Por Caleb Miller
A Jaguar está passando por uma metamorfose crucial. A montadora britânica reduziu sua linha para um único modelo, o SUV F-Pace , que segue firme para 2025. Enquanto isso, um novo veículo elétrico está em desenvolvimento que reposicionará a montadora como uma marca de EV de luxo de ponta e, como seu próximo passo, a Jaguar está relançando com um conjunto de novos logotipos e um ethos de design refocado.
A Jaguar estreou seu novo visual durante uma coletiva de imprensa em sua sede em Gaydon, Inglaterra, exibindo os novos emblemas que adornarão sua próxima linha de três EVs de alto preço. Os novos emblemas são um afastamento do passado, adotando um trio de novos valores de design: “exuberante, modernista e atraente”. A Jaguar diz que “não tem medo de polarizar” com sua nova abordagem, começando com a nova série de emblemas, que pode ser controversa para os fiéis da Jaguar.
Um estilo novo
Jaguar
O novo visual da Jaguar tem quatro facetas principais: dois logotipos, uma fonte, uma paleta de cores e um código gráfico chamado “strikethrough”. A fonte — que a Jaguar chama de “marca de dispositivo” — parece nítida e moderna, com a palavra “Jaguar” escrita em uma mistura de letras maiúsculas e minúsculas. A fonte é apresentada aqui em um tom dourado em um fundo branco de retângulos orientados horizontalmente.
Esse pano de fundo é uma instância do “tachado”, descrito como um código gráfico para a marca e tomando forma como uma série de linhas horizontais dentro de uma borda retangular. Notavelmente, o “tachado” também aparece no novo logotipo “leaper”, uma evolução do mascote jaguar que historicamente surgiu como o ornamento do capô em cima dos carros Jaguar clássicos. O novo logotipo “leaper” apresenta uma interpretação mais angular do gato saltando.
Jaguar
No entanto, o logotipo representando o rosto de um jaguar — que apareceu nas grades dos carros Jaguar nas últimas duas décadas — parece ter partido, substituído por um novo emblema circular. O emblema se baseia na nova fonte com um “J” e um “r” situados em um círculo e as duas letras apresentadas em latão e ligadas à borda curva. O forte contraste dourado e branco dos logotipos será compensado por uma nova paleta de cores ousada, que a Jaguar diz que será construída a partir das cores primárias, vermelho, azul e amarelo, novamente para incorporar o valor da “exuberância”.Anúncio – Continue lendo abaixo
Uma nova raça de gato
A Jaguar não especificou como esses logotipos aparecerão em seus novos carros, mas devemos ter uma ideia melhor quando a montadora revelar um carro conceito de “visão de design” durante a Miami Art Week em 2 de dezembro. O conceito será uma prévia do primeiro veículo da linha revitalizada da Jaguar, que a montadora começou a testar em vias públicas na semana passada , divulgando algumas imagens teaser do grand tourer elétrico de quatro portas com camuflagem pesada.
Este carro ainda sem nome entrará em produção no final de 2026. A Jaguar divulgou alguns detalhes atraentes no evento de mídia sobre a plataforma elétrica que sustentará seus veículos de nova era. A Jaguar está mirando um alcance classificado pela EPA de até 430 milhas e a capacidade de adicionar 200 milhas de alcance em 15 minutos quando conectado a um carregador rápido de nível 3. A Jaguar também confirmou que seus EVs serão compatíveis com a rede Supercharger da Tesla sem precisar de um adaptador, o que implica uma porta de carregamento no estilo NACS .
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Por enquanto, no entanto, a Jaguar está se concentrando no design, alegando que o estilo é o que diferenciará seus EVs da concorrência. A empresa descreve a safra atual de EVs como uma massa homogênea de bolhas de pilotagem alta, cabine avançada e focadas em aerodinâmica. A Jaguar pretende neutralizar isso com carros baixos e com proporções alongadas. Embora muitos EVs sejam certamente mais parecidos com cápsulas do que seus equivalentes a gasolina — estamos olhando para você, Mercedes — podemos pensar em exceções, como o Rolls-Royce Spectre , que pode servir como competição indireta para a nova linha da Jaguar.
Ainda assim, o protótipo camuflado mostra um veículo imponente com uma parte frontal ereta e uma cabine longa que graciosamente se inclina para trás — proporções mais alinhadas com as tradicionais barcaças de luxo movidas a gás em vez do formato de barra de sabão visto em EVs como o Mercedes-Benz EQS . Curiosamente, a Jaguar optou por não começar seu renascimento com um SUV, que pode se mostrar mais popular, acreditando que o primeiro veículo não foi feito para gerar volume, mas sim para estabelecer a nova posição mais exclusiva da marca.Anúncio – Continue lendo abaixo
Repensando a experiência da marca
Para explicar a mudança para o mercado de luxo, a Jaguar disse que, embora estivesse orgulhosa de seus produtos nas últimas duas décadas, a decisão de buscar uma estratégia premium de mercado de massa para competir com empresas como BMW e Mercedes levou a carros que não eram distintos o suficiente. Agora, ela pretende fazer veículos “espetaculares” que atrairão clientes não apenas porque são elétricos, mas porque se destacam.
A Jaguar argumenta que a grande maioria das pessoas não compra carros por causa do trem de força, mas que suas decisões são emocionais e baseadas em design, marca e experiência. A Jaguar, portanto, diz que quer elevar todos os aspectos da marca, do processo de compra à experiência de propriedade. Os preços mais altos — que a Jaguar disse que serão aproximadamente o dobro dos preços de seus carros existentes — significarão que ela espera reter apenas 10 a 15 por cento de sua atual base de clientes. A Jaguar está mirando compradores mais jovens, mais ricos e mais urbanos, descritos pela empresa como “voltados para o design” e “ricos em dinheiro, pobres em tempo”.
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Um processo de compra mais simplificado virá por meio de um site redesenhado, mas nos EUA os clientes só poderão configurar e iniciar o processo on-line; eles terão que concluir a compra pessoalmente. O site iniciará a entrada do cliente em um novo ecossistema digital com um aplicativo de telefone que terá como objetivo “fomentar um senso de comunidade” e permitir que os proprietários programem a manutenção em seus termos. A Jaguar diz que continuará a oferecer suporte para clientes existentes de sua linha de veículos de saída.
A Jaguar abrirá um pequeno número de lojas em distritos de luxo nas maiores cidades do mundo, começando por Paris, cercadas por outras marcas de ponta como Gucci e Moncler. As lojas servirão como centros de experiência de marca, mas também serão equipadas para lidar com vendas no varejo. A Jaguar também não precisará de tantas concessionárias; a montadora diz que atualmente tem 122 lojas nos Estados Unidos, abaixo do pico de cerca de 200.
Ainda há muitas perguntas em torno do renascimento da Jaguar, particularmente em torno dos aspectos técnicos de seus novos EVs, e ainda levará dois anos para que seu novo carro chegue aos clientes. Mas os novos logotipos fornecem uma noção mais clara da direção de design repensada da Jaguar, e em apenas duas semanas isso se manifestará em um carro completo que sugerirá uma nova era de Jaguars.
Fonte: Car&Driver