Por Joel Feder
A Mercedes-Benz ainda vê o futuro como elétrico, embora o cronograma para a transição esteja um pouco mais confuso e longo do que o previsto .
Quando chegar no ano que vem, o elétrico Mercedes-Benz CLA 2026 será o primeiro de quatro novos modelos (três deles com destino aos EUA) na plataforma dedicada MMA EV de próxima geração. Com duas portas de carga, recursos de carregamento rápido de alta potência, uma arquitetura elétrica mais avançada, novos motores projetados internamente, uma transmissão de 2 velocidades e uma opção de trem de força híbrido, é a gênese da próxima linha escalável da Mercedes.
Mercedes-Benz CLA
O Mercedes CLA 2026 incluirá portas de carga CCS e NACS
A arquitetura elétrica do CLA é à prova do futuro graças a uma nova arquitetura elétrica de 800 volts projetada internamente . A Mercedes disse que o sistema tem uma taxa de carga máxima de 320 kw, mas, mais importante, ele pode recuperar 186 milhas de alcance em 10 minutos quando carregado rapidamente a partir de um estado de carga de 10%. A Mercedes disse que isso é aproximadamente 36 kwh de energia em 10 minutos. Levará menos de 22 minutos para ir de 10-80% do estado de carga, de acordo com a Mercedes.
O carregamento doméstico utilizará um carregador de bordo de 11,0 kW, provavelmente suficiente para uma carga noturna de oito horas com a capacidade utilizável de 85,0 kWh do modelo com especificações dos EUA.
Os engenheiros da Mercedes revelaram que quando o CLA for lançado nos EUA, ele terá duas portas de carregamento sob uma única porta de carregamento. Uma será uma porta CCS, enquanto a outra será uma porta NACS (Tesla).
Eles disseram que isso é para o benefício do cliente, porque quem quer um adaptador que pode se perder ou quebrar? As unidades de trem de força e chassis rolante que foram mostradas tinham apenas uma porta CCS e nenhum visual foi mostrado ainda das duas portas de carregamento lado a lado.
Mercedes-Benz CLA
Mercedes EVs usarão transmissão de 2 velocidades e novos motores elétricos
A Mercedes projetou e desenvolveu uma nova unidade de acionamento elétrico, chamada EDU 2.0 (Electric Drive Unit 2.0). Esses motores são os primeiros de uma nova família de motores BEV, assim como a Mercedes criou famílias de motores a gás. Dizem que os motores são escaláveis e futuras iterações estão chegando, presumivelmente para as variantes AMG e SUV crossover mais pesadas.
Os CLAs de tração traseira com motor único contarão com um motor permanentemente síncrono (PSM) de 200 kW na traseira com 268 hp. Os modelos 4Matic com tração nas quatro rodas adicionarão um motor de 80 kW ao eixo dianteiro, para ser acionado durante a aceleração ou quando for detectado deslizamento. Ambos os motores contam com inversores de carboneto de silício.
O CLA será o primeiro, mas não o último, Mercedes EV a apresentar uma transmissão de 2 velocidades . Os engenheiros esperam que a maioria dos próximos e futuros EVs da montadora tenham a complexidade adicional em nome da suavidade e eficiência.
O motor (EDU 2.0), a transmissão e a eletrônica de potência estão todos reunidos em uma única caixa.
Mercedes-Benz Classe CLA EV
A primeira marcha tem uma relação de 11:1 e atinge o máximo de 68 mph, enquanto a segunda marcha muda para uma relação de 5:1 com uma velocidade máxima de 130 mph. A segunda marcha é usada para dirigir em rodovias e cruzeiros, enquanto a primeira marcha é projetada para direção dinâmica e em baixa velocidade. Uma embreagem úmida baseada em fricção é utilizada para engatar a primeira marcha, enquanto uma embreagem de cão é usada para engatar a segunda marcha para garantir que o consumidor médio não sinta a transmissão mudando e engatando em várias velocidades, de acordo com os engenheiros da Mercedes.
Mercedes-Benz CLA
Mercedes repensa seu sistema de frenagem regenerativa
Os engenheiros da Mercedes estão cientes de que o sistema de freios misto de dois estágios no EQS (e EQS) está longe de ser o ideal.
A plataforma MMA, e especificamente o novo CLA, usam o sistema de frenagem regenerativa de última geração da Mercedes. Ainda é um sistema misto de dois estágios, mas os engenheiros afirmam que ele opera de forma diferente do sistema atual no EQS.
O carro usará a frenagem regenerativa até que não consiga se recuperar rápido o suficiente ou as condições necessárias não o permitam (quando a bateria estiver muito cheia, muito fria, muito quente, etc.) antes de acionar os freios de fricção. Até 200 kw de recuperação são possíveis, de acordo com a Mercedes.
Ao contrário dos modelos EQS e EQE, o pedal do freio não se move sozinho quando o carro usa a frenagem regenerativa.
A direção com um pedal será habilitada por alguns dos quatro níveis de regeneração, chamados de D- (direção com um pedal), D, D+ (menor quantidade de regulagem) e D Auto. Os engenheiros disseram que o carro se lembrará da configuração de freio regenerativo selecionada no ciclo da chave e não mudará até que o usuário troque o sistema, diferentemente dos carros de hoje.
Mercedes-Benz CLA
Cada CLA dos EUA recebe uma bateria NMC
Em outros mercados, o CLA de nível de entrada contará com um pacote de bateria LFP de 58,0 kWh (utilizável). O mercado dos EUA não receberá essa bateria, pois ela não atenderá às necessidades dos EUA em termos de alcance, de acordo com um porta-voz da Mercedes.
O CLA com especificações dos EUA virá de fábrica com o maior pacote de bateria de níquel manganês cobalto (NMC) de 85,0 kWh (utilizável). Os engenheiros disseram que isso é 96% da capacidade do pacote, tornando a capacidade bruta de 88,5 kWh.
Ambos os pacotes usam células prismáticas em vez de células em bolsa ou cilíndricas. Os engenheiros disseram que essa rota foi tomada para o melhor uso de volume, dimensões e estabilidade. A nova química apresenta materiais de ânodo de silício para aumentar a densidade de energia.
Os próximos modelos AMG terão seu próprio design de conjunto de baterias.
O software e a integração da bateria foram todos desenvolvidos internamente e continuarão sendo feitos internamente. Markus Shäfer, membro do conselho da Mercedes Group AG e diretor de tecnologia da montadora, disse que a integração vertical completa é a chave para o futuro da montadora. O hardware e o software precisam trabalhar lado a lado. É por isso que a Mercedes agora, pela primeira vez na história, tem um diretor de software na C-suite.
O sistema é capaz de carregamento bidirecional, aplicado em situações domésticas (V2H) e de rede (V2G).
Mercedes-Benz CLA
Mercedes-Benz CLA 2026 inaugura a plataforma MMA
A plataforma MMA é uma nova plataforma BEV do zero. Os engenheiros da Mercedes disseram que a plataforma e o conjunto de baterias são escaláveis. A expectativa é que mais de 90% dos futuros modelos da Mercedes sejam baseados em uma plataforma de bateria comum.
O pacote inteiro é modular com componentes de bateria projetados uniformemente, que servem como o elemento central da plataforma. O pacote de bateria não é estrutural da mesma forma que um Tesla Model Y, onde a bateria serve como o assoalho do veículo e os assentos são aparafusados ao pacote. Mas o pacote de bateria é parte da estrutura de segurança do veículo.
Todos os veículos elétricos da Mercedes baseados no MMA contarão com uma bomba de calor.
A Mercedes disse que dois SUVs crossover seguirão o CLA. Eles podem substituir diretamente os SUVs crossover GLA e GLB. Depois vem o CLA Shooting Brake, que não chegará aos EUA
Há pelo menos um exemplo de uma falha de engenharia embutida desde o início. Como a plataforma MMA foi originalmente concebida como uma arquitetura modular BEV dedicada, e durante o processo de planejamento um trem de força híbrido foi embutido, o motor elétrico dianteiro compartilha pontos de montagem com o motor a gasolina do modelo híbrido. Isso faz com que o motor elétrico fique mais alto do que precisaria. Isso fará com que o CLA tenha um frunk capaz de provavelmente segurar apenas uma pequena maleta.
Trem de força Mercedes-Benz CLA
Uma opção híbrida CLA viverá ao lado do EV
No híbrido, um novo turbo-4 de 1,5 litro fica sob o capô e se conecta a uma transmissão automática de dupla embreagem de 8 velocidades com um motor elétrico de 27 cv imprensado entre o motor e a transmissão. A saída total do sistema é de 187 cv. Um conjunto de baterias de íons de lítio de 1,3 kWh é montado sob o assento do motorista, e todo o sistema funciona com 48 volts.
A Mercedes disse que o sistema é capaz de dirigir somente com energia elétrica ou navegar a velocidades de até 100 km/h.
Todas as marchas da transmissão automática de 8 velocidades podem ser usadas para recuperação para coletar até 25 kw de energia de volta para o conjunto de baterias. A Mercedes disse que este não será um híbrido plug-in.
Os modelos híbridos terão tração dianteira, mas a tração integral estará disponível com eixo de transmissão e embreagem de desconexão eletrônica.
Trem de força Mercedes-Benz CLA
Os engenheiros da Mercedes disseram que um 1,5 litro em linha-4 foi escolhido em vez de um turbo-3 devido a preocupações com ruído, aspereza e vibração. O novo motor pesa 17% menos do que o turbo-4 de 2,0 litros de saída no CLA de hoje. Embora esse motor tenha um gerador de partida por correia, o novo motor dispensa isso, bem como qualquer partida e alternador tradicionais, com essas funções sendo tratadas pelo motor elétrico. Uma taxa de compressão de 12:1 permite um ciclo Miller eficiente, e um coletor recém-projetado integra o turbocompressor de gás de escape diretamente no encanamento para economizar peso e espaço. Nenhuma projeção de economia de combustível foi fornecida, mas os engenheiros disseram que a meta é “consumo de combustível semelhante ao diesel”.
A Mercedes-Benz não anunciou preço, alcance, equipamento ou especificações finais para o CLA EV ou Hybrid 2026. Essas informações virão na revelação oficial e mais perto do lançamento.
Fonte: Green Car Reports