A Maserati se tornou a quinta marca a se comprometer com os regulamentos GEN4 da Fórmula E, que entrarão em vigor na Temporada 13, a temporada 2026-27.
A marca italiana se junta à Nissan, Jaguar, Porsche e Lola na assinatura do novo conjunto de regras, que chegará após as duas temporadas do GEN3 Evo. A confirmação do envolvimento da Stellantis no GEN4 (por meio da marca Maserati) significa que cinco dos seis fabricantes atuais estarão envolvidos na próxima era da Fórmula E, com apenas a Mahindra ainda não confirmando oficialmente suas intenções.
A Maserati entrou para a Fórmula E na Temporada 9 (2022-23), no início da era GEN3, seguindo a marca irmã Stellantis, a DS, que estava envolvida desde a segunda temporada da série totalmente elétrica e, desde então, conquistou duas vitórias em corridas.
“Estamos extremamente orgulhosos de continuar nosso compromisso com uma plataforma prestigiosa e inovadora como a Fórmula E”, disse o CEO da Maserati, Santo Ficili ao jornalista Dominik Wilde, da revista Racer. “Para esta marca, o vínculo entre a pista e a estrada é inquebrável e a evolução dos monopostos mostra quantas possibilidades de desenvolvimento a mobilidade elétrica possui.”
O anúncio acontece antes do 100º ano da Maserati nas corridas e, para Jean-Marc Finot, vice-presidente sênior da Stellantis Motorsport, o compromisso contínuo com a Fórmula E dá continuidade a esse forte legado de competição.
“Para a Maserati, o automobilismo é um lugar onde a marca pertence, então estamos muito felizes. As atividades de automobilismo na Stellantis são corridas de resistência, Fórmula E, também temos corridas de clientes com, por exemplo, o Maserati GT2, e também carros de estrada de alto desempenho, então somos o elo perfeito entre as atividades de automobilismo e os carros de estrada”, disse ele.
“Corremos na Fórmula E há 10 anos com as marcas Maserati e DS. Estamos muito felizes em continuar desenvolvendo tecnologias de ponta que são mais relevantes quando comparamos o trem de força que tínhamos há 10 anos e o trem de força que temos agora, e continuaremos desenvolvendo e lutando com a marca Maserati no automobilismo.”
Para a Fórmula E em si, como uma série voltada para o futuro, poder contar com uma marca histórica é um grande ponto positivo para o CEO do campeonato, Jeff Dodds.
“Tivemos quatro fabricantes anunciando seu envolvimento no GEN4 até agora e a Maserati se orgulha muito hoje de se tornar a quinta e todos nós acreditamos que o futuro será a corrida de veículos elétricos, mas há algo magnífico quando você pode fundir o futuro com o passado”, disse ele. “A partir do ano que vem, a Maserati estará competindo com carros por 100 anos, com um sucesso incrível. Eles são um ícone nas corridas, um ícone no desenvolvimento de carros esportivos, então, para nós, estarmos olhando para o nosso futuro no GEN4 com uma marca com uma história tão rica em corridas é um privilégio absoluto.”
O compromisso da Maserati com a Fórmula E vai além do marketing, com Ficilli destacando os benefícios das corridas para o negócio em geral.
“Para nós é um investimento. É importante por dois motivos: para mim é uma oportunidade super boa de entrar em contato com clientes em potencial ou clientes que estão dirigindo nossa Folgore (linha)”, disse ele.
“E o outro ponto é que podemos mover tecnologias de corrida para carros que nossos clientes usarão, beneficiando-se dessa experiência que teremos junto com nossos colegas da Stellantis Motorsport.
“Precisamos considerar o que está acontecendo na indústria automotiva em todo o mundo, então devemos estar prontos para atender nossos clientes, levando em consideração a transição que há entre o antigo motor endotérmico e o veículo elétrico, é por isso que (estamos) olhando para o futuro porque o mundo está pedindo algo das pessoas que trabalham na indústria automotiva.
“Então é por isso que estamos investindo no campeonato mundial, para desenvolver tecnologias no futuro, sem esquecer que há clientes que estão pedindo endotérmica, então estamos prontos, temos uma plataforma multienergética que pode atender às solicitações de nossos clientes em todo o mundo.”
Finot acrescentou que o programa é “o melhor dos dois mundos” quando se trata de marketing e desenvolvimento tecnológico, destacando que a Fórmula E é o melhor palácio para desenvolver sua tecnologia EV para seus produtos de rua.
“O que os clientes de mobilidade elétrica esperam é ter mais mobilidade e mais alcance, e a Fórmula E é o laboratório perfeito para melhorar a eficiência do trem de força, aumentar o alcance e trabalhar as células de alta potência na bateria para carregamento rápido”, disse ele. “Ao reunir essas tecnologias no automobilismo, nós as levaremos para os carros legais para as ruas.”
O anúncio abrangeu apenas a marca Maserati, com Finot sendo reservado sobre o envolvimento contínuo da DS – que atualmente está alinhada com a equipe Penske Autosport de Jay Penske.
“Por enquanto, decidimos envolver a marca Maserati no campeonato porque o DNA da Maserati é muito próximo do automobilismo”, disse ele. “Claro, consideraremos envolver outras marcas, sabendo que pelo menos teremos quatro carros no campeonato, mas ainda está aberto para as marcas e temos algum tempo para tomar nossa decisão.
“É uma visão de longo prazo para a Maserati Corse no automobilismo, é também uma confiança no crescimento do campeonato de Fórmula E para nós.”
Finot também confirmou que o trem de força Stellantis com o emblema da Maserati continuará a ser desenvolvido na base da Stellantis Motorsport em Versalhes, França, mas não chegou a confirmar que o Monaco Sports Group, sediado em Mônaco, que anteriormente operava como Venturi na Fórmula E, continuaria a operar a equipe de fábrica da marca italiana, dizendo: “O jogo está aberto para o GEN4, então tudo pode ser considerado”.