McLaughlin: pole em Nashville

por Indycar

Em uma série conhecida por suas margens de qualificação apertadas, Scott McLaughlin arrebentou no sábado para ganhar o Prêmio NTT P1 para o Big Machine Music City Grand Prix nas ruas de Nashville.

McLaughlin, da Nova Zelândia, conquistou sua segunda pole consecutiva para este evento com uma volta máxima de 1 minuto e 14,6099 segundos no No. 3 DEX Imaging Team Penske Chevrolet. Foi sua quarta pole na NTT INDYCAR SERIES e a primeira nesta temporada.

Ainda mais impressionante foi a margem de McLaughlin de 0,3296 de segundo sobre o segundo classificado Pato O’Ward, cuja melhor volta no Firestone Fast Six foi de 1:14,9395. Essa é a segunda maior diferença entre o primeiro e o segundo na qualificação até agora em 13 corridas nesta temporada, superada apenas pela vantagem de Romain Grosjean de 0,4155 de segundo na corrida de abertura da temporada em São Petersburgo.

“Fizemos uma grande volta no Q1 que realmente nos preparou”, disse McLaughlin. “Toda vez que estamos neste vagão de impressora, este DEX Imaging Chevy, ela é um estripador. Muito orgulhoso daquele.”

A cobertura ao vivo da corrida de 80 voltas começa ao meio-dia ET de domingo na NBC, Peacock e INDYCAR Radio Network. Os vencedores das duas primeiras edições desta prova, Marcus Ericsson em 2021 e Scott Dixon em 2022, largaram em 18º e 14º, respetivamente, pelo que largar na frente não é essencial para lutar pela vitória numa prova conhecida pela sua imprevisibilidade. Ainda assim, McLaughlin sabe que está em uma boa posição para evitar qualquer caos no meio-campo ou no início ou nas reinicializações.

“Quem sabe neste lugar?” disse McLaughlin. “É assustador como os amarelos podem acontecer do nada e a estratégia pode ser lançada em todos os lugares. Mas começamos no primeiro lugar, e isso é o principal. Ficar na pole por dois anos seguidos é irreal.”

A qualificação decorreu em condições secas e com céu ensolarado e humidade espessa após a chuva da manhã e da tarde criar condições de percurso que obrigaram a um atraso de quase quatro horas no início da sessão e ao cancelamento dos treinos finais.

McLaughlin e O’Ward foram os únicos dois pilotos a quebrar a barreira de 1:15 durante a última das três rodadas de qualificação no circuito temporário de 11 curvas e 2,1 milhas que inclui duas travessias da Ponte Memorial dos Veteranos da Guerra da Coréia por volta .

Colton Herta se classificou em terceiro com 1: 15,2416 no No. 26 Gainbridge Honda em campo pela Andretti Autosport com Curb-Agajanian, com o líder do campeonato Alex Palou em quarto lugar com 1: 15,2462 no No. 10 The American Legion Honda da Chip Ganassi Racing.

David Malukas largará em quinto após uma volta de 1: 15,8703 no No. 18 HMD Trucking Honda da Dale Coyne Racing com HMD, empatando seu melhor desempenho de qualificação da carreira em um circuito de rua definido em julho de 2022 em Toronto. Grosjean completou o Firestone Fast Six em 1: 15,9921 no No. 28 DHL Honda, já que a Andretti Autosport foi a única equipe a colocar dois pilotos nas três primeiras linhas do grid.

Três pilotos entre os cinco primeiros da classificação – Josef Newgarden, Dixon e Ericsson – não avançaram para o Firestone Fast Six e largarão fora das três primeiras filas no domingo.

Newgarden largará em nono após sua melhor volta de 1: 15,4862 no No. 2 PPG Team Penske Chevrolet durante o Fast 12. O seis vezes campeão da série Dixon cometeu um erro raro e cortou a parede interna na curva 11 com 30 segundos restantes no Fast 12, lançando seu No. 9 PNC Bank Chip Ganassi Racing Honda pela pista contra o muro de contenção externo. Dixon saiu ileso, mas a frente e a frente direita de seu carro sofreram grandes danos. Ele largará em 12º.

Ericsson foi o mais rápido no molhado durante os treinos de sábado, mas seu ritmo no seco não foi suficiente para passar da primeira rodada da qualificação. Ericsson largará em 20º após sua melhor volta de 1: 16,0420 no No. 8 Huski Ice Spritz Honda, disputado pela Chip Ganassi Racing.

O novato Linus Lundqvist continuou a desfrutar de um passeio no tapete mágico durante seu primeiro fim de semana de corrida da NTT INDYCAR SERIES, ao se classificar em 11º e ser o novato mais rápido em campo com 1:16.0715 no No. 60 AutoNation/SiriusXM Honda. Foi o segundo melhor desempenho de qualificação da temporada para a Meyer Shank Racing em um circuito de rua temporário, superado apenas pelo oitavo lugar largado por Simon Pagenaud em junho em Detroit. Lundqvist está substituindo Pagenaud neste fim de semana, ainda se recuperando de uma virada violenta em 1º de julho no Mid-Ohio Sports Car Course.

Por Paul Kelly | Publicado: 5 de agosto de 2023

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