Microcarro elétrico japonês de um assento pode caber dentro de uma van Toyota

por InsideEVs

Patrick George, da revista InsideEV, às vezes fica chateado com o fato de o Japão estar atrasado na corrida global de veículos elétricos. É verdade que o país tem um relacionamento tenso com a geração de eletricidade e que suas montadoras precisam que seus grandes investimentos em motores híbridos e hidrogênio sejam recompensados. Mas o Japão também deu ao mundo alguns dos melhores designs industriais e os melhores gadgets de consumo de todos os tempos; certamente, se levasse os EVs a sério, poderia encontrar maneiras de atender às necessidades de mobilidade elétrica de seus cidadãos de maneiras revolucionárias. 

Bem, se as chamadas montadoras tradicionais japonesas não se apresentarem, então as startups o farão. E uma empresa que me deixa animado é a KG Motors Co. de Hiroshima . Estabelecida em 2022, ela está atualmente trabalhando para acelerar o Mibot, um pequeno e estiloso EV de um assento, e depois de descobri-lo no Instagram (obrigado, algoritmo) esta semana, estou completamente obcecado.  Motores KG Mibot

Foto por: KG Motor

E quando digo “pequeno”, quero dizer que ele é compacto o suficiente para caber dentro de uma grande van Toyota Hiace, como demonstrado neste vídeo abaixo. Veja, você só acha que carros como um Chevrolet Bolt são pequenos; na Ásia, eles fazem carros pequenos em um nível totalmente diferente. 

Em termos de especificações, o Mibot é alimentado por uma bateria de 7,68 kWh que carrega em um plugue CA de 100 volts em apenas cinco horas. Dizem que seu alcance é impressionante de 100 km (62 milhas) a uma velocidade constante de 30 km/h (19 mph), então ele pode fazer muita coisa no uso diário. 

Isto é, se você conseguir se espremer nele. O Mibot tem 2.490 mm de comprimento (apenas 8 pés), 1.130 mm de largura (3,7 pés) e meros 1.465 mm (4,8 pés) de altura. Como um americano alto que teve problemas para se espremer em certos carros Kei japoneses, eu provavelmente teria dificuldade neste — ele é menor até do que aqueles microcarros.

Mas a KG Motors está certa com esse conceito. Ele foi projetado para ser considerado para “o estado atual do uso de carros no Japão”.Motores KG Mibot

“Nos tempos modernos, a maioria do uso do carro é, na verdade, curtas distâncias dirigidas por uma pessoa”, disse a empresa . “A realidade é que muitas pessoas usam seus carros sozinhas para viagens diárias, como ir ao trabalho ou fazer compras. Isso significa que até mesmo um minicarro, a menor unidade de carro hoje, é superespecificado para esse propósito. Essa situação não pode ser chamada de eficiente e resulta em custos e consumo de energia desnecessários.”Motores KG Mibot

Foto por: KG Motor

A KG Motors diz que pequenos EVs de um assento são parte da solução. Mesmo que seja minúsculo, o Mibot é ideal para viagens rápidas pela cidade, recados curtos e outros passeios — quase um passo acima de uma e-bike ou uma scooter, na verdade. E como é movido a eletricidade, não adicionará poluição do escapamento a esses recados. Deve custar cerca de US$ 7.500 nas taxas de câmbio atuais. 

A outra vantagem que o Mibot tem é que ele é absolutamente adorável, no típico estilo japonês. Ele também não economiza em alguns confortos básicos — ele vem com uma tela sensível ao toque de 8 polegadas e até tem ar condicionado. “É essencial fornecer uma sensação de excitação que faça as pessoas quererem andar nele”, disse a empresa. “É necessário fornecer uma experiência atraente combinando vários elementos como design, conforto de passeio e prazer de dirigir. Ao fazer isso, acreditamos que ele se tornará um meio de transporte amado por muitas pessoas e que se espalhará naturalmente.” Motores KG Mibot

Foto por: KG Motor

Com cada vez mais pessoas projetadas para viver em grandes cidades e áreas urbanas nas próximas décadas, e-bikes e outras soluções de micromobilidade estão crescendo em popularidade. Enquanto isso, muitas empresas de automóveis falam da boca para fora sobre se tornarem “provedoras de mobilidade”, mesmo que continuem a se concentrar nos mesmos tipos de carros grandes e caros que sempre fizeram — mesmo que funcionem com bateria. A Rivian agora parece ser uma das poucas empresas de automóveis interessadas em mudar isso. Com alguma sorte, mais se juntarão à festa.

O Mibot certamente pode não ser para todos, mas representa uma ótima solução de locomoção para alguns. E o mundo precisará de mais soluções como essa com o passar do tempo. Por enquanto, a KG Motors concluiu sua primeira rodada de pré-encomendas do Mibot e espera começar a entregar os primeiros 3.000 exemplares em 2026. Motores KG Mibot

Foto por: KG Motor

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