Por Kelly Crandall

William Byron está de volta ao Championship 4 para o campeonato da NASCAR Cup Series, mas teve dificuldades para comemorar na noite de domingo no Martinsville Speedway.
Byron e a equipe No. 24 Hendrick Motorsports ficaram com a vaga de transferência final quando a NASCAR penalizou Christopher Bell. Bell foi considerado como tendo passado pelo muro na volta final, o que foi proibido depois que Ross Chastain realizou o movimento em 2022.
Na chegada, Bell avançou sobre Byron por meio de um desempate, mas a penalidade anulou a jogada e ele caiu da 18ª posição para a 22ª.
Byron terminou em sexto.
“Não sei o que pensar”, disse Byron. “Tenho dificuldade em me sentir feliz nessa situação. Nós apenas corremos o mais forte que podíamos e corremos dentro das regras e tudo mais, então é o que é naquele ponto.
“Estávamos empatados em pontos, e como eu disse, o passeio no muro é o que é. Nós apenas tivemos que lutar contra isso. Eu não sei. Estou feliz por correr por um campeonato, isso é certo.”
Demorou 27 minutos até que a decisão fosse anunciada. Byron e Bell permaneceram no pit road com suas equipes enquanto o acabamento era revisado. Havia multidões ao redor dos dois pilotos para capturar o momento em que um deles recebeu a notícia de que correria por um campeonato.
“Eu nunca passei por algo assim”, disse Byron. “Definitivamente houve algum drama nisso, com certeza, porque geralmente eu já estou indo para casa agora. Eu realmente não sei o que pensar sobre tudo isso, mas sou grato que a NASCAR olhou para isso, que eles têm regras em vigor, e é isso que é.”
Byron pensou que estava claro o que aconteceu. Embora tenha pensado em fazer tal movimento, ele sabe que há uma regra contra isso.
O acabamento foi definido quando o No. 24 correu dentro do top 10 durante toda a tarde e ganhou 15 pontos de estágio, enquanto Bell não ganhou nenhum e foi enterrado no grupo por causa de vários erros. Nas voltas finais, Byron tentou segurar uma pequena vantagem de um ponto sobre Bell.
Ele também tinha companheiros de equipe atrás dele para ajudar a causa. Havia três pilotos da Chevrolet empilhados atrás de Byron, nenhum dos quais fez uma ultrapassagem que tiraria um ponto.
“Ninguém me moveu e eles me deram espaço para meio que alcançar meu carro”, disse Byron. “Eles correram duro comigo. Eu simplesmente não tinha pneus traseiros suficientes, então eu precisava de toda a pista de corrida, e eu estava usando tudo.”
Byron disse que ninguém atrás dele o levantou para que ele pudesse manter sua posição.
É o segundo ano consecutivo que ele aparecerá no Championship 4.
“Estou animado; mal posso esperar para correr por um campeonato na semana que vem”, disse Byron. “Sei que vamos dar uma surra lá. Tivemos um carro incrível hoje, tivemos um pequeno dano, mas fiquei muito feliz com ele. Estou animado.”
Fonte: Racer.com