Por Curt Cavin
Sim, Scott McLaughlin queria vencer a corrida da NTT INDYCAR SERIES no sábado no Iowa Speedway, mas depois de fazer isso ele reconheceu que queria algo muito mais, algo que ele tem sido motivado a conquistar desde que chegou aos EUA há quase quatro anos.
McLaughlin queria pertencer.
“Eu não queria me chamar de piloto da INDYCAR até vencer em um oval”, ele disse após vencer a Hy-Vee Homefront 250 apresentada pela Instacart. “Então, vou me chamar de piloto da INDYCAR agora.”
McLaughlin também ganhou essa distinção em estilo, dominou a corrida de 250 voltas e segurou Pato O’Ward da Arrow McLaren em uma série de reinicializações tardias. Josef Newgarden da Team Penske, que venceu quatro das últimas cinco corridas de Iowa e nove das últimas 12 corridas ovais, incluindo as duas últimas Indianápolis 500 apresentadas por Gainbridge, terminou em terceiro com o hexacampeão da série Scott Dixon da Chip Ganassi Racing terminando em quarto.
Olhe para aqueles que McLaughlin teve que se defender: Eles estão entre os melhores corredores ovais desta série com um total de 39 vitórias. Sim, McLaughlin agora pertence.
“Isso é um grande negócio hoje”, disse o piloto neozelandês da Team Penske. “Estou trabalhando nisso há alguns anos. É preciso muito trabalho duro.”
McLaughlin tem uma chance de varrer Iowa no domingo quando ele começa a Hy-Vee One Step 250 apresentada pela Gatorade da pole. Ele também terá outra chance de subir mais alto na classificação, já que a vitória de sábado o empurrou para a frente três posições para o quinto lugar com sete corridas restantes.
McLaughlin elogiou a equipe do No. 3 XPEL Team Penske Chevrolet por sua participação na vitória. Foi o serviço rápido da equipe na primeira parada da corrida sob cautela que ajudou McLaughlin a superar o pole sitter e líder da corrida Colton Herta por um pé na linha de mistura na saída do pit. McLaughlin nunca foi ultrapassado.
“O que fez acontecer esta noite foram os pit stops da equipe”, disse McLaughlin. “Eles saíram na frente de Herta lá e então mostramos nosso ritmo.”
McLaughlin liderou as últimas 164 voltas para sua sexta vitória na carreira. Ele também se tornou o terceiro piloto ativo a vencer uma corrida da série nesta pista, juntando-se a Newgarden e O’Ward. Sua margem sobre O’Ward no final foi de 0,4814 segundos.
Newgarden fez uma tentativa heróica de uma sétima vitória nesta pista. Depois de se classificar em 22º, ele usou um grande salto na largada para ganhar oito posições, e o benefício foi estar na frente de um grupo de pilotos que se envolveram em um acidente na Curva 2.
David Malukas, da Meyer Shank Racing, que teve seus melhores resultados na série em pistas curtas como esta, perdeu o controle do Honda AutoNation/Arctic Wolf nº 66 e saiu da pista na curva 2. Os companheiros de equipe da Juncos Hollinger Racing, Agustin Canapino e Romain Grosjean, não conseguiram escapar de serem pegos.
Correndo várias posições atrás de Malukas, que se classificou em 15º, estava Christian Lundgaard. O piloto do No. 45 Hy-Vee Honda da Rahal Letterman Lanigan Racing também rodou quando seus pneus do lado esquerdo estavam muito baixos na pista, embora ele não tenha feito contato com outro carro. Ainda assim, ele perdeu 17 voltas devido à equipe fazer reparos na pista dos boxes.
A segunda advertência veio como resultado do lento Honda One Cure nº 15 de Graham Rahal, resultado de uma roda rachada. Isso permitiu que o grid fosse para o pit road junto, e McLaughlin superou Herta na saída por cerca de um pé. Pela segunda semana consecutiva, o líder da série Alex Palou teve problemas de engrenagem com seu Honda nº 10 DHL Chip Ganassi Racing, desta vez caindo do terceiro para o 19º lugar.
Palou rapidamente recuperou meia dúzia de posições perdidas antes que problemas o encontrassem na volta 176. Em uma situação impressionante, o bicampeão e atual campeão da série perdeu o controle do carro na reta da frente e deslizou para o muro externo. Seu 23º lugar foi o pior em anos de dois lugares, um período de 36 corridas, quando ele terminou em 27º na corrida de 2022 em Road America.
A liderança confortável de Palou na classificação sofreu um pouco como resultado. Ele entrou neste evento com uma vantagem de 48 pontos sobre seu concorrente mais próximo. A margem agora é de 37 pontos sobre O’Ward com Power em terceiro, 43 pontos atrás da liderança. Dixon está atrás de Palou por 46, McLaughlin por 59.
“Inaceitável”, disse Palou sobre o erro.
Herta começou na pole em uma pista oval pela primeira vez em sua carreira, e liderou as primeiras 86 voltas antes de McLaughlin ultrapassá-lo naquele pit stop. Mais tarde, o carro de Herta pegou uma vibração de pneu, custando-lhe o segundo lugar. Ele estava no pit road para um novo conjunto de pneus quando Palou bateu, forçando-o a reiniciar no final da volta da liderança.
Na investida de Herta para frente, ele fez um meio giro na curva 3, mas de alguma forma salvou o No. 26 Gainbridge Honda de um problema maior. Ele perdeu apenas uma posição no momento e terminou em 11º.
Santino Ferrucci teve uma das atuações impressionantes da corrida. Ele estava em quinto lugar quando recebeu uma penalidade stop-and-go por sair da linha em uma reinicialização antecipada. Isso o fez cair para 22º, mas ele se recuperou no resto da corrida para terminar em sexto.
Logo à frente de Ferrucci na chegada estava Ed Carpenter, da Ed Carpenter Racing. Seu chefe, Ed Carpenter, teve um final de corrida mais difícil, com seu carro sofrendo danos significativos quando foi pego em um emaranhado de reinicialização entre Power e Pietro Fittipaldi.
Power, sete vezes pole-winning nesta pista, terminou em 18º, sua corrida incluindo uma penalidade de excesso de velocidade no pit road no meio da corrida. Ele, como o resto do grid, tem outra chance no domingo.