Dê uma olhada nas movimentações até agora antes do Campeonato Mundial de Fórmula E ABB FIA 2024/25.
A temporada boba da Fórmula E sempre entrega, com todas as equipes, exceto três, tendo escalações de pilotos inteiramente novas quando chegamos à Temporada 10. Avançando 16 rodadas, oito vencedores diferentes e um novo campeão mundial, 2023/24 agora acabou. Com contratos expirando e a era GEN3 Evo no horizonte, vários pilotos estão fazendo a troca.
Aqui estão todas as movimentações das discussões do mercado de pilotos da 11ª temporada.
DS PENSKE
A equipe confirmou a saída de Stoffel Vandoorne após a final de Londres, deixando pelo menos uma vaga disponível na equipe que terminou em terceiro na classificação por equipes nesta temporada.
Parece provável que o bicampeão Jean-Eric Vergne permaneça na 11ª temporada, dado seu relacionamento com a equipe e suas performances ao longo da temporada – dois pódios, três poles e quinto lugar na classificação -, mas ainda não há confirmação, nem quem preencherá o vazio deixado pelo atual vencedor do título da 8ª temporada, Vandoorne.
Andretti
Sabemos que Jake Dennis estará de volta com a Andretti para a Temporada 11, após concordar com uma extensão de contrato de longo prazo no final de 2023 – seu ano de conquista do título. O campeão de 2022/23 teve uma primeira metade forte da temporada com uma vitória em Diriyah e três outros pódios, e estará de volta para tentar fazer dois títulos de pilotos com a Andretti.
Ao lado dele estará Nico Mueller, alguém que mais do que impressionou na 9ª temporada. Mueller se junta ao companheiro de equipe confirmado e campeão mundial da 9ª temporada, Dennis.
O piloto suíço assina após a saída de Norman Nato e pilotará a máquina Andretti Porsche 99X Electric em sua quinta temporada de competição de Fórmula E, quando a série entra em sua era GEN3 Evo.
“Estou muito animado para me juntar à Andretti Formula E Team”, diz Mueller. “É uma equipe que tem visto sucesso desde o início do campeonato, particularmente na era GEN3 em sua parceria com a Porsche Motorsport.
“Trabalhar com Jake, um ex-campeão mundial, é uma honra e estou ansioso pela oportunidade. Vou dar o meu melhor para contribuir para o sucesso da equipe e espero almejar alguns pódios e minha primeira vitória na Fórmula E – essa é a meta. Mal posso esperar para começar.”
Maserati MSG Corrida
A Maserati MSG Racing terá uma nova dupla, Hughes e Stoffel Vandoorne, para a Temporada 11. Será uma formação completamente nova após a saída de Guenther e Jehan Daruvala, e estamos ansiosos para vê-la se desenrolar ao longo da GEN3 Evo.
“Estou animado para começar a trabalhar com a equipe”, disse Vandoorne sobre seu novo desafio. “Embora eu não tenha trabalhado diretamente com eles antes, conheço bem a equipe, tanto do meu tempo na DS PENSKE quanto do meu tempo na Mercedes, quando compartilhamos um trem de força com a Venturi.”
Para Daruvala, isso o deixa com muitas perguntas sobre seu futuro. O indiano completou sua temporada de estreia com a Maserati MSG Racing na Temporada 10, e conseguiu um melhor resultado de sétimo em Berlim. Ainda não se sabe onde ele vai acabar em todo o drama bobo da temporada, ou se ele vai deixar a Fórmula E completamente.
A saída de Maximilian Guenther da equipe levantou algumas sobrancelhas, com o jovem alemão sendo uma propriedade quente no paddock. Guenther, um vencedor de cinco corridas, tem experiência com o trem de força STELLANTIS tendo corrido pela Maserati nas últimas duas temporadas, e certamente seria uma contratação sensata para a DS PENSKE.
ABADE CUPRA
Com a saída de Nico Mueller, a equipe terá uma grande tarefa para preencher o vazio que ele deixou; ele foi responsável por 52 dos 56 pontos da equipe na 10ª temporada.
Houve rumores de que a equipe alemã está interessada em manter o campeão da Temporada 3, Lucas di Grassi. O brasileiro é um dos pilotos mais bem-sucedidos da história da Fórmula E, com 13 vitórias e 40 pódios em seu nome ao longo de 10 temporadas. Ele também é um vencedor de títulos com a ABT, sob seu antigo disfarce Audi.
Com certeza, a equipe confirmou que di Grassi ficaria para a 11ª temporada, enquanto a equipe muda para ABT Lola para GEN3 Evo.
NEOM McLaren
A NEOM McLaren confirmou Sam Bird e Taylor Barnard para o Campeonato Mundial de Fórmula E ABB FIA 2024/25 no final de agosto.
Barnard foi piloto reserva e de desenvolvimento na NEOM McLaren e teve sua primeira experiência competitiva ao volante de uma máquina de Fórmula E para a equipe no E-Prix de Mônaco e no E-Prix de Berlim de 2024, substituindo Sam Bird, lesionado, no último minuto. Terminando essas corridas em 14º, 10º e oitavo, respectivamente, Barnard impressionou – tornando-se o mais jovem pontuador da história da Fórmula E aos 19 anos.
Após sua primeira temporada com a NEOM McLaren, Bird continuará com a equipe na Temporada 11. O piloto de 37 anos competiu na Fórmula E desde a Temporada 1 e é um dos cinco únicos pilotos a ter feito isso. Bird está entre os pilotos mais bem-sucedidos do grid, com 12 vitórias, 26 pódios e seis Julius Baer Pole Positions em seu nome ao longo dessas 10 temporadas.
Fonte: Formula-E News