Malykhin e Bovy aceitam o desafio das atualizações de prata

por Sportscar365
Foto: Charly Lopez

Alex Malykhin e Sarah Bovy dizem que estão aceitando o desafio de serem promovidos ao status Prata nas últimas classificações de pilotos da FIA após seus sucessos na classe LMGT3 do Campeonato Mundial de Endurance da FIA deste ano.

O bielorrusso Malykhin, radicado no Reino Unido, fez parte da equipe Manthey PureRxcing vencedora do título LMGT3 este ano, já que ele e seus companheiros de equipe no Porsche 911 GT3 R nº 92, Joel Sturm e Klaus Bachler, venceram o campeonato com uma rodada de antecedência.

Bovy foi outro piloto de destaque com classificação Bronze no grid LMGT3, conquistando duas pole positions no Lamborghini Huracan GT3 EVO2 da Iron Dames.

Tanto Malykhin quanto Bovy foram promovidos de Bronze para Prata para a temporada de 2025, de acordo com as classificações de pilotos da FIA, que foram divulgadas pela primeira vez em outubro , com seus novos status posteriormente finalizados na versão final publicada no final daquele mês.

Segundo o jornalista Jamie Klein, a mudança tem implicações significativas para Malykhin, que deve deixar o WEC e se concentrar em um programa LMP2 com a PureRxcing em 2025.

“Eu não protestei nem nada parecido”, disse Malykhin ao Sportscar365 quando perguntado sobre sua opinião sobre ser promovido para Prata. “Eu acho que é justo.

“É uma boa motivação para mim. Vou tentar melhorar e me tornar um dos melhores pilotos Silver. Este é um dos meus objetivos pessoais.”

Bovy estava na fila para uma atualização para o status Prata em anos anteriores, apenas para que isso fosse anulado por apelação, mas a piloto belga estava igualmente otimista sobre a perspectiva de perder sua classificação Bronze ao falar com a Sportscar365.

Embora ela não faça mais parte da equipe Iron Dames no WEC, com sua vaga como piloto de bronze ocupada por Celia Martin, ela deve correr pela equipe em outras categorias, tendo sido confirmada como parte da equipe na Rolex 24 em Daytona.

“Nas temporadas anteriores, acho que a situação era completamente diferente”, Bovy disse ao Sportscar365. “Mas este ano, acho que o progresso que fiz com o apoio da equipe foi um pouco maior.

“Eu acolho essa nova situação como um grande desafio. Eu sempre quis empurrar minha zona de conforto um pouco mais longe.

“Espero que em 2025 eu tenha a oportunidade de ver o que valho como um Silver. Minha ambição não será ser um Silver mediano. Vai ser um desafio e só o futuro dirá.”

Malykhin mira vaga em Le Mans em novo empreendimento LMP2

Malykhin começará sua aventura na LMP2 na próxima semana na rodada de abertura da Asian Le Mans Series em Sepang, que provavelmente servirá como prelúdio para uma campanha na European Le Mans Series com a equipe PureRxcing, administrada pela TF Sport.

Ele espera então que a equipe com bandeira lituana consiga uma vaga nas 24 Horas de Le Mans graças ao seu desempenho nas duas séries administradas pela ACO.

“O objetivo principal é retornar a Le Mans em um carro LMP2 e tentar vencer”, disse Malykhin. “O plano é muito claro: Le Mans asiático, Le Mans europeu e Le Mans, em LMP2.

“O carro LMP2 é um carro que eu gosto muito, dirigi por alguns dias e tive uma boa sensação, embora ainda tenha muito espaço para aprender, com certeza.”

Malykhin será acompanhado no PureRxcing Oreca 07 nº 91 para a temporada da Asian Le Mans Series por Harry King e Louis Deletraz, com o piloto britânico King também definido para ser parceiro de Malykhin na European Le Mans Series, juntamente com um terceiro piloto a ser nomeado.

“Trabalhei com ele [King] em Le Mans asiático há dois anos [dirigindo um Porsche 911 GT3 para a Herberth Motorsport] e realmente gostei dessa experiência”, disse Malykhin. “Continuarei a trabalhar com Harry em Le Mans europeu também.”

Apesar da falta de experiência na LMP2, Malykhin destacou suas esperanças de ser competitivo o suficiente para lutar pelo título da LMP2 imediatamente e ganhar o único convite automático para Le Mans entregue à equipe vencedora do campeonato.

“Ir para Le Mans e ter um bom desempenho em Le Mans é definitivamente meu principal objetivo para a próxima temporada”, disse ele. “A melhor maneira de conseguir uma entrada é vencer o Asian Le Mans.”

Davey Euwema contribuiu para este relatório.

You may also like