MINI Cooper S ganha nova versão Sport com visual ainda mais esportivo

por BMW

O MINI Cooper S impressiona em ambientes urbanos com proporções compactas e agilidade no trânsito. Para potencializar mais o design carismático do modelo e deixá-lo ainda mais alinhado ao DNA Go-Kart Feeling da marca, a MINI anuncia a chegada de uma nova versão ao line-up do modelo. Trata-se do MINI Cooper S – Sport, que tem detalhes exclusivos John Cooper Works no acabamento exterior e interior. 

Os detalhes exclusivos John Cooper Works destacam o DNA de automobilismo da MINI e lembram a série de modelos voltada para o desempenho devido à sua estética. Desde as lendárias vitórias no Rally de Monte Carlo na década de 1960, os modelos MINI John Cooper Works de alto desempenho demonstram regularmente as habilidades de engenharia da marca até hoje, atualmente com uma vitória de classe na corrida de 24 horas em Nürburgring em junho de 2024.

Com para-choques dianteiro e traseiro exclusivos, o acabamento John Cooper Works do MINI Cooper S foca no desempenho. O teto contrastante e as capas dos espelhos em preto proporcionam destaques visuais, assim como as faixas. Pinças de freio JCW em preto com o emblema JCW e rodas com design exclusivo de 17 polegadas reforçam a aparência poderosa do MINI Cooper S – Sport.

Os bancos esportivos John Cooper Works para motorista e passageiro acentuam a esportividade exclusiva do acabamento JCW com material de malha multicolorido na área dos ombros e costuras com detalhes em vermelho. O esquema de cores inspirado no automobilismo continua na superfície de malha do painel com um padrão preto e vermelho específico do acabamento no estilo de uma bandeira quadriculada.

Debaixo do capô, o novo MINI Cooper S – Sport usa o mesmo motor das outras versões a combustão do modelo: um 2.0 de 204 cv e 300 Nm de torque. Com esse conjunto, o modelo acelera de 0 a 100 km/h é feita em apenas 6,6 segundos, enquanto a velocidade máxima chega a 240 km/h. A transmissão automática Steptronic de 7 velocidades e dupla embreagem.

Assim como nas outras versões do MINI Cooper S, todas as funções de condução mais importantes, como o freio de estacionamento, seletor de marcha, ligar a ignição, modos de condução e controle do sistema de áudio são diretamente acessíveis através da barra de controle, posicionada logo abaixo da tela OLED. Isso abre espaço no console central, que passa a abrigar o novo Wireless Charging Shelf, que possibilita o carregamento sem fio de smartphones.

Centro das atenções no interior, o display redondo de 240 mm de diâmetro, posicionado ao centro no painel, é uma releitura dos modelos MINI que reuniam todas as informações em um só lugar. A tela OLED tem altíssima resolução e é a mesma utilizada nos smartphones mais modernos à venda no mercado.

Compatível com Apple Car Play e Android Auto sem fio, ela é responsável por reunir todas as informações do veículo, desde o painel de instrumentos até os sistemas de assistência ao motorista e entretenimento. Equipada com o novo MINI Operating System 9, todas as funções do veículo podem ser operadas intuitivamente através do toque ou do assistente de voz. Há ainda animações divertidas para entreter os ocupantes. O sistema de som é assinado pela Harman-Kardon e conta com 12 alto-falantes e 365 watts de potência.

Informações relevantes relacionadas ao veículo, como velocidade e consumo de combustível, são exibidas na parte superior da tela. No menu principal, as funções são organizadas horizontalmente como widgets e podem ser selecionadas por deslizamento e toque. Na área inferior do display OLED, os itens de menu Navegação, Mídia, Telefone e Clima podem ser selecionados diretamente a qualquer momento.

Como parte dos modos MINI Experience, vários gráficos podem ser retro iluminados no painel. A interação entre design visual, iluminação ambiente e design sonoro muda a aparência do cockpit e abre novas possibilidades para personalizar o novo MINI Cooper S. Com os novos MINI Experience Modes, o ambiente interno pode ser coordenado individualmente. No modo GO-KART inspirado no John Cooper Works, a iluminação interna e o display central são vermelhos.

Sistemas de assistência para o motorista e que visam aumentar a segurança a bordo fazem parte da lista de equipamentos de série do novo MINI Cooper S – Sport, como o Driving Assistant Plus e o Parking Assistant Plus, que incluem funções como: assistente de manutenção de faixa, detecção de ponto cego, prevenção de colisões, controle de direção longitudinal e lateral (entrar e sair de um espaço de estacionamento), assistente de reversão e câmera de visão traseira, controle de cruzeiro ativo, visualização 360° no entorno do carro, dentre outras funções.

O modelo também tem compatibilidade com o MINI App. Com ele, é possível ativar funções remotas, como localizar o veículo, trancar e destrancar o carro, acender os faróis ou acionar a ventilação. Além disso, com o MINI App é possível verificar o status do carro, caso tenha alguma porta ou janela aberta, ter informações sobre a quilometragem, autonomia, manutenções e serviços necessários, localizar e fazer contato com concessionários, mensagem de check control, como fluído de freio, e ainda receber notificações a cada atualização remota de software.

O novo MINI Cooper S – Sport está disponível no Brasil em 11 opções de cores para a carroceria (Cinza Melting, Vermelho Chili, Verde British, Preto Midnight, Branco Nanuq, Azul Icy Sunshine, Azul Blazing, Azul Sunset, Cinza Legend, Verde Ocean Wave e Amarelo Sunny Side). Em relação a cor do teto, são quatro opções (branco, preto, da cor do veículo ou Multitone azul) e para completar a personalização, as faixas na cor preta podem ser instaladas de fábrica. O revestimento interior é exclusivo e tem apenas a opção combinando Vescin e tecido na cor preto, com detalhes JCW.

Preço:

MINI Cooper S – Sport: R$ 285.990.

Fonte: BMW

You may also like