Minivan Toyota Previa retorna como PHEV

por Green Car Reports

Com seu formato aerodinâmico e motor central, a minivan Toyota Previa continua sendo um dos designs mais ousados ​​da montadora japonesa. E pode retornar com motores plug-in.

O jornalista Stephen Edelstein, da Green Car Reports, trouxe uma reportagem da revista japonesa Best Car, descoberta pela Forbes , um novo Previa está programado para ser lançado em 2026 usando a plataforma TNGA-K que sustenta o Toyota Camry, Crown e RAV4, entre outros, com a intenção de acomodar tanto os híbridos plug-in quanto os totalmente elétricos. Um trem de força de célula de combustível de hidrogênio também foi considerado, mas descartado.

Este relatório, que é baseado em conversas com uma fonte anônima da Toyota, não menciona o mercado dos EUA. Mas o fato de que a plataforma TNGA-K já está homologada para uso aqui em tantos outros modelos poderia talvez dar à Toyota uma vantagem inicial para tornar o novo Previa pronto para os EUA .

Toyota Previa 1991
Toyota Previa 1991

É verdade que o Previa original não fez muito sucesso nos EUA. Embora tenha dado à Toyota uma entrada atualizada no então crescente segmento de minivans, as vendas diminuíram gradualmente desde seu lançamento em 1990 até sua descontinuação em 1997. Apenas 3.780 foram vendidos naquele último ano, observa a Forbes, antes que o Previa fosse substituído pelo Toyota Sienna mais convencional .

O Previa se destacou graças ao seu exterior arredondado , frequentemente descrito como ovo no período. O novo Previa supostamente apresentará um estilo semelhante, enquanto oferece assentos para até sete. Se chegar aos EUA, será um contraponto ao Sienna, que agora é apenas híbrido , mas ainda mais conservador no design.

Toyota Previa 1991
Toyota Previa 1991

Entre as minivans do mercado dos EUA, todas, exceto a Honda Odyssey, mudaram para motores híbridos. A Chrysler Pacifica Hybrid é um híbrido plug-in há anos e, como vimos , pode rodar mais de 30 milhas sem o motor.

Para os EUA, o Volkswagen ID.Buzz  é a primeira vez que a minivan — ou van de passageiros — se tornou totalmente elétrica . Mas pode não estar sozinha em breve. A Kia provocou outra possibilidade peculiar no PV5, uma de uma série de vans elétricas baseadas em uma arquitetura extremamente modular. E uma minivan Chrysler totalmente elétrica está em andamento — potencialmente já em 2027.

You may also like