Por Curt Cavin
Sem pontos, não importa.
Outros fatores servem de motivação nas corridas de estrelas, como Rick Mears pode atestar.
Em 1991, Mears, quatro vezes vencedor das 500 Milhas de Indianápolis, estava no comando do Marlboro Challenge, uma espécie de antecessor do evento all-star da NTT INDYCAR SERIES deste fim de semana, The Thermal Club $ 1 Million Challenge, perto de Palm Springs, Califórnia.
Mears estava prestes a vencer a corrida do troféu de 10 pilotos e 160 milhas, realizada naquele ano no WeatherTech Raceway Laguna Seca. Michael Andretti estava nos retrovisores na última volta, perseguindo, mas ainda cerca de 10 carros atrás. A gratificação pessoal não era a única coisa que Mears estava olhando; a bolsa que o primeiro a receber a bandeira quadriculada, com bônus, veio com US$ 445 mil.
Então aconteceu.
“Ele simplesmente tropeçou com uma pequena bolsa de ar”, disse Mears na semana passada sobre o motor de seu carro.
Num piscar de olhos, Andretti desviou para a esquerda e passou, conquistando a vitória da qual Mears parecia tão certo.
“Meu plano durante toda a volta era apenas manter o martelo abaixado e (eu fiz) para cima e por cima do saca-rolhas”, disse Mears. “Eu queria afastá-lo para que as coisas não ficassem selvagens no final, e fiz isso, conseguindo uma lacuna grande o suficiente para que ele não chegasse perto o suficiente (para passar na última curva, que é a Curva 11).
“No final das contas, (estar tão atrás) funcionou para ele. Quando meu carro tropeçou, ele teve mais espaço para reagir e passar por mim. Se ele estivesse mais perto, ele teria me batido na bunda e me batido o suficiente para (superar) aquele pequeno soluço.”
Mears suspirou.
“Custou-me algumas centenas de milhares de dólares”, disse ele.
Mears estava brincando com o dinheiro da casa. No ano anterior, com o Marlboro Challenge no Nazareth Speedway, a liderança de Emerson Fittipaldi no final da corrida foi perdida ao ceder muito da linha externa na Curva 1. Esse não era um lugar onde se esperava que uma ultrapassagem acontecesse, mas Mears conseguiu. off e seguiu para sua única vitória no evento.
O Marlboro Challenge, que já foi uma corrida apenas para convidados com vencedores recentes de corridas e poles, foi realizado seis vezes de 1987 a 1992 e deu a esses anos um pouco de energia no final da temporada. Não é de surpreender que os vencedores tenham sido os melhores dos melhores. Andretti venceu duas vezes, sendo a outra vitória em 1988, no Tamiami Park, em Miami. Bobby Rahal (’87 em Tamiami Park), Al Unser Jr. (Laguna Seca em ’89) e Fittipaldi (’92 em Nazareth) também levaram para casa grandes cheques como o vencedor do The Thermal Club no domingo (12h30 ET, NBC, Peacock e a Rede de Rádio INDYCAR).
Essas são apenas algumas das corridas sem pontuação na história do esporte. A Corrida dos Dois Mundos foi realizada duas vezes no histórico circuito de Monza, no noroeste da Itália. Jimmy Bryan venceu em 1957, Jim Rathmann em 1958. Em 1966, o Fuji 200 foi disputado no Japão, vencido por Jackie Stewart.
Outro evento desse tipo foi realizado em 2008, em meio à consolidação do esporte. Ryan Briscoe venceu a Nikon Indy 300 em Surfers Paradise, Austrália.
A bolsa deste fim de semana é de US$ 1,756 milhão. O carro vencedor receberá US$ 500 mil.
Mas não se trata de dinheiro. Pergunte a Mears. Na última volta da corrida de domingo, o líder pode ser sábio em observar os espelhos e rezar para que o combustível aguente.
O Desafio de US$ 1 milhão inclui um teste aberto da SÉRIE NTT INDYCAR do The Thermal Club na sexta-feira, com Peacock fornecendo cobertura do meio-dia às 14h ET e das 17h às 20h. A INDYCAR Radio Network e Peacock fornecerão cobertura de teste aberto do meio-dia às 14h ET e das 16h às 18h no sábado, seguido pela qualificação às 20h ET.