Por Erick Smith
Linus Lundqvist provou que precisava de tempo para estudar e uma pausa para se recompor.
O Rookie of the Year da NTT INDYCAR SERIES de 2024 encontrou sucesso no início da temporada com um sexto lugar no evento de exibição The Thermal Club $1 Million Challenge em 24 de março e um terceiro lugar em 28 de abril no Barber Motorsports Park. Mas isso pode ter jogado Lundqvist em um centro das atenções prematuro para o qual ele não estava pronto.
Esse sucesso inicial, somado a três largadas fortes com a Meyer Shank Racing em 2023, onde ele marcou a volta mais rápida em duas das três corridas, criou uma miragem do que era a NTT INDYCAR SERIES.
“Eu estava tipo, ‘Tudo bem, eu meio que sei do que se trata’”, disse Lundqvist. “E então, especialmente quando a temporada realmente começou, eu nunca realmente entendi e percebi o quão intensa ela é e a curta quantidade de pausas que você e todo o time têm”, disse Lundqvist. “E então saber como gastar sua energia, durante o fim de semana, durante a semana, durante aqueles meses, e especialmente o mês de maio, foi tão intenso com tudo acontecendo ao redor. Essa foi uma grande, grande curva de aprendizado.”
As lacunas no cronograma no início da temporada permitiram que Lundqvist aprendesse e se adaptasse, o que criou sucesso na pista de corrida. Conforme o cronograma acelerava, os resultados caíam.
Começando no Grande Prêmio de Sonsio em 11 de maio, no circuito IMS, até a corrida de 21 de julho nas ruas de Toronto, a NTT INDYCAR SERIES esteve na pista em nove dos 11 fins de semana.
Lundqvist teve uma média de chegada de 10,75 em suas quatro primeiras largadas, que caiu para 18,22 durante aquele período de nove corridas no verão.
A pausa de três semanas das Olimpíadas de Verão depois de Toronto veio em um ótimo momento. Refletir sobre esse período de 11 semanas permitiu que Lundqvist percebesse que essa série era mais difícil do que ele imaginava. Lundqvist passou o tempo aprendendo como voltar ao sucesso do início da temporada, mas não deixar esse ímpeto acabar.
Ele entregou.
Nas últimas cinco corridas da temporada, Lundqvist teve três posições entre os 10 primeiros e três chegadas entre os oito primeiros, com um resultado médio de 12º.
“Na verdade, tive algum tempo para voltar e realmente me perguntar: ‘O que eu realmente aprendi?’ E então tentar aplicar isso”, disse Lundqvist. “Obviamente, não é perfeito, porque não vencemos corridas, mas acho que definitivamente demos um passo na direção certa.”
O próximo passo de sua progressão é reunir resultados para uma temporada completa e não apenas três ou quatro lampejos. O campeão do INDY NXT by Firestone de 2022 ainda não conseguiu uma vaga para 2025, mas seu ritmo de corrida é algo que ele espera que possa levar a outra oportunidade.
“Essa era uma das áreas em que eu estava um pouco preocupado em seguir em frente”, disse ele. “Acho que, no passado, a experiência de qualificação era meu ponto forte, e estava meio que no meu ponto fraco este ano. Estou feliz com a habilidade de corrida e o ritmo de corrida que mostramos, e com o gerenciamento dos pneus e tudo mais.”
Lundqvist relembrará alguns momentos de orgulho da temporada de 2024. Os dois pódios, no Barber Motorsports Park e no World Wide Technology Raceway, foram impressionantes, pois ele subiu do 19º lugar no início de ambas as corridas para terminar em terceiro.
Assim foi seu primeiro prêmio NTT P1, em Road America.
O outro momento é a primeira das duas corridas Hy-Vee Milwaukee Mile 250s, em 31 de agosto. Ele se classificou em quinto lugar nas duas corridas, mas terminou em sexto na primeira corrida da categoria dupla e em 20º na outra.
“A corrida um em Milwaukee foi uma corrida da qual fiquei muito, muito orgulhoso”, disse ele. “Acho que dirigimos muito bem. Tivemos algum azar nos pit stops, porque, do contrário, acho que poderíamos estar lá em cima lutando pela vitória da corrida, o que eu acho que também mostra o tipo de progresso que fizemos ao longo do ano.
“Obviamente, foi um ano de altos e baixos, mas acho que perto do fim conseguimos montar pacotes fortes, especialmente nas ovais, o que foi divertido. Mostramos que quando juntamos tudo, podemos ser tão rápidos quanto qualquer um.”
Fonte: Indycar