Mitch Evans surpreende em São Paulo: vitória histórica do último para primeiro

por Formula E News
Foto: Simon Galloway

O Campeonato Mundial de Fórmula E da ABB FIA 2024/25 foi lançado de forma espetacular em São Paulo, com Mitch Evans (Jaguar TCS Racing) fazendo história ao se tornar o primeiro piloto a vencer na parte de trás do grid, depois de largar em 22º na corrida de estreia do carro GEN3 Evo. Com 111 ultrapassagens, cinco líderes e momentos dramáticos, incluindo duas bandeiras vermelhas, a corrida proporcionou um dos maiores espetáculos da Fórmula E. 

A corrida cheia de ação foi pontuada por um Safety Car e duas bandeiras vermelhas, incluindo uma após um acidente dramático envolvendo o atual campeão Pascal Wehrlein, cujo Porsche acabou de cabeça para baixo depois de bater no muro. Felizmente, Wehrlein saiu ileso. A introdução de um MODO DE ATAQUE energizado, agora com um impulso de tração nas quatro rodas, adicionou uma nova camada de estratégia, permitindo que Evans avançasse pelo campo no final da corrida.

O ex-líder Oliver Rowland (Nissan Formula E Team) teve um desempenho forte, mas sofreu um duro golpe com uma penalidade de drive-through no final, negando-lhe uma vitória em potencial. A NEOM McLaren capitalizou o caos, com Taylor Barnard e Sam Bird saindo de 17º e 16º no grid para terminar em terceiro e quarto. Barnard, de 20 anos e 189 dias, tornou-se o mais jovem a terminar no pódio da Fórmula E, superando o recorde de Daniel Abt estabelecido em 2015.

Edoardo Mortara, da Mahindra Racing, garantiu o quinto lugar, seguido por Norman Nato (Nissan Formula E Team) e Nyck de Vries (também Mahindra Racing) em sexto e sétimo, respectivamente. Sebastien Buemi (Envision Racing), Dan Ticktum (CUPRA KIRO) e Jean-Éric Vergne (DS PENSKE) completaram o top 10. Após sua penalidade, Rowland terminou em 14º depois de liderar grande parte da corrida.

Com esse desempenho impressionante, Evans agora lidera a classificação de pilotos, enquanto a NEOM McLaren está no topo da tabela de equipes.

A Fórmula E segue para a Cidade do México para a 2ª rodada da 11ª temporada em 11 de janeiro de 2025.

Mitch Evans, nº 9, Jaguar TCS Racing, disse:

“Para ser honesto, estou apenas tentando processar tudo! Obviamente, eu não esperava isso depois do infortúnio na classificação, não conseguindo nenhuma volta e largando na parte de trás. Eu só esperava somar alguns pontos e começar a temporada, mas me vi 18 lugares na primeira volta e estava na mistura rapidamente. Então meu foco mudou, pensando que talvez eu pudesse conseguir mais alguns pontos, talvez um pódio, mas também tive sorte com algumas pessoas sofrendo danos em algumas quedas. Obviamente, é ótimo ver Pascal [Wehrlein] se afastar desse acidente. Tive de ter um pouco de sorte – foi uma corrida louca, muito difícil gerir a estratégia e saber o que fazer a que horas. Crédito total para todos na Jaguar – este foi um doce.”

António Félix da Costa, No.13, TAG Heuer Porsche Formula E Team, said: 

“Tivemos um choque nos últimos dois anos, então foi uma maneira difícil de começar as coisas. Mas tínhamos um carro forte como equipe, um pacote forte, os testes foram bons, fomos confiáveis e estou feliz por voltar para casa com um pódio. Foi perto de Mitch por uma vitória, mas parabéns a ele vindo de último. Isso é uma conquista, não importa como você faça isso. Por fim, fico feliz em ver que Pascal [Wehrlein] está bem. É um lembrete de que o que fazemos é perigoso e precisamos desse respeito entre todos nós. Eu sei que Nick [Cassidy] é um cara justo, mas é uma revelação para todos nós.”

Taylor Barnard, nº 5 da equipe de Fórmula E da NEOM McLaren, disse:

“Eu não escrevi um discurso no pódio! Especialmente após o início daquela corrida, tirei minha asa dianteira e tive que trocá-la, entrar nos boxes e tive uma penalidade de drive-through, infelizmente. Eu não sei o que dizer. A equipe fez um trabalho absolutamente incrível com a segunda estratégia do MODO DE ATAQUE, tornou mais fácil para mim e Sam [Bird] passar e chegar à frente e nós dois fizemos um ótimo trabalho. Ele me protegeu no final, então obrigado a ele pelo ótimo trabalho em equipe. Eu não esperava estar aqui!”

E-PRIX DE SÃO PAULO 2024 COM A PRESENÇA DE ESTRELAS LOCAIS

Emerson Fittipaldi, bicampeão mundial de Fórmula 1 e vencedor da Indy 500, retornou ao E-Prix de São Paulo para a 1ª rodada da 11ª temporada do Campeonato Mundial ABB FIA. Fittipaldi, acompanhado por seu filho Emerson Jr. – que mais recentemente competiu no Campeonato Europeu de Fórmula Regional – desfrutou de encontros com pilotos e passeios pelas garagens da Lola Yamaha ABT e NEOM McLaren Formula E.

Caio Castro, ator, modelo e piloto de corridas, que compete na Porsche GT3 Carrera Cup Series, assistiu à corrida da Porsche Garage. Enquanto isso, o DJ e produtor musical brasileiro Vintage Culture torceu pelas equipes da exclusiva área de hospitalidade VIP da Fórmula E, EMOTION CLUB, antes de encabeçar a rodada de abertura da 11ª temporada do ABB FIA World Championship.

As celebridades locais Mia Mamede, Bruno de Luca, Michele Machado Nunes, Cézar Black, Marcos Chiese, Márvio Lúcio, Daniel Zuckerman e Maurício Meirelles estavam entre outras estrelas que foram recebidas para curtir a emocionante.  

FÓRMULA E DEFENDE SUSTENTABILIDADE NO E-PRIX DE SÃO PAULO

  • O FIA Girls on Track recebeu 120 meninas para seu primeiro evento da temporada, promovendo o empoderamento e a educação, com participantes participando de workshops, jogos, ouvindo palestras sobre carreira e experimentando um Pit Lane Walk.
  • Como parte do envolvimento da comunidade e da estratégia de sustentabilidade social da série, a Fórmula E apoiou a Associação PiPA por meio de seu Better Futures Fund. Sua doação de € 25.000 impactará diretamente 280 jovens por meio de programas de educação aprimorada em comunidades socialmente vulneráveis, além de hospedar 5.000 crianças e suas famílias conectadas à instituição de caridade no dia da corrida.

OUTRAS NOTÍCIAS DO CAMPEONATO ESTA SEMANA  

  • A Fórmula E anunciou esta semana que reduzirá as emissões de frete da 11ª temporada em 25% – economizando aproximadamente 5.500 toneladas de dióxido de carbono – trabalhando com seu parceiro oficial fundador e logístico, a DHL, para otimizar o frete aéreo e transferir uma parte significativa para o frete marítimo.
  • Os pilotos de Fórmula E da NEOM McLaren, Sam Bird e Taylor Barnard , abraçaram o espírito vibrante do Brasil, aprendendo o intrincado trabalho de pés e ritmos da famosa dança do país, o samba. Guiados por sambistas profissionais e acompanhados por uma banda de oito integrantes, os pilotos mostraram suas habilidades – ou tentaram – trazendo risos, energia e uma boa dose de competição.
  • A Fórmula E anunciou grandes acordos de transmissão com ITV, LaLiga+, Red Bull Media House, Tencent, juntamente com uma parceria editorial com a MARCA, aumentando ainda mais o acesso à cobertura global para sua base de fãs.
  • A Fórmula E e a Hackett Sport anunciaram que a marca de moda premium continuará como fornecedora de roupas e acessórios premium, fornecendo uniformes e outras roupas para todos os funcionários da Fórmula E durante o calendário da 11ª temporada, com base em um ano inaugural de sucesso.

Fonte: Formula-E News

You may also like