MINI Electric Convertible 2023

por Colaborador

O MINI apresentou uma versão conversível de seu hatch elétrico no verão de 2022. O que se seguiu foi uma torrente de pedidos gritantes de compradores interessados, exigindo que a empresa construísse uma versão de produção. O MINI obedeceu obedientemente – e agora está à venda.

No entanto, certamente não é um carro para as massas. A produção é de apenas 999 exemplares, dos quais apenas 150 chegarão ao Reino Unido. Cada um custa £ 52.500, o que é uma quantia astronômica para gastar em um carro que está prestes a ser substituído.

A próxima geração do MINI Hatch entrará em produção ainda este ano – e há uma versão conversível do novo MINI Electric que deve chegar em 2025 . Então, por que alguém iria querer gastar tanto dinheiro em um carro antiquado construído com a tecnologia elétrica do passado?

Estamos lutando para justificá-lo, mas o MINI acredita que sua marca será suficiente para atrair compradores para a festa. Ele está lançando o MINI Electric Convertible como um carro da moda para aqueles que vivem nas propriedades mais procuradas no tabuleiro do Banco Imobiliário – e sabe que esses compradores têm dinheiro para gastar.

Qual é a diferença entre o MINI Electric Convertible e o Hatch?

O conversível tem teto flexível. Ah, e é 105kg mais pesado. O resultado dessas duas mudanças é que o conversível é quase um segundo mais lento de 0 a 62 mph do que o hatch e não pode ir tão longe entre as paradas de carregamento. O MINI diz que fará 124 milhas (em comparação com as 145 milhas do hatchback), mas achamos que cairá para menos de 100 milhas no mundo real, uma vez que se encontre com o inverno britânico.

Também é idêntico por dentro ao porta-malas MINI Electric Resolute Edition. Isso não parece justo, considerando que você paga um prêmio de £ 17.000 pelo conversível. A diferença de preço entre o MINI Hatch movido a gasolina e o MINI Conversível é de apenas cerca de £ 3.000, então por que esse modelo elétrico é muito mais caro do que seu irmão com capota de lata com equipamento comparável?

MINI Electric Convertible (2023): condução com vista lateral, estrada de Maiorca, tinta preta

Gostaríamos de ver alguns acabamentos específicos do modelo e talvez alguns estofados sofisticados, mas a única grande diferença é um emblema ‘um dos 999’ para a asa dianteira. O MINI nem mesmo mudou o cluster de medidores digitais do EV padrão, o que é um problema porque sua tela de vidro fosco fica opaca ao sol. Portanto, quando você abrir o teto, terá dificuldade em lê-lo.

O teto conversível também é mais frustrante do que divertido. Não importa se você o tem para cima ou para baixo, você simplesmente não consegue enxergar por trás com ele. Deixe-o erguido e a minúscula janela traseira oferece uma visão do buraco da fechadura dos carros que o seguem. Dobre-o e o pacote de tecido empoleirado na extremidade traseira é alto o suficiente para obscurecer um tanque. Não há esperança.

Certamente a experiência de dirigir compensa isso, embora?

Um pouco, mas está longe de ser perfeito. Vamos começar com os bons pedaços. O motor produz 181bhp e 199lb/ft de torque, o que significa que é rápido em linha reta. Aperte o acelerador no tapete e ele avançará com intenção implacável até executar seus amortecedores eletrônicos a 93 mph.

É como um carro turbinado sem nenhum atraso (ou ruídos idiotas). O volante ainda se contorce em suas mãos enquanto as rodas dianteiras lutam por aderência da mesma forma que uma escotilha quente com um diferencial de deslizamento limitado. Vamos admitir, isso é muito divertido. E todo esse torque está disponível no momento em que você flexiona o dedão do pé, para que você possa sair das curvas muito mais rápido do que no conversível a gasolina.

MINI Electric Convertible (2023): curvas dianteiras, estrada de Mallorca, pintura preta

No entanto, o EV drop-top não funciona tão bem quanto o hardtop – e ambos são totalmente derrotados pelo Cooper S movido a gasolina. Para evitar que o conversível elétrico dobre ao meio quando você bate em um buraco, os engenheiros do MINI um pouco de reforço no chassi. Isso aumenta o peso, o que diminui a velocidade – e não achamos que a órtese tenha alcançado o efeito desejado.

O conversível é visivelmente mais macio que o MINI Electric de capota rígida, em parte graças à flexibilidade extra na carroceria (o que é esperado quando você corta o teto de um carro). E embora isso sem dúvida sirva para o papel pretendido como uma bolsa elegante para os londrinos, deixa pouco para excitar os motoristas entusiasmados, não importa o quanto as campanhas publicitárias de ‘sensação de kart’ do MINI afirmem o contrário.

MINI Electric Convertible (2023): traseira em três quartos de curva, estrada de Mallorca, pintura preta

Seu sistema de direção é pesado e direto, como o do MINI Electric Hatch, mas é tão falador quanto um bibliotecário introvertido. Junte isso à esterilidade do motor elétrico e você terá uma experiência de direção bastante anti-séptica. É como jogar um simulador de corrida, não dirigir um carro de verdade. Ah, sim, e há mais do que uma quantidade notável de agitação, o que é imperdoável pelo preço.

Veredito

O MINI Electric Convertible é um carro difícil de recomendar. Parece um ganho de dinheiro de um fabricante que sabe que sua imagem de marca é forte o suficiente para se safar. Lembre-se, o MINI Electric Convertible é um veículo em fim de vida construído com componentes reciclados – mas custa £ 50.000. Não importa o quão exclusivo seja, isso é muito atrevido.

Poderíamos perdoar alguns dos pontos fracos do MINI Electric Convertible (como seu alcance de lixo, visibilidade ruim, aceleração mais lenta e manuseio neutralizado) se não fosse por seu preço imenso. Mas você poderia ter um BMW i4 (que é um dos melhores carros elétricos à venda hoje) e férias de £ 2.500 pelo mesmo dinheiro que este MINI. Isso parece um acéfalo em nosso livro.

‘Mas espere’, ouvimos você dizer. ‘Eu quero um conversível, não um sedã!’ Bem, nesse caso, você provavelmente seria muito mais feliz ao volante de um carro esportivo como o Porsche 718 Boxster . Ou dois Mazda MX-5 s. E se você precisa de um conversível elétrico, recomendamos fortemente que você espere pelo MG Cyberster . Custará quase o mesmo que este MINI, mas será mais rápido, terá um alcance maior e algumas portas em tesoura que chamam a atenção. Isso é muito mais especial do que um MINI Electric sem teto.

Fonte: Car

You may also like