McLaren se aproxima do programa Hypercar

por Racer

Por Graham Goodwin

Foto: Andy Hone

A McLaren deu um passo significativo em direção à confirmação formal de um futuro programa de Hypercar de fábrica, segundo apurou a RACER, após anos de avaliação interna.

A aprovação em princípio para o programa é entendida como tendo sido dada nas últimas semanas na McLaren, com o trabalho agora em andamento no desenvolvimento de um esforço de fábrica totalmente financiado, provavelmente para um ponto de partida em 2027. Isso daria à marca sediada em Woking três temporadas de competição com seu carro antes do atual ciclo de regulamentação do Hypercar – que foi recentemente estendido por dois anos – chegar ao fim em 2029.

Quando questionada pela última vez pela RACER, a alta gerência da McLaren sugeriu que o cenário mais provável seria um programa de fábrica no FIA WEC, com uma presença da IMSA parecendo um complemento menos provável. Também não há apetite por carros de clientes neste estágio.

O programa seria para um protótipo com regras LMDh e, embora não haja confirmação de um parceiro de chassi confirmado, a Dallara parece a escolha mais provável no momento.

A RACER acredita que há planos para avanços rápidos no planejamento financeiro do programa, com algumas fontes sugerindo que uma confirmação formal em Le Mans, 30 anos após a vitória geral da marca britânica, é parte da estratégia abrangente.

Se e quando confirmado, a McLaren se juntará à Aston Martin (2025) e à Genesis (provavelmente 2026 no FIA WEC com IMSA a seguir) como futuros programas de fábrica Hypercar confirmados, com vários outros continuando processos formais de avaliação. Pelo menos um grande fabricante adicional é uma perspectiva real para se juntar a essa lista nos próximos meses.

Fonte: Racer.com

You may also like