Mercedes desenvolve tinta solar para veículos elétricos

por Green Car Reports

Joel Feder

A Mercedes-Benz está tentando criar todas as novas maneiras de aumentar a eficiência, o que ela acredita ser a nova moeda à medida que entra na era dos veículos elétricos.

Na Alemanha, a montadora mostrou ao correspondete Joel Feder, da Green Car Reports, protótipos funcionais de um novo revestimento solar, que a montadora vê como uma tinta solar que poderia cobrir futuros veículos elétricos.

Revestimento de tinta solar Mercedes-Benz vs. uma célula solar
Revestimento de tinta solar Mercedes-Benz vs. uma célula solar

Alguns EVs, híbridos e até mesmo carros movidos a gasolina apresentam vários arranjos de células solares. Elas geralmente são montadas no teto e são conectadas em uma matriz em série acionada por uma única unidade de controle central. As células solares não são flexíveis e podem quebrar sob estresse.

A Mercedes está desenvolvendo uma tinta solar que pode cobrir toda a carroceria com material solar ativo. A Mercedes disse que o revestimento é fino, com apenas 5 micrômetros de espessura e pesa 50 gramas por metro quadrado, e que pode ser aplicado a qualquer material. Também pode ser aplicado a qualquer superfície, de rodas a para-lamas curvos e vincos do capô.

A tinta solar pode ser de qualquer cor , mas cores mais escuras são melhores porque absorvem mais luz, enquanto cores mais claras como branco e prata são mais reflexivas. Os engenheiros da Mercedes disseram que a tinta solar tem uma eficiência de 20% , o que corresponde às células solares usadas em veículos hoje em dia.

A energia recuperada pela tinta solar pode ser transferida para o conjunto de baterias de alta voltagem do veículo. A tinta fica ativa o tempo todo , esteja o veículo ligado ou desligado, e sempre fornece energia para a bateria.

O cliente médio em Los Angeles dirige 29 milhas por dia, diz a marca. Mas, de acordo com seus engenheiros, um EV com tinta solar poderia produzir até 34 milhas de energia por dia. 

A Mercedes observou que a tinta é uma substância pastosa, mas a montadora não disse como ela seria aplicada, apenas confirmou que não seria pintada.

You may also like