Mercedes-Benz oferece ao Papa Francisco o primeiro Papamóvel elétrico

por Green Car Reports

Os papamóveis Mercedes-Benz Classe G são parte integrante da frota de veículos do Vaticano há décadas, então, com o off-road agora se tornando elétrico, é apropriado que o mais recente papamóvel faça o mesmo.

Na quarta-feira, a Mercedes presenteou o Papa Francisco com o primeiro Papamóvel elétrico oficial , baseado no  G 580 totalmente elétrico com tecnologia EQ  , que também chega aos showrooms dos EUA este ano como modelo 2025.

Como a Mercedes ressalta, a montadora tem uma longa história fornecendo carros para o Vaticano, começando com um sedã Nürburg 460 Pullman para o Papa Pio XI em 1930. O termo Papamóvel foi cunhado para uma série de SUVs Classe G modificados, começando com um modelo da série 460 usado pela primeira vez por João Paulo II na década de 1980 e também usado por seus sucessores Bento XVI e Francisco, com plataformas de assentos elevadas e compartimentos de vidro blindados para o pontífice.

Papamóvel elétrico Mercedes-Benz Classe G
Papamóvel elétrico Mercedes-Benz Classe G

Segundo Stephen Edelstein, da Green Car Reports, Isso torna a designação do Classe G elétrico como o primeiro Papamóvel elétrico historicamente adequada, mas também é resultado do fracasso da Fisker em entregar um Papamóvel baseado em seu SUV elétrico Ocean, algo que a montadora agora falida propôs em 2021 .

A Mercedes também estava programada para fornecer um papamóvel híbrido plug-in Classe M (antecessor do atual Classe GLE) para Bento XVI em 2011. Na época, o Vaticano sentiu que os carros elétricos eram lentos demais para essa função, mas isso provavelmente não será uma preocupação com o moderno Classe G EV.

A versão lay do G-Wagen elétrico tem um trem de força quad-motor produzindo 579 cv e 859 lb-ft de torque, que a Mercedes estima que o levará de 0 a 62 mph em 4,7 segundos e até uma velocidade máxima de 112 mph. Os motores quad também permitem um recurso G-Turn que inicia curvas de 360 ​​graus em superfícies de baixo atrito, mas não está claro se o Papa fará uso desse recurso.

Papamóvel elétrico Mercedes-Benz Classe G
Papamóvel elétrico Mercedes-Benz Classe G

O trem de força foi reajustado para direção em baixa velocidade durante aparições papais, como o Jubileu de 2025 em Roma , onde o Papamóvel fará sua estreia, de acordo com a Mercedes. O teto também foi cortado para dar espaço a uma área de assentos aberta, com um recorte onde a porta traseira normalmente seria para entrada e saída. A porta traseira esquerda também foi removida, a porta traseira direita recebeu uma dobradiça reversa para atuar como outro ponto de entrada, e o veículo recebeu uma pintura branca perolada com estofamento combinando.

Embora seja o primeiro papamóvel elétrico, o Classe G não é o primeiro EV na frota do Vaticano . A General Motors presenteou o Papa Francisco com um Opel Ampera-e (o irmão europeu do Chevrolet Bolt EV) em 2017, e Bento XVI recebeu um par de carros elétricos da Renault em 2012. Mas o Mercedes será o primeiro a ser usado em capacidade oficial para aparições públicas.

You may also like