
Poucos esportes no mundo são tão dependentes do trabalho em equipe quanto as corridas de resistência. As corridas, especialmente as grandes clássicas, são eventos longos e extenuantes que às vezes têm dezenas de pessoas trabalhando juntas na busca pelo melhor resultado possível.
Segundo Davey Euwema, da revista Sportscar365, embora os pilotos geralmente ganhem os holofotes e as manchetes por suas façanhas ao volante, eles não conseguem vencer corridas sozinhos. Muitas vezes, as pessoas na garagem ou no pit wall têm um papel tão importante no resultado da corrida quanto o cara ou a garota ao volante do carro.
Pode-se muito bem argumentar que o engenheiro de corrida é um dos grandes heróis anônimos das corridas de resistência. Você pode ouvi-los no rádio durante as transmissões, mas, fora isso, eles tendem a ficar em segundo plano. O trabalho deles é importante, mas acontece em grande parte fora dos olhos do público.
O que é notável, considerando o fato de que eles têm um dos trabalhos mais complexos, exigentes, demorados e de alta pressão de todo o paddock.
Para descobrir como é a vida de um engenheiro de corrida, o Sportscar365 conversou com dois engenheiros que desempenharam um papel vencedor no mais alto nível das corridas internacionais de carros esportivos: Adam Hardy, da BMW M Team WRT, e Charlie Ping, que trabalha na AWA.
Ambos podem lhe dizer uma coisa ou duas sobre vencer corridas e campeonatos. Hardy, vindo do Reino Unido, atualmente atua como engenheiro de corrida para o BMW M Hybrid V8 nº 20 no Campeonato Mundial de Endurance da FIA.
Antes disso, ele projetou o carro nº 6 da Porsche Penske Motorsport Hypercar, mas seu currículo também inclui uma passagem pela V8 Supercars, enquanto uma primeira gestão de cinco anos com a WRT o envolveu com a equipe liderada por Vincent Vosse quando ela ainda pilotava máquinas Audi no GT3.
Depois de deixar a WRT pela primeira vez, Hardy trabalhou como parte do programa Porsche GTE-Pro de fábrica da Manthey Racing, projetando o Porsche 911 RSR nº 92 que conquistou uma famosa vitória na classe 24 Horas de Le Mans em 2018 e posteriormente venceu o campeonato mundial com Kevin Estre e Michael Christensen.
Ping, enquanto isso, mais recentemente projetou o Chevrolet Corvette Z06 GT3.R nº 13 da AWA para sua vitória revolucionária na Rolex 24 em Daytona. Nos anos anteriores, ele trabalhou em uma variedade de funções em quase todos os campeonatos norte-americanos de alto nível, incluindo também a NTT IndyCar Series.
Ele projetou Jordan Taylor durante seus primeiros anos de Grand-Am na Autohaus Motorsports e trabalhou em várias funções de engenharia como parte do programa de protótipos da Acura na ALMS, enquanto uma longa gestão na Pratt Miller o viu postado no WEC e nas 24 Horas de Le Mans com a Larbre Competition. Ping atualmente também atua como estrategista da Rebel Rock Racing no IMSA Michelin Pilot Challenge.