
Com a vitória absoluta em Le Mans e a corrida vencedora do Campeonato IMSA GTO na América do Norte, 1991 foi certamente a temporada de corridas mais bem-sucedida para a Mazda até o momento. Inspirada por esses grandes resultados, a Mazda North America decidiu subir na classificação IMSA entrando na classe Grand Touring Prototype (GTP) em 1992. Aqui, a equipe Mazda poderia competir de igual para igual com as arquirrivais Toyota e Nissan.
Para o ambicioso programa, um carro de corrida totalmente novo foi desenvolvido internamente em torno do motor de quatro rotores que trouxe tanto sucesso em 1991. Liderada por Lee Dykstra, da fama do Jaguar Group 44, a equipe de design da Mazda NA já havia começado seu trabalho em abril de 1990. O principal responsável pelo desenvolvimento do design exterior foi Randy Wittine. Ele recebeu instruções para incorporar o máximo possível de elementos de estilo do próximo carro de rua RX-7 de terceira geração.
Wittine conseguiu incluir algumas pequenas dicas do RX-7, mas principalmente o formato muito suave foi ditado pela função e não pela forma. As características mais marcantes do design são os painéis recortados atrás das rodas dianteiras, por onde o ar do difusor dianteiro saía. Como em todos os carros GTP, a maior parte da força descendente foi criada por elementos não visíveis a olho nu. O difusor dianteiro de largura total era um, mas ainda mais importantes eram os grandes túneis de efeitos de solo que corriam em ambos os lados do cockpit e do motor. Dykstra se concentrou no design do chassi e da suspensão. Ele escreveu um monocoque de favo de mel de alumínio e fibra de carbono relativamente simples que foi fabricado pela Crawford Composites. Ele suportava a suspensão dianteira que consistia em braços duplos e molas e amortecedores acionados por haste de pressão que eram montados horizontalmente no topo da cuba.

Na traseira, muito esforço foi feito para manter o máximo de elementos de suspensão fora dos túneis de efeitos de solo. Dykstra não teve escolha com os braços inferiores e eixos de transmissão, mas conseguiu montar todo o resto acima do túnel. Isso exigiu uma colocação horizontal muito incomum da unidade de mola/amortecedor.
A principal contribuição do Japão para o projeto foi o fornecimento do motor de quatro rotores ‘R26B’ vencedor de Le Mans. Este sofisticado motor rotativo também impulsionou o RX-7 vencedor do IMSA GTO de 1991. Equipado com quatro trombetas de admissão variáveis, ele produzia pelo menos 620 bhp. Esta potência foi transferida para as rodas traseiras através de uma caixa de câmbio March de cinco marchas em vez da Hewland que havia sido usada nos carros do Grupo C. O motor muito compacto não podia ser montado como uma parte estressada do chassi. Inicialmente, Dykstra pretendia usar extensões de fibra de carbono para suportar o motor, a caixa de câmbio e a suspensão traseira, mas ele acabou optando por um subchassi de aço mais convencional.
Dois exemplos do apropriadamente chamado RX-792P foram construídos em uma instalação construída para esse fim. O primeiro carro ficou pronto a tempo para o Grande Prêmio de Miami em Homestead.

A pequena equipe imediatamente enfrentou dois grandes problemas relacionados ao escapamento. Os gases do escapamento estavam tão quentes que a cuba de fibra de carbono começou a delaminar. Eventualmente, o carro pegou fogo e foi retirado.
Nas 12 Horas de Sebring subsequentes, o carro novamente não pôde participar da corrida. Desta vez, o problema foi que o escapamento produziu bem acima do ruído máximo de 108 dB. Ambos os problemas foram felizmente resolvidos na terceira corrida. O silenciador foi revestido por dentro e usou ar entre suas duas camadas para fornecer mais isolamento. Um ressonador foi montado para lidar com a maior parte do ruído e a IMSA ajudou a Mazda a avançar ainda mais ao colocar o dispositivo de medição no lado oposto da pista do escapamento do RX-792P.
Na terceira corrida, em Road Atlanta, os problemas iniciais foram resolvidos e o segundo carro estava pronto. O RX-792P agora enfrentava uma batalha difícil contra os NPTi Nissans e Eagle Toyotas, que apresentavam motores biturbo extremamente potentes.

Para a primeira corrida adequada, o Mazda mais rápido se classificou em 9º e terminou em 15º, com atraso. Usando seu orçamento incrivelmente pequeno, a equipe continuou o desenvolvimento do carro e logo ele ostentou uma asa traseira de duas camadas, o que aumentou consideravelmente a força descendente. O trabalho rendeu alguns resultados com 3º e 4º lugares em Lime Rock e um 2º em Watkins Glen após largar em 4º no grid.
A temporada não terminou muito bem com várias não-terminações devido a problemas mecânicos e acidentes. Sem se deixar abater pelos resultados mistos, a equipe Mazda North America começou os preparativos para a temporada de 1993. O terceiro monocoque sobressalente foi preparado para receber um motor menor de três rotores para uma equipe cliente, que queria correr com um Mazda na categoria IMSA Lights. Infelizmente, a Mazda Japan tinha outras ideias e encerrou o programa de corrida rotativa no final de 1993.
Naquela época, os motores exclusivos já tinham sido banidos de quase todas as outras séries de corrida, então não foi uma surpresa completa que o plugue foi puxado. Construído com uma fração do orçamento (US$ 5 milhões, em oposição a US$ 20-35 milhões para a competição), o Mazda RX-792P se saiu notavelmente bem contra as equipes e fabricantes estabelecidos.
Se ele poderia ter sido um vencedor com mais tempo e dinheiro, no entanto, nunca saberemos.

Motor | |
Configuração | R26B Rotativo4 |
Localização | No meio, montado longitudinalmente |
Peso | 180 quilos / 396,8 libras |
Deslocamento | 2.616 cc / 159,6 pol. |
Compressão | 10.0:1 |
Alimentação de combustível | Injeção eletrônica de combustível |
Alimentação | Aspirado naturalmente |
Potencia | 690 cv / 515 kW a 9.000 rpm |
Torque | 608 Nm / 448 ft lbs a 6.500 rpm |
BHP/Litro | 264 cv/litro |
Transmissão | |
Chassis | monocoque em favo de mel de fibra de carbono e alumínio |
Suspensão (fr/r) | braços duplos, molas helicoidais acionadas por haste de pressão sobre amortecedores |
Direção | cremalheira e pinhão |
Freios (fr/r) | discos ventilados e perfurados |
Câmbio | 5 de março Manual de velocidade |
Tração | Tração traseira |
Dimensões | |
Peso | 830 quilos / 1.830 libras |
Comprimento / Largura / Altura | 4.800 mm (189 pol.) / 1.981 mm (78 pol.) / 1.016 mm (40 pol.) |
Distância entre eixos / Trilha (fr/r) | 2.667 mm (105 pol.) / N/A / N/A |
Números de desempenho | |
Potência | 0,83 cv/kg |