Museu IMS pretende arrecadar US$ 100 milhões leiloando os carros de corrida mais valiosos

por Racer

O Indianapolis Motor Speedway Museum está vendendo seus carros mais valiosos em parceria com a casa de leilões RM Sotheby’s e espera arrecadar mais de US$ 100.000.000 com o lançamento.

Segundo Marshall Pruett, da revista Racer, um total de 11 carros foram retirados do museu, que funciona como uma entidade independente que reside na propriedade de Roger Penske, mas não foi incluída na compra da IMS pela Penske Entertainment em 2020. A maioria do lote representa carros doados e aquisições de veículos incrivelmente raros e valiosos de outras séries além da IndyCar e não têm procedência das 500 Milhas de Indianápolis.

Com base nos preços de leilão previstos para os 11 carros, mais de US$ 106.000.000 poderiam ser gerados se os grandes números fossem alcançados para os dois primeiros e os preços médios fossem alcançados para as últimas oito ofertas.

  • Carro de Fórmula 1 Mercedes-Benz W196 R Streamliner de 1954 (mais de US$ 52.000.000)
  • Ferrari 250 LM vencedora de Le Mans de 1964 (acima de US$ 26.000.000)
  • Ford GT40 Mk II 1966 (US$ 8.000.000 a US$ 11.000.000)
  • 1957 Chevrolet Corvette SS Projeto XP-64 ($ 5.000.000- $ 7.000.000)
  • 1908 Mercedes 17,3 litros 150 HP ‘Brookland’ Semmering Rennwagen ($ 7.000.000 – $ 9.000.000)
  • Carro de corrida Itala 120 HP 1907 (US$ 2.000.000 a US$ 3.000.000)
  • Bugatti Type 35B Grand Prix de 1930 (US$ 1.000.000 a US$ 1.800.000)
  • 1991 Benetton B191 Fórmula 1 ($ 600.000- $ 1.000.000)
  • 1965 Spirit of America Sonic I (US$ 500.000 a US$ 1.000.000)
  • 1911 Mercedes 22/40 HP ‘Colonial’ Double Phaeton ($ 150.000- $ 250.000)
  • Laurin & Klement Tipo S2 Sportswagen 1911 (US$ 100.000 a US$ 150.000).

De acordo com o museu, que fechou em novembro de 2023 e reabriu em abril após tentar arrecadar e investir US$ 89 milhões na reforma da propriedade, o edifício que abriu suas portas em 1956 e seu conselho de diretores farão bom uso da renda do leilão como um meio de garantir o futuro do museu.

“Após muita deliberação, o Indianapolis Motor Speedway Museum decidiu retirar o acesso e vender nove veículos de nossa coleção que não correspondem à nossa missão”, disse Kara Kovert Pray, do museu, à RACER. “Também estamos vendendo dois veículos adicionais previamente aprovados para retirada de acesso em 2021. A retirada de acesso e a venda de artefatos é algo que fazemos desde 2017, e esses são os últimos veículos não diretamente conectados à missão do Indianapolis Motor Speedway Museum.”

Se há uma desvantagem em vender alguns dos carros que vão para a RM Sotheby’s, é a perda de variedade entre as máquinas centradas na Indy 500 que dominam o museu. Com tantos carros iguais exibidos ano após ano, a mistura de carros icônicos de Fórmula 1, carros esportivos, veículos recordes de velocidade em terra e automóveis antigos trouxe variedade a uma variedade de peças de exposição da Indy 500 que, de outra forma, seriam previsíveis.

Supondo que a quantia de nove dígitos seja alcançada, o museu poderia destinar parte dos fundos à aquisição de novos carros para preencher os 11 existentes.

“Os lucros da venda nos permitirão criar um fundo patrimonial robusto que garantirá a viabilidade do Museu a longo prazo”, Pray continuou. “Este fundo patrimonial nos permitirá adquirir carros e artefatos adicionais, restaurar e cuidar de nossa vasta coleção e solidificar o Museu como um destino cultural para os próximos anos. Esses fundos não estão indo para a campanha de capital que financia a renovação completa do Museu IMS.”

O primeiro carro a ir a leilão é o Mercedes-Benz W196 R de 1954 na Alemanha em 1º de fevereiro, seguido pela Ferrari 250 LM de 1964 em Paris em 4 e 5 de fevereiro, e o restante será leiloado em 27 e 28 de fevereiro em Miami.

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