Mazda está construindo uma fábrica de baterias no Japão para fornecer seus futuros EVs

por InsideEVs

A Mazda planeja lançar uma nova linha de veículos elétricos personalizados e desenvolvidos internamente, e o primeiro chegará em 2027. As baterias que alimentarão seus novos EVs virão de uma fábrica que atualmente será construída na Prefeitura de Yamaguchi, no Japão, com a Panasonic como parceira de tecnologia e fornecedora.

Segundo o jornalista Andrei Nedelea, da InsideEVs, a capacidade de produção anual planejada da nova fábrica é de 10 GWh, e ela fornecerá exclusivamente os novos EVs da Mazda. A instalação provavelmente também servirá a um propósito de pesquisa para a Mazda, que tentará melhorar a tecnologia de bateria de íons de lítio e, eventualmente, fazer a transição para baterias de estado sólido. Os pacotes de bateria produzidos aqui contarão com células cilíndricas da  Panasonic Energy .

Não sabemos muito sobre os próximos EVs da Mazda, mas o primeiro será um crossover/SUV. Quando a Mazda revelou seu esboço para lançamentos de modelos futuros, ela listou o BEV de alta capacidade como chegando em 2027 com um derivado híbrido plug-in sendo considerado para lançamento após 2028.

A Mazda também tem planos de lançar um segundo modelo totalmente elétrico como parte de sua parceria com a Changan Automobile da China. A joint venture produziu o sedã elétrico Mazda EZ-6 , disponível como um BEV puro ou extensor de alcance. O EZ-6 é uma versão rebatizada e retrabalhada do Deepal L07, um sedã de médio porte feito na China que a Changan desenvolveu com a Huawei e a CATL.

A Changan também vende uma versão crossover do L07 chamada S07, que provavelmente servirá de base para outro SUV elétrico da Mazda (previsto pelo conceito Arata ) com lançamento previsto para o final de 2025. Ambos os modelos Mazda baseados na Changan também serão vendidos fora da China — o sedã EZ-6 foi confirmado para a Europa em agosto de 2024, e um protótipo camuflado foi visto na Suécia em novembro do ano passado.

Estamos ansiosos para ver como serão os EVs personalizados da Mazda, embora seu primeiro EV adequado, o MX-30 , tenha sido um fracasso de vendas mesmo após a introdução de uma configuração exclusiva de extensor de alcance que usava um motor rotativo como gerador . No entanto, o MX-30 ainda era baseado em uma plataforma de veículo de combustão, então não era um EV do zero — ele estava até disponível como um veículo de combustão pura em alguns mercados.

Tudo o que os executivos da Mazda disseram é que esses novos modelos elétricos terão “design avançado, conveniência superior e autonomia de direção estendida”. A Mazda diz que a “Alegria de Dirigir” será um princípio fundamental desses novos EVs, o que é uma ótima notícia porque alguns de seus modelos recentes (o MX-30 em particular) não eram tão bons de dirigir.

Grande parte da identidade da Mazda vem da esportividade com que ela imbui seus carros, então ela precisa estar presente em seus veículos elétricos se quiser ter uma chance de atrair compradores para longe de algo chinês ou coreano.

You may also like