Michelin apresenta plano de desenvolvimento para pneu Hypercar/GTP de próxima geração

por Racer

Por Stephen Kilbey 

Foto: JEP

A Michelin elaborou um novo roteiro para o desenvolvimento e lançamento de sua próxima linha de pneus Hypercar e GTP, que estavam inicialmente programados para estrear em 2025, mas foram adiados em um ano, para o início da temporada de 2026.

A RACER falou com o gerente de operações de carros esportivos da Michelin, Pierre Alves, após a decisão da marca, que foi comunicada pela primeira vez em julho. Ao adiar, ele explicou, a Michelin ganhou tempo suficiente para refinar seus novos compostos e produzir estoque suficiente a tempo para os testes de pré-temporada do ano que vem.

“A decisão de adiar foi tomada antes do teste de desenvolvimento que fizemos (na CoTA) no dia 27 de julho”, ele disse. “Sabíamos no final de julho que não conseguiríamos atingir um novo alcance antes de 2025.”

Vários fatores levaram à mudança, incluindo problemas na cadeia de suprimentos e uma redução no tempo planejado para testes devido ao mau tempo no início do ano.

“O principal motivo é simples”, ele disse. “Um dos fornecedores que usamos para um novo material que queremos introduzir não estava pronto para fornecer produto suficiente para o campeonato WEC. É uma grande produção para ambos os campeonatos, e o fornecedor disse que a quantidade é muito grande. Então sabíamos que seria difícil estarmos prontos e não podemos introduzir um produto que não seja sustentável.

“A faixa atual funciona muito bem em ambos os campeonatos, então adiamos. E sentimos que, embora fosse viável produzir apenas dois compostos para 2025, isso diminuiria drasticamente o desempenho dos pneus.

“Na IMSA e na WEC, corremos em muitos tipos de circuitos em climas muito diferentes. Não queremos trazer pneus novos que andem mais rápido, queremos pneus que sejam mais seguros em termos de aquecimento e mais consistentes, e é isso que estamos conseguindo.”

Este novo material é parte fundamental da meta ambiciosa da Michelin de produzir pneus slick para o WEC e o IMSA feitos com mais de 50% de materiais sustentáveis.

A RACER pediu a Alves mais detalhes sobre o material em questão, mas ele não conseguiu revelar mais nenhuma informação neste momento. Ele revelou, no entanto, que o novo material inovador é “usado para a composição do composto do pneu” e reiterou que ele deve permitir que a Michelin atinja sua meta de sustentabilidade mencionada anteriormente.

Ele também enfatizou que a Michelin sente que é primordial lançar a nova linha tanto na IMSA quanto na FIA WEC ao mesmo tempo. “Não produziremos esses pneus apenas para um campeonato”, disse ele.

O feedback dos testes até este ponto tem sido positivo. A corrida no Circuit of The Americas durante o verão, que contou com a presença da maioria dos fabricantes de LMH e LMDh, produziu resultados impressionantes.

“Foi notável”, disse Alves. “Este novo produto aumenta a resistência do pneu, mas não a aderência, e alcançamos níveis de desempenho semelhantes aos pneus que estamos usando este ano, com o aumento de materiais sustentáveis.”

O trabalho de desenvolvimento da nova linha ainda não foi concluído, em parte porque a Michelin perdeu muito tempo de pista na Europa no início deste ano, quando seu principal teste em Portimão foi cancelado.

“As condições estavam tão ruins que nem foi útil como um teste de pneu molhado, porque se estivéssemos correndo, teria sido bandeira vermelha”, disse Alves. “Então temos que fazer outro ciclo de desenvolvimento para garantir que os pneus estejam prontos para Daytona em janeiro de 2026 e fevereiro de 2026 para o Catar.

“Estamos trabalhando muito duro em um cronograma. Planejamos fazer um teste de desenvolvimento molhado em Paul Ricard este mês, e convidamos todas as equipes e OEMs. Também ficaremos na terça-feira após a corrida do Bahrein WEC, com todas as equipes no local. Será um circuito escorregadio.

“Depois disso, planejamos completar outra volta no Catar em 2025, e estamos trabalhando para encontrar uma data porque o Ramadã é no sábado após a corrida.

“Idealmente, faríamos testes na manhã de domingo, mas temos que ver. Então planejamos fazer algumas corridas ao redor do fim de semana do WEC de Imola antes de uma decisão final sobre as especificações para 2026 ser tomada em maio, depois de Spa.

“Paralelamente, temos loops de desenvolvimento nos EUA para equipes IMSA planejados durante o teste sancionado em novembro. Então planejamos testar em março próximo em Sebring March, perto das 12 Horas.”

Após a conclusão dos testes de pista e a assinatura das especificações finais para seus três compostos slick, a Michelin começará a produzir os pneus no final de junho.

O primeiro lote será enviado aos Estados Unidos a tempo para o teste de fim de ano da IMSA em Daytona.

As equipes que competem no WEC também receberão seus primeiros lotes para uso em testes privados nessa época, enquanto se preparam para o início da temporada de 2026.

Fonte: Racer.com

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