A temporada boba da Fórmula E sempre entrega, com todas as equipes, exceto três, tendo escalações de pilotos inteiramente novas quando chegamos à Temporada 10. Avançando 16 rodadas, oito vencedores diferentes e um novo campeão mundial, 2023/24 agora acabou. Com os contratos expirando e a era GEN3 Evo no horizonte, vários pilotos estão fazendo a troca.
Aqui estão todas as movimentações das discussões do mercado de pilotos da 11ª temporada.
– Jaguar TCS Racing: Mitch Evans e Nick Cassidy
– TAG Heuer Porsche: Pascal Wehrlein e Antonio Felix da Costa
– DS PENSKE: Jean-Eric Vergne e Maximilian Guenther
– Nissan: Oliver Rowland e Norman Nato
– Andretti: Jake Dennis e Nico Mueller
– Envision Racing: Robin Frijns e Sebastien Buemi
– NEOM McLaren: Sam Bird e Taylor Barnard
– Maserati MSG Racing: Stoffel Vandoorne e Jake Hughes
– Lola Yamaha ABT: Lucas di Grassi e Zane Maloney
– Mahindra Racing: Nyck de Vries e Edo Mortara
– Kiro Race Co: TBC e TBC
Corrida Envision
Após uma campanha de altos e baixos, Buemi e Frijns encerraram a 10ª temporada de forma extremamente positiva, conquistando três pódios nas últimas quatro corridas e, como resultado, o chefe da equipe, Sylvain Filippi, optou por garantir a dupla para a 11ª temporada.
Ele disse: “É ótimo ter continuidade em nossa escalação de pilotos, já que Sébastien e Robin nos lideram na Temporada 11. Apesar da Temporada 10 não ser nosso ano mais forte, estamos confiantes de que o ímpeto que ganhamos nas rodadas finais pode ser levado para a próxima temporada e nos colocar de volta onde queremos estar.”
Buemi e Frijns estão entre os pilotos mais experientes da Fórmula E, tendo completado 229 corridas no campeonato entre eles (99 delas enquanto pilotavam pela Envision). A Envision Racing está entre as equipes mais bem-sucedidas do esporte, tendo acumulado mais pódios (53) e pontos (1723) em 10 temporadas do que qualquer outro competidor.
Buemi disse: “Como equipe, melhoramos significativamente no final da temporada passada para voltar à frente do grid, e os resultados mostraram isso. Continuaremos a pressionar para garantir que iremos para São Paulo com o mesmo nível de competitividade.”
Frijns disse: “Comecei a Temporada 10 relativamente forte, com um pódio na Rodada 3, no entanto, levou algum tempo para me ajustar ao novo carro e estilo de corrida. Trabalhamos muito duro para fazer esse ajuste e, no final, estávamos lutando na frente novamente, então nosso foco agora é continuar assim na próxima temporada.”
TAG HEUER PORSCHE
A Porsche colocará novamente o campeão Pascal Wehrlein ao lado do vencedor do título da 6ª temporada, Antonio Felix da Costa, na 11ª temporada da Fórmula E.
Não há mudanças na TAG Heuer Porsche para a 11ª temporada, já que a equipe de fábrica mantém os serviços vencedores de corridas do campeão mundial de pilotos Pascal Wehrlein e Antonio Felix da Costa até 2024/25.
A 10ª temporada foi mais do que memorável para os gigantes alemães, com Wehrlein conduzindo a equipe ao primeiro título de Fórmula E na final de Londres – coroando a melhor temporada até o momento no nível mais alto do automobilismo elétrico desde que a marca de Stuttgart se juntou ao grupo em 2019/20. A equipe terminou em segundo na corrida de equipes, apenas quatro pontos atrás da vencedora Jaguar TCS Racing, e terminou em segundo lugar para a equipe Jaguar no Troféu dos Fabricantes.
Da Costa lutou contra as especulações do meio da temporada para ter uma sequência arrasadora de quatro vitórias em cinco entre Berlim e Portland, o que o colocou na disputa pelo título rumo a Londres. Não era para ser, mas, na verdade, o português deixou a Temporada 10 para trás como o homem em forma, se não o campeão.
DS PENSKE
A equipe confirmou a saída de Stoffel Vandoorne após a final de Londres, deixando pelo menos uma vaga disponível na equipe que terminou em terceiro na classificação por equipes nesta temporada.
O bicampeão Jean-Eric Vergne ficará para a 11ª temporada devido ao seu relacionamento com a equipe e suas performances ao longo da temporada – dois pódios, três poles e quinto lugar na classificação.
A DS PENSKE confirmou que Maximilian Guenther pilotará pela equipe a partir da 11ª temporada do Campeonato Mundial ABB FIA de Fórmula E.
O alemão se junta a Vergne como piloto da equipe na temporada 2024/25.
Guenther entrou para a equipe pela primeira vez na Temporada 4, quando o dono da equipe, Jay Penske, lhe ofereceu uma vaga de estreia no campeonato. De lá, o piloto de 27 anos garantiu cinco vitórias e 10 pódios em 83 corridas desde então, representando nomes como BMW Andretti e Maserati ao longo do caminho.
Andretti
Sabemos que Jake Dennis estará de volta com a Andretti para a Temporada 11, após concordar com uma extensão de contrato de longo prazo no final de 2023 – seu ano de conquista do título. O campeão de 2022/23 teve uma primeira metade forte da temporada com uma vitória em Diriyah e três outros pódios, e estará de volta para tentar fazer dois títulos de pilotos com a Andretti.
Ao lado dele estará Nico Mueller, alguém que mais do que impressionou na 9ª temporada. Mueller se junta ao companheiro de equipe confirmado e campeão mundial da 9ª temporada, Dennis.
O piloto suíço assina após a saída de Norman Nato e pilotará a máquina Andretti Porsche 99X Electric em sua quinta temporada de competição de Fórmula E, quando a série entra em sua era GEN3 Evo.
“Estou muito animado para me juntar à Andretti Formula E Team”, diz Mueller. “É uma equipe que tem visto sucesso desde o início do campeonato, particularmente na era GEN3 em sua parceria com a Porsche Motorsport.
“Trabalhar com Jake, um ex-campeão mundial, é uma honra e estou ansioso pela oportunidade. Vou dar o meu melhor para contribuir para o sucesso da equipe e espero almejar alguns pódios e minha primeira vitória na Fórmula E – essa é a meta. Mal posso esperar para começar.”
Maserati MSG Corrida
A Maserati MSG Racing terá uma nova dupla, Hughes e Stoffel Vandoorne, para a Temporada 11. Será uma formação completamente nova após a saída de Guenther e Jehan Daruvala, e estamos ansiosos para vê-la se desenrolar ao longo da GEN3 Evo.
“Estou animado para começar a trabalhar com a equipe”, disse Vandoorne sobre seu novo desafio. “Embora eu não tenha trabalhado diretamente com eles antes, conheço bem a equipe, tanto do meu tempo na DS PENSKE quanto do meu tempo na Mercedes, quando compartilhamos um trem de força com a Venturi.”
Para Daruvala, isso o deixa com muitas perguntas sobre seu futuro. O indiano completou sua temporada de estreia com a Maserati MSG Racing na Temporada 10, e conseguiu um melhor resultado de sétimo em Berlim. Ainda não se sabe onde ele vai acabar em todo o drama bobo da temporada, ou se ele vai deixar a Fórmula E completamente.
A saída de Maximilian Guenther da equipe levantou algumas sobrancelhas, com o jovem alemão sendo uma propriedade quente no paddock. Guenther, um vencedor de cinco corridas, tem experiência com o trem de força STELLANTIS tendo corrido pela Maserati nas últimas duas temporadas, e certamente seria uma contratação sensata para a DS PENSKE.
NEOM McLaren
A NEOM McLaren confirmou Sam Bird e Taylor Barnard para o Campeonato Mundial de Fórmula E ABB FIA 2024/25 no final de agosto.
Barnard foi piloto reserva e de desenvolvimento na NEOM McLaren e teve sua primeira experiência competitiva ao volante de uma máquina de Fórmula E para a equipe no E-Prix de Mônaco e no E-Prix de Berlim de 2024, substituindo Sam Bird no último minuto. Terminando essas corridas em 14º, 10º e oitavo, respectivamente, Barnard impressionou – tornando-se o mais jovem pontuador da história da Fórmula E aos 19 anos.
Após sua primeira temporada com a NEOM McLaren, Bird continuará com a equipe na Temporada 11. O piloto de 37 anos competiu na Fórmula E desde a Temporada 1 e é um dos cinco únicos pilotos a ter feito isso. Bird está entre os pilotos mais bem-sucedidos do grid, com 12 vitórias, 26 pódios e seis Julius Baer Pole Positions em seu nome ao longo dessas 10 temporadas.
Corrida Mahindra
A equipe anglo-indiana contratou o campeão mundial da 7ª temporada, Nyck de Vries, e Edo Mortara para a 10ª temporada em acordos de vários anos, e a dupla deve continuar na 11ª temporada com a equipe depois de se tornarem uma dupla pontuadora no final de uma difícil temporada de 2023/24.
Jaguar TCS Corrida
Os campeões dos Troféus de Equipes e Fabricantes, sem surpresa, continuam com a mesma formação super bem-sucedida de Nick Cassidy e Mitch Evans, que lhes rendeu quatro vitórias, vários pódios e seus primeiros títulos de Fórmula E.
Lola Yamaha ABT
Com a saída de Nico Mueller, a equipe teve a grande tarefa de preencher o vazio que ele deixou; ele foi responsável por 52 dos 56 pontos da equipe na 10ª temporada.
A equipe confirmou que di Grassi permanecerá na 11ª temporada, enquanto a equipe muda para ABT Lola para GEN3 Evo.
E o piloto que substituirá Mueller será o barbadense Zane Maloney, o único novato no grid da 11ª temporada e um veterano e bem-sucedido piloto de Fórmula 2 e Fórmula 3.
Kiro Race Co
Nenhuma confirmação da equipe de propriedade americana que era ERT e NIO anteriormente, mas parece que Dan Ticktum e Sergio Sette Camara podem retornar para uma terceira temporada consecutiva juntos.
Fonte: Formula-E News