McLaughlin vence Wild Milwaukee

por Indycar

por Paul Kelly

Em uma corrida alucinante que contou com mais reviravoltas do que uma fábrica de pretzels, Scott McLaughlin derrotou o hexacampeão da NTT INDYCAR SERIES, Scott Dixon, para vencer a segunda corrida da dupla Hy-Vee Milwaukee Mile 250 no domingo.

O nativo da Nova Zelândia McLaughlin conquistou sua terceira vitória da temporada, empatando com o recorde da série no No. 3 Gallagher Team Penske Chevrolet, terminando .4558 de segundo à frente do compatriota Kiwi Dixon no No. 9 PNC Bank Chip Ganassi Racing Honda. Colton Herta ficou em terceiro no No. 26 Gainbridge Honda da Andretti Global com Curb-Agajanian.

“Essa foi a corrida mais divertida que já fiz na INDYCAR”, disse McLaughlin. “Foi uma explosão. Nós apenas continuamos. O carro não estava muito bom na largada, e nós apenas o ajustamos, e foi incrível. Muito melhor no trânsito hoje, o que ajudou muito.

“É, queime a casa hoje à noite. Isso foi demais. Estou empolgado.”

Santino Ferrucci terminou em quarto no No. 14 Phoenix Investors Chevrolet da AJ Foyt Enterprises, espelhando seu resultado na primeira corrida no sábado. Marcus Ericsson terminou em quinto no No. 28 Delaware Life Honda da Andretti Global, seu melhor resultado desde a quinta colocação em 7 de julho no Mid-Ohio Sports Car Course.

O atual campeão da série, Alex Palou, manterá uma vantagem de 33 pontos sobre Will Power na próxima corrida, o Big Machine Music City Grand Prix, que encerra a temporada, apresentado por Gainbridge no Nashville Superspeedway em 15 de setembro. Palou terminou em 19º no No. 10 DHL Chip Ganassi Racing Honda, enquanto Power ficou em 10º no No. 12 Verizon Business Team Penske Chevrolet em um dia de decepção e chances perdidas para ambos.

McLaughlin, que começou em sexto, passou Colton Herta na volta 218 para assumir a liderança definitivamente. Aquele mergulho decisivo sob Herta na curva 1 veio após uma disputa acirrada de três voltas entre as duas jovens estrelas, enquanto McLaughlin aproveitou os pneus Firestone Firehawk mais novos e o tráfego na frente de Herta para apagar a liderança de sete segundos de Herta em apenas 14 voltas.

Parecia que Alexander Rossi poderia ter uma chance de desafiar McLaughlin depois que o Kiwi assumiu a liderança, já que Rossi estava ganhando terreno rapidamente em seu No. 7 Arrow McLaren Chevrolet. Mas Sting Ray Robb bateu seu No. 41 Goodheart Vet/Pray.com Chevrolet da AJ Foyt Enterprises na Curva 2 na Volta 228, acionando o último dos seis períodos de cautela.

Todos os cinco carros na volta da liderança naquele momento tiveram que decidir se iriam para os boxes para trocar pneus ou ficariam na pista, e todo o quinteto foi para os boxes na volta 230. McLaughlin saiu do grid na relargada na volta 239, e Dixon passou Rossi para assumir o segundo lugar na curva 1.

Então Herta e Dixon se envolveram em uma luta animada pelo segundo lugar, correndo lado a lado, a centímetros de distância, nas curvas 3 e 4. Dixon finalmente passou Herta pelo segundo lugar na volta 241 e mirou em McLaughlin, mas nunca chegou mais perto do que seis décimos de segundo. McLaughlin assumiu a liderança ao liderar sua volta 85, a melhor da corrida.

“Acho que se tivesse dado mais algumas voltas, parecia que ele estava começando a queimar um pouco os pneus dianteiros”, disse Dixon. “Mas parabéns a McLaughlin. Muito bom ter um Kiwi 1-2 lá.”

A vitória de McLaughlin foi apenas uma das emocionantes oscilações na corrida, que contou com um recorde de 13 mudanças de liderança na histórica pista oval de Milwaukee Mile, de 1,015 milhas.

Talvez a única mudança de liderança que parecia provável no começo da corrida não tenha acontecido. Palou manteve a liderança do campeonato apesar de um dos seus dias mais desafiadores da temporada.

Palou terminou 29 voltas atrás depois que um problema elétrico nas voltas de ritmo enviou seu carro para os boxes e a garagem para reparos. Power ficou em 10º como o último carro na volta da liderança, perdendo a chance de ganhar mais terreno e talvez assumir a liderança do campeonato após rodar na Curva 4 em uma relargada na Volta 131 enquanto estava entre os cinco primeiros.

“Não foi um ótimo dia, mas poderia ter sido muito pior”, disse Palou. “Poderia ter sido muito melhor, obviamente. Vamos para Nashville.”

Disse Power: “Um tiro no escuro agora. Deus nos deu uma chance naquela época, mas meio que deixamos passar. Essa é a temporada, cara. Você simplesmente não pode cometer esses erros.”

McLaughlin é o único outro piloto matematicamente elegível para o título em Nashville, 50 pontos atrás de Palou. Mas deve se resumir a um duelo de dois pilotos pela Astor Challenge Cup em Nashville entre os bicampeões da temporada Palou e Power, já que McLaughlin será eliminado se Palou começar a corrida.

Palou, o estrategista Barry Wanser e toda a equipe da Chip Ganassi Racing mantiveram a calma e evitaram a catástrofe quando o carro de Palou parou na saída do pit lane no início das voltas de ritmo com um aparente problema elétrico. O carro retornou à pista, mas então teve que retornar ao paddock para mais diagnósticos e reparos, e Palou retornou à pista em velocidade na volta 37, 28 voltas atrás.

“Não podíamos fazer nada”, disse Palou. “Tentamos de tudo para tentar não perder muitas voltas.”

Palou foi o mais notável de um punhado de pilotos atingidos por infortúnios mecânicos nesta corrida. Outro foi o vencedor da Corrida 1, Pato O’Ward, que terminou em 24º após completar apenas 87 voltas devido a um problema na caixa de câmbio.

A corrida assumiu um tom agitado desde o início. Além do carro de Palou chocantemente ficar em silêncio na saída do pit lane, o vencedor do prêmio NTT P1, Josef Newgarden, foi eliminado da corrida em um incidente de três carros na volta 1. A largada da corrida foi cancelada porque a traseira do grid não estava em ordem, e o Honda No. 8 American Legion Chip Ganassi Racing do novato Linus Lundqvist atingiu a traseira do Honda No. 11 Ridgeline Lubricants Chip Ganassi Racing do companheiro de equipe Marcus Armstrong, que então bateu no Chevrolet No. 2 Snap-on Team Penske de Newgarden, batendo-o na parede interna.

Depois dessa confusão, a corrida se estabeleceu em um padrão de ação ininterrupta. Houve 763 ultrapassagens na pista, o recorde da temporada — um recorde da temporada e o maior número já registrado em uma corrida da INDYCAR SERIES na Milwaukee Mile — e 56 ultrapassagens entre os cinco primeiros, outro recorde da pista. Ferrucci mais uma vez deu um show com 63 ultrapassagens na pista, o maior número de qualquer piloto em uma corrida nesta temporada.

Fonte: Indycar

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