terminar o evento de junho no New Hampshire Motor Speedway.
A NASCAR não usa seus pneus quando está em chuva forte. No entanto, uma chuva leve ou uma pista que não precisa estar completamente seca permite que a NASCAR reinicie um evento mais cedo.
“Esta é uma diretriz de Jim France alguns anos atrás; temos trabalhado duro nisso”, disse Moran. “Começamos a fazer alguns testes alguns anos atrás. Obviamente, conseguimos ver mais disso este ano, e funcionou muito bem em New Hampshire, assim como em North Wilkesboro. Certamente nos ajudou a voltar a correr e ajudou os fãs a terem a oportunidade de aproveitar a corrida quando eles vierem.
“Então, novamente, não corremos em chuvas torrenciais, mas certamente corremos em pistas molhadas. A Goodyear fez um trabalho fabuloso com os pneus.”
Fonte: Racer.com